Estou querendo desenvolver esse projeto http://www.comofazerascoisas.com.br/como-fazer-um-alarme-com-arduin... mas minha matriz de contatos é maior que a da imagem que mostra ali. e diferente a organização de furos (letras e números) o que isso influencia no código?

Sou tão amadora e to querendo desenvolver esse projeto, mas com a organização diferente eu me perco :/ sei que se eu colocar um componente em um local que não corresponda no código, pode não dar certo.

Exibições: 400

Responder esta

Respostas a este tópico

O tamanho da sua protoboard não irá causar diferença no código, apenas lhe dará uma liberdade maior para a montagem

Veja esse link onde é tratado esse assunto e explica como é feito os contatos da protoboard

http://www.eletronicadidatica.com.br/protoboard.html

Então independente do local que eu posicione os componentes o código funcionará da mesma maneira?

ps.: O link parece ótimo para enriquecimento no aprendizado, vou dar uma boa estudada! Obrigada.

Não necessariamente em qualquer lugar.

Lembre-se a protoboard é uma maneira rápida de conectar os componentes, ou seja, desde que a conexão esteja correta irá funcionar, independente do lugar

Em outras palavras, imagine que você irá ligar um LED usando o arduino, ou seja, em uma porta do arduino é ligado um resistor, depois um LED em série e isso vai para o GND. Desde que você respeite essas ligações, você pode colocar o resistor e o LED em qualquer lugar da protoboard

Deixa eu ver se entendi. De maneira idiotamente falando, eu preciso é respeitar a direção de ligação dos componentes, certo? Por exemplo nesse tutorial que postei o link, a perna positiva do Buzzer tem na linha de baixo um resistor. E ao lado dele, há um jumper. Então é esse tipo de esquema que preciso manter, certo? Independente de ser A3, J5 ou sei lá o quê. Só precisam estar na mesma direção, digamos assim. Interligados.

Sim.

O resistor está no positivo do Buzzer e o jumper no negativo, e é isso que você precisa respeitar.

Oh João, muito obrigada! :))))

Bom dia Luciana,

Olhei o link do seu projeto, o mais fácil você fazer seu projeto e define bem a ligação e o ultimo desenho do protoboard para você que é nova do ramo em eletrônica, mas sabe tem muitas coisas de site e revista que não funciona, experiência própria, mas este seu funciona e outra dica, estuda eletrônica básica o que cada componente faz e montagem também tem muitas apostilas na net que ensina isso.Boa sorte

Fico feliz que esse projeto funcione! Não vejo a hora de colocá-lo em prática, o que logo deve acontecer.
E sim, preciso dar uma boa estudada nesses conceitos básicos. Aos poucos vou aprendendo. Muito obrigada pelo apoio, Horst!

Bom dia Luciana. 

Veja esse tutorial sobre como usar Protoboard ou Breadboard (matriz de contatos) . 

https://learn.sparkfun.com/tutorials/how-to-use-a-breadboard

Se tiver dificuldade com inglês :

http://labdegaragem.com/forum/topics/lendo-material-em-ingl-s

Abri o linj, já fui lendo e amando. Mtooo obrigada! Certamente vai me ajudar bastante a entender melhor sobre a protoboard.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço