Bom dia, boa tarde ou boa noite. ;)

Eu possuo um Arduino UNO, inclusive comprado na loja do Laboratório de Garagem no inicio da ano passado. Junto também possuo um Ethernet Shield R3 (https://www.arduino.cc/en/Main/ArduinoEthernetShield), comprei isto junto com o Arduino, hoje nem é mais vendido está fora de linha pelo Arduino, mas o que tenho ainda funciona. :P

Eu desenvolvi uma aplicação simples para controlar a temperatura do ar condicionado e está funcionando.

Neste momento possuo somente este Arduino e então terei que comprar um novo. Minha ideia é dedicar o novo arduino (ainda não comprado, mas possivelmente o Arduino Nano) para ar condicionado, assim portando o código atual para a nova plaquinha. 

Duvida:

1. O quão complicado seria portar um código do Arduino UNO + Ethernet Shield R3 para um Arduino Nano (Atmega328) + ESP8266 ESP-01, tanto no hardware quanto no software? Cada um usa um biblioteca diferente, pelo que vi, as diferenças são tão grandes assim ou o funcionamento é o mesmo?

2. O ESP-01 suporta conexão com rede com senha do tipo WPA2 e é possível definir um MAC qualquer no Arduino, assim como no W5100?

3. A combinação de Arduino Nano + ESP8266 ESP-01 seria ideal? Existira alguma outra solução melhor e preferencialmente mais compacta (comparado com o Arduino Uno)?

* Eu não posso usar o Arduino Pro Mini de 3.3v porque ele apenas possui 1KB de SRAM, o que pode ser insuficiente, porque atualmente o código consome um pouco mais de 1KB (52%) e a outra memoria está com 90% de uso, acredito que tenha como otimizar fazendo um loop lendo do SD ao invés de repetição, mas isso é outra pergunta.

4. Pelo que vi iria precisar também de um conversor de nível lógico (https://www.robocore.net/modules.php?name=GR_LojaVirtual&prod=522) para fazer a ligação em 3.3V ao invés de 5V ou comprar um modulo que já adapta o ESP-01 para V5 (http://www.filipeflop.com/pd-349a15-adaptador-para-modulo-wifi-esp8...), isso seria suficiente?


Obrigado

Exibições: 1859

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia amigo LR, entao desde que saiba quais portas usar é perfeitamente possível usar quase o mesmo codigo que vc ja usa em um arduino para um esp8266, e dependendo do numero de portas no seu projetos e o esp correto voce pode usar somente o esp8266 na ide do arduino e com a mesma sintaxe de codigo com a qual ja se usa no arduino, apenas mudando algumas bibliotecas, uma boa opção seria o NodeMcu que ja tem o esp integrado junto com conversor serial e muitas portas para uso, pode ver as portas pesquisando imagens "nodemcu pinout", bons projetos!

Olá,

Compre um ESP8266-12 da nodemcu, e utlize um site de IOT para checar a temperatura e ligar e deligar de acordo ao que você setar no codigo, alem de poder visualizar e controlar via internet de qualquer dispositivo com internet.

Veja vídeos no meu canal, programar o ESP8266 é simples, e existem sites que nem programar você precisa se for o caso, apenas instala um programa e realiza seus comandos de ação e controle muito intuitivamente.

Aqui meu canal.

https://www.youtube.com/user/kwiekbrasil/videos

Abs.

CK

Eu pensei algo semelhante ao Lucas, mas o meu projeto precisa de uma página que fica hospedada no CardSD e também precisa salvar as leituras dos sensores. Há algum vídeo que o senhor fez sobre isso ou algum código próximo a ideia que tenho?

eu usaria um wemos d1mini ou um Sonoff com esp8266, ao invés de um arduino, mas isso dependeria da aplicação.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço