Vou realizar um projeto onde contem um recipiente (caixa dagua) e o outro (cisterna), sendo assim, a caixa dagua vai conter dois sensores de nivel de agua (minimo e maximo), onde quando a caixa dagua atingir esse nivel minimo, ela automaticamente deve ativar a bomba dagua para que passe agua da cisterna para a caixa dagua.
Sendo assim, comprei ima bomba dagua de tensao nominal 7,2V, onde sua corrente é 2A, e contenho um arduino uno e um rele duplo de 5v, além de uma fonte de alimentaçao para suportar a bomba... Queria saber se o rele de 5v aguenta?? E pra ativar e desativar a bomba seria preciso de um transitor???

Exibições: 2069

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi DBA, bom dia.

5V é a alimentação da bobina do rele.

O que você precisa é saber a isolação e a corrente que os contatos suportam.

Isto também vem descrito no rele, ou nas especificação dele?

Rui

Geralmente os modelos mais comuns suportam até 10A em DC e para serem acionados necessitam de uma corrente bem pequena, tem uns que acionam com até 0,050A.

Olá,

A primeira coisa que você deve ver na especificação do seu modulo, é se a corrente de contato do mesmo, é para corrente superior aos dois amperes que precisa, mas suponho que sim, via de regra estes reles suportam 10 amperes nos contatos de saída, com cargas resistivas, como a sua carga é indutiva, (Bomba) esse máximo diminui, mas ainda assim deve suportar sim a carga.

Já para exitar a bobina do rele, você vai sim precisar de de um transistor que recebera na base a porta do Arduíno, via um resistor, dependendo do seu modulo você deveria colocar um transistor NPN ou PNP, porque alguns modulos são energizados com tensão negativa, e outros com positiva, caso o rele tenha saidas NF NA, (Normal aberto, normal fechado) já simplifica a escolha do transistor.

Os ports de saida do Arduino podem manejar corrente maxima de 20mA vinte miliamperes, e as bobinas dos reles geralmente exigem mais corrente que essa para acionar a bobina, por isso a necessidade de um transistor.

Se quiser, poste aqui o modelo do seu modulo rele,e a fonte externa que alimenta a bomba, e fazemos um esquema de como deve proceder para fazer a ligação e que transistor deve ser colocado.

Veja alguns de meus vídeos no meu canal relacionados.

Vídeos aqui

Abs.

CK

O rele pernite conteolar uma tensao de ate 15VDCA a 10A ou 127VAC A 10A, ele é 5v e 10A, e sim, tem saida NA A e NF.
Fonte para alimentar a bomba to pensando em uma de 9v, 2A
Tem como me ajudar nisso? Sou iniciante e to meio perdido em questao de ligação e qual transistor/resistor base para colocar.

Ola,

Se o seu rele é um modulo, e não apenas um rele com uma bobina, você não precisa usar um transistor, já que os módulos para usar com Arduíno e outros microcontroladores, tem entre a bobina e a entrada um circuito adaptador que permite que a porta do Arduíno ligue geralmente não a bobina e sim um fotodiodo no próprio modulo, acredito que é este o seu caso pelo o que você tenta explicar, se possivel envie o link de onde comprou, ou mesmo uma imagem, assim sabemos realmente como te ajudar.

Supondo que seja um modulo dos que são para usar com Arduíno, esta seria a forma de ligar. Figura abaixo. Poste a foto do seu rele, caso não seja este tipo de modulo precisara sim de um transistor.

É este aqui: http://www.mamuteeletronica.com.br/home/produto/codigo:1974/modulo-...

E uma duvida: com ele consigo ativar e desativar a bomba dagua, né?! De acordo com o que eu programar... Ex: chega no sensor nivel minimo: ativa bomba, chega no nivel maximo: desativa a bomba.

Oi Daniel sim, com este modulo você pode conectar direto na saída do Arduíno tal como desenho,

o rele.

Sim, se você colocar os sensores de nível adequados e fazer a programação adequada não vai ter problema.

Se tiver dificuldade avise, trataremos de te ajudar.

Segue mais um desenho anexo para ajudar a ilustrar.

Veja este vídeo: Não esta desenhado o modulo rele porque não tenho no software de simulação, e os botoes fazem a simulação dos sensores de nível. Videio Clique Aqui

Anexos
Carlos, eu preciso ligar dois sensores de nível de água pra qdo estiver no sensor baixo, ativar a bomba e qdo estiver no sensor alto, desative a bomba... Como eu ligaria esses sensores de boia? Diretamente no arduino ou o que?

Olá Daniel,

Sim, a boia é nada mas nada menos que um sensor de logica digital, tem dois estados somente, aberta ou fechada. Geralmente a boia é composta de algum tipo de flutuador que ao receber certa quantidade de água ira fechar um contato, ou abrir, ou baixar em função da agua e a gravidade. IN ------/ ------OUT

No Caso de uma caixa alta, e uma cisterna, devera aplicarse a logica &.

Exemplo: Somente SE a boia da cisterna esta fechada (Tem agua na cisterna) a boia da caixa alta esta aberta (Falta agua na caixa) o motor podera ser acionado, já que se não cumprir esta condição, ou a bomba queima por estar ligada sem puxar agua, ou a caixa alta transborda por execesso de agua.

A alimentação da boia pode sim ser alimentada pelo 5VCC do Arduíno, (Ou pelo GND, depende de sua logica) e o retorno da boia ira no PORT Arduíno que dispara o modulo rele. 5V------ BOIA_NF------BOIA_NA-----PORT_IN_ARDUINO (Veja desenho)

Veja este vídeo no meu canal AQUI

Veja desenho de exemplo sobre o que estou falando e PDF anexo do mesmo.

Abs.

CK

Anexos

Olá, via de duvidas, estou lhe enviando algo mais grafico para que entenda que os sensores devem ser ambos NF (Normal Fechado) mas mecanicamente cada um devera ter uma disposição mecânica como a do desenho para funcionar adequadamente.
<p>No desenho anterior por exemplo a caixa alta esta cheia e a cisterna cheia, motor parado. O site esta com problemas para carregar arquivos, veja neste link

https://ap.imagensbrasil.org/image/pPeouj

Entendi, consegui realizar!
Estou com uma dúvida no modulo rele para acionar o bomba que vc até passou o esquema, mas eu estou com uma fonte chaveada, dai no caso, o C e o NO do rele receberiam positivo ou negativo da fonte?
Obrigado desde já, vc está me ajudando mt!!

Olá,

Veja, por convenção, sempre se usa desligar o positivo +VCC.

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço