Boa noite senhores!

Preciso montar uma placa standalone que mantenha comunicação com o computador.

No meu projeto estarei monitorando alguns sensores e desejo visualizar os 'logs' em algum programa de comunicação entre o micro controlador e o computador. (hyperterminal, teraterm, docklight, minicom, etc).

Eis que surge a minha duvida. Se eu utilizar o max232 estabelecendo a ligação entre o atmega328p e o computador eu precisaria de um cabo conversor usb/serial (db9 -> usb).

Agora, caso eu utilize o ftdi232rl eu utilizaria tão somente a porta usb, correto? E neste caso eu estaria utilizando uma comunicação usb ou serial? Falo isso para utilização de um script em python, que eu fiquei na dúvida se eu utilizaria a biblioteca PySerial ou PyUSB.

Outra coisa, supondo que meu standalone ja tenha bootloader, eu conseguiria atualizar minhas sckets utilizando o ftdi? E caso opte pelo max232, eu conseguiria enviar comandos através da porta serial?

Exibições: 834

Responder esta

Respostas a este tópico

Max 232 - converte níveis de tensão dos sinais digitais de comunicação serial. Não tem nada de USB

https://www.maximintegrated.com/en/products/interface/transceivers/...

FTDI232 - converte interface USB em serial

http://www.ftdichip.com/Products/ICs/FT232R.htm

Não pode usar um Arduino ?

Não quero utilizar o arduino... Quero utilizar meu próprio sistema embarcado.

A questão é: Qual circuito eu utilizo para interfacear o atmega328p com o computador!!

Se eu utilizar o max 232 eu conseguirei somente ler os dados provenientes da serial que o atmega envia? Ou poderei enviar comandos tambem?...

Agora, caso eu utilize o ftdi232rl eu conseguiria uma comunicação usb com o computador igual o arduino realiza? Pois como voce disse, o ftdi é um conversor USB/SERIAL.

Em anexo uma foto do esquema que pretendo utilizar do FTDI

Anexos

Eu usaria FTDI232.

Só para constar, o código do chip é FT232RL (existe outras variações). Mas existem outros fabricantes para esse tipo de conversor.

Para a comunicação UART, o uso do MAX232 ou FT232 é indiferente.

Com MAX232 você precisa de uma porta Serial RS232 ou conversor USB/Serial com conector DB09, já com o FT232, vai funcionar em qualquer computador que tenha um porta USB.

Acho que entendi. Usando o o ft232 eu consigo comunicar com minha serial do atmega utilizando a porta usb do meu computador, não é isto?

Outra coisa, eu vi varios cricuitos da montagem do ft232rl baseado em seu chip e não no shield. Poderia me auxliar com a montagem? eu postei acima a foto do circuito que pretendo utilizar

O FT232 cria uma comunicação UART entre o PC e o MCU, através do USB, todo o protocolo USB fica transparente e você não precisa se preocupar com essa questão.

Se você já possui o esquema do circuito, qual é sua dificuldade?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço