Prezados garagistas:

Finalmente consegui terminar meu neuroestimulador, o que só foi possível graças à ajuda de alguns de vocês! Muito obrigado! Anexo algumas fotos do produto final.

Exibições: 4172

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Enrique parabéns pela conclusão do seu porjeto !

Revi o tópico que você havia postado antes do projeto.

Você usa somente uma bateria para alimentação, não é?

Quando ela descarrega, retira-a do circuito e a recarrega?

Falo isso por não recomendar ligar o seu circuito na rede eletrica (você já sabe disso)

Você confeiru a alta tensão (100V ca) com osciloscópio? 

Esse estímulos são no peito do paciente?

Puxa, você é um cara corajoso !

Prezado José Murta, há um sistema de segurança que desliga a bateria do circuito durante a carga (está no próprio conector). Sim, a "alta tensão" foi verificada no osciloscópio e chega na verdade a 98,6V. Para a aplicação são necessários cerca de 70V. Deixei uma margem de segurança para pacientes muito obesos. A estimulação é aplicada através de um cateter endocavitário em uma região próxima ao nervo vago. Como não está em contato direto com ele, é necessária uma maior energia com a qual se cria um campo elétrico capaz de ultrapassar os tecidos e chegar onde queremos. A aplicação é realizada com o paciente sob anestesia geral, pois seria bastante dolorosa com o paciente acordado. Ele também está totalmente monitorizado através de eletrocardiograma, pletismografia, pressão não invasiva, monitoração cerebral, diurese, desfibrilador externo entre outros. Quando aplicamos pulsos no peito para atuar sobre o coração, a energia é bem maior. Os capacitores são carregados com cerca de 7000 Volts na versão monofásica ou 3000 V na versão bifásica (são os desfibriladores). Nesse caso, chega a passar 60 ampères pelo tórax para se conseguir ressuscitar o paciente. Fiz um desses na época da escola, mas com 600 V para desfibrilação interna. Na época era tudo analógico e deu muito trabalho para achar os capacitores com esse dielétrico e tive que ligar vários em série para conseguir. Os testes foram feitos em cães. Tenho uma patente de um estimulador esofágico que uso regularmente para estudos de arritmias, mas esse vai no máximo a 50V e é usado com o paciente acordado (foi criado em 1983 e já passou por muitas atualizações), atualmente o modelo que tenho também é totalmente digital. Bom, gosto muito desse assunto e ficaria horas falando com vc sobre isso, mas tenho desconfiômetro e sei que nem todos curtem esses assuntos, Se quiser alguma outra informação, é só postar aqui. Abraços!

Também me interesso pelo assunto. Mas não sou medico como  você.

Ha mais de vinte anos atrás, associei-me a dois medicos e a mais um colega para desenvolver um eletrocardiograma para PC. Naquela época já existia um modelo nacional.

Mas a gente queria desenvolver mais um.

Mas por falta de compromisso dos parceiros, o projeto não foi para a frente.

Aprendi muito sobre aquisição de dados (biológicos) naquela época - estudei muito sobre o assunto.

Puxa, Murta, eu também desenvolvi um ECG para PC ha mais de 20 anos. Talvez a gente se conheça!  Ele era acoplado a um slot isa de um 286. Tinha 3 canais e um software de fazer inveja aos importados. Esse software foi desenvolvido em Pascal! Até há pouco tempo ele estava funcionando em meu consultório pois era o melhor ECG que eu conhecia. Chegamos a vender bastante unidades. Os PCs evoluiram e deixaram os slots isa pra trás. Atualmente trabalho junto com a TEB (vc deve conhecer) desenvolvendo o polígrafo deles e o ECGPC.

Um grande abraço!

Moro em BH. Não conheço TEB .

Naquela época consegui montar um ADC de 12 bits ligado a um barramento ISA.

E o programa era também em Turbo Pascal. A resposta de frequencia era na faixa de audio, compativel com os batimentos cardiacos.

Consegui capturar formas de onda na tela e imprimi-las em impressoras com fita.

Foi experiência muito legal. 

Nunca mais mexi com esse projeto. 

Fiquei muito frustado...com os colegas.

Com a tecnologia de hoje ficou tudo mais fácil.

Se precisar de algo, pode contar comigo.

Olá Enrique! Gostaria de saber onde posso  comprar o step up de 100V que você usou no seu projeto do eletroestimulador?

Grato.

Olá Tomás!  Eu o consegui no ebay. Procure por step-up 97 V .

http://www.ebay.com/itm/DC-DC-Boost-Converter-10-32V-to-60-97V-Step...

Tente no link acima! O chato é esperar chegar pois demora mais de um mês!  Abraços e bom projeto!

Olá Enrique!  Grato pela dica, o que você usou qual a corrente de trabalho? Um abraço, parabéns pelo seu projeto ficou muito bom o visual.

Bom dia Tomas! Obrigado pelos elogios! A corrente de saída nominal do circuito step-up é de 2 ampères, mas não tentei levar isso a teste! meu projeto utiliza apenas 300mA na saída! Abraços!

Boa tarde Enrique! Grato pelo retorno! estive viajando e só agora voltei ao projeto, comprei o step up no fornecedor que você indicou, estou esperando chegar, como você falou vai demorar mas vale apena, te enviei um esquema de um muito simples, mas não sei se é confiável, melhor comprar pronto e testado, no meu projeto vou precisar de 800mA, como você limitou a corrente de saída para 300mA?  Vi que no seu projeto a tensão varia, a corrente também? Ou 300mA é quando a saída é ajustada para o valor  máximo de tensão?

Abraços!

Boa tarde Tomas! Desculpe a demora, mas é que a pós-graduação está me absorvendo muito! A corrente foi limitada por um resistor de 220R/5 Watts que protege a saída do circuito. A resistência do cateter + a dos tecidos é em torno de 100R. Somando todas as R e considerando 100V como máxima voltagem, chegamos aos 300mA aproximadamente.

Um grande abraço e bom projeto! 

PS: Esse step-up não tem proteção contra curto-circuito na saída, portanto, muito cuidado pois qualquer descuido pode inultilizá-lo!

Boa tarde Enrique!

Desculpe-me a demora também, já calculei o resistor que vou usar para limitar a corrente de trabalho do step up, ainda estou aguardando a chegada dele, grato pela informação.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço