Caros

Deixo o relato da minha experiência na gravação de bootloader no Arduino Nano.

Adquiri 3 clones do Nano com chip USB/Serial CH340g. Dois funcionaram sem problemas na IDE 1.6.6, um terceiro conectava, então a comunicação estava funcionando, mas no upload dava o erro de não comunicação com o programador. 

Como o led da placa não piscava na inicialização foi um indicativo a mais que a placa não tinha o bootloader.

Fiz a gravação do bootloader usando um Arduino Uno com a IDE 1.6.6 e ao fazer novos testes o erro no upload mudou para erro de sync. Como isso pode estar relacionado a velocidade de comunicação mudei na linha de comando do avrdude o padrão de 57600 para 115200. Feito isso funcionou sem problemas. Conclusão o bootloader está compilado para 115200 e não 57600 padrão de vários Arduinos Nano que já utilizei.

Poderia compilar o bootloader para a velocidade 57600 e deixar tudo no padrão, mas precisando ganhar tempo simplesmente fiz uma nova entrada no arquivo boards.txt, em que copiei a seção uno e editei a velocidade para 115200.

Quem sabe quando estiver com mais tempo disponível eu altere o bootloader e deixe tudo no padrão.

Alguém já passou por essa experiência? Já compilou o bootloader? Se alguém tiver uma receita do que alterar no código do bootloader e como compilar seria uma boa dica

Valeu

Marco

Exibições: 1312

Responder esta

Respostas a este tópico

Tenho um pequeno palpite, talvez o cristal desse Arduino esteja trocado. 

Você consegue usar a serial normalmente, ler e escrever?

Pode testar com o blink, também, o delay está batendo como mostrado no código?

Flavio

O Arduino está funcionando como o esperado, o Blink no "olhometro" está no tempo correto, e a comunicação serial funciona normalmente. 

Enfim todos os testes passaram.

No hardware o cristal não tem a marcação então é impossivel saber o valor dele.

Obrigado pela resposta

Ok, só acho que foi um trabalho extra o que você fez (se funcionou então tudo bem), mas você poderia usar o bootloader do UNO sem problemas, depois é só deixar selecionado a placa como UNO na IDE. Isso funciona pois é o mesmo microcontrolador (Atmega328p) e em todas as placas com o mesmo microcontrolador.

Obrigado pelo link.

Como não tenho um gravador fiz um pouco diferente utilizando um arduino Uno como programador.

Esse procedimento funciona muito bem, pois já gravei vários atmega em "branco" e é um método amplamente divulgado na e suportado pela IDE oficial

Valeu

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço