Alguém ja usou o pt100 no arduino???

estou tentando a algum tempo mais ate agora não tive resultados . Sei que preciso usar um amplificador operacional para isso. (tenho disponível o lm324n e o OP07)

Alguém tem alguma dica ou um circuito...???

Exibições: 22937

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Rodrigo,

Se o PT-100 abrir, o arduino vai receber praticamente 5V na entrada analógica, mas não será danificado, lembre-se que a impedância de entrada do conversor AD é alta (+ ou - 10k ohms).

O problema no circuito do Ernando é que o PT-100 será danificado por excesso de corrente de polarização, sobreaquecendo e fatalmente irá abrir.

O PT-100 é um resistor de fio de platina, e os manuais alertam que a corrente de exitação da termo resistência nunca devem exceder 1mA, sendo que o normal é algo entre 300uA e 800uA.

E no circuito acima, quando a temperatura estiver em 0°C a corrente no circuito será de 25mA ( I=5/200), danificando o PT-100.

O correto seria usar uma fonte de corrente constante de no máximo 1mA para excitar o sensor e medir a tensão sobre o mesmo, que daria os seguintes resultados:

Temp =     0°C        R=100        V= 0,1V  (V=R*I)

Temp =100°C         R=138,5     V= 0,1385V

Ou seja, para um range de 0°C a 100°C temos uma variação de 38,5mV, portanto torna-se necessário o uso de um circuito amplificador para condicionar o sinal do sensor para que o AD do mcu possa processa-lo adequadamente. Se usar uma corrente de polarização de 800uA ou 300uA a tensão será ainda menor.

Tome cuidado antes de ligar o seu sensor, para não danificar, pois os PT-100 são relativamente caros.

Se precisar de ajuda, poste suas dúvidas para que possamos ajudar.

Abraços.

Não tinha pensado nisso....boa!.

Vou deixar aqui um projeto que fiz usando fonte de 5 volts o ideal seria usar uma fonte simétrica assim tem ajuste de histerese.tente usar o LM 10 pois tem mais confiabilidade  Resistores de precisão e trimpot de multivoltas.para calibragem meça a resistência do PT100 e converta na tabela assim vai pode calibrar. 

Anexos

gostaria Egon Zilse Junior de um esclarecimento na tabela do pt100, tanto na linha quanto na coluna corresponde a temperatura em ºc, quando faço o cruzamento entre elas obtenho a resistência equivalente?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço