[Resolvido] driver de led como fonte ACDC para arduino pro mini

Boa noite pessoal, então mais para frente pretendo fazer uma pequena automação em minha casa e estava pesquisando os produtos a respeito que eu poderia usar para tal, sendo arduino pro mini, modulo de relé, e um mini modulo de relógio DS3231, o problema peculiar esta sendo a alimentação do sistema pois pesquisei e é muito difícil achar uma fonte ACDC pequena e barata para fazer a alimentação do sistema, a fonte tem que ser pequena pois as caixas onde vou comportar os componentes tem um espaço limitadíssimo, em uma das minhas buscas achei esse driver de led ACDC onde visei o de 3w que segundo o anuncio vai de 3v a 12v (dentro dos padrões para o Arduino  na entrada Vin), mais analisando a foto não vi regulador manual da tensão de saída dele, acredito que seja automático, se for o caso no momento que ele for acionar o relé pode causar um pico nele e queimar um dos componentes? alguém já usou um do tipo? ou tem sugestão para um melhor? grato por toda e qualquer ajuda =D

Exibições: 367

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Já pensou em utilizar a placa de um carregador USB?

Esses carregadores são pequenos, fornecem 5V e, na maioria dos casos, 1A.

Boa noite JAAA, Ja sim porem muito difícil encontrar modelos pequenos, e em quantidade a um preço razoável, esperava que existisse um modulo já próprio para isso mais não tem, tentei usar uma vez de um carregador de camelô que tem led, mais o Arduino não respondia(o circuito interno não tinha uma ponte adequada), por sorte tinha outro com placa maior e esse o Arduino funcionou corretamente porem coube apertadinho, vou continuar minhas busca e atualizando caso encontre algo novo, mesmo assim muito obrigado!

Existe sim um componente específico para isso e você consegue encontrar em grandes lojas (infelizmente geralmente essas lojas são internacionais) pesquisando por "board mount power supplies" com por exemplo esse http://www.newark.com/xp-power/ece05us05/ac-dc-converter-pcb-mount-...

Porem, tem o problema de ser um pouco caro.

Bom dia JAAA, existe mais como voce disse realmente é inviável tanto o preço como a importação dele continuarei procurando pois precisaria de uns 10, mesmo assim muito obrigado!

Bom dia Romário, 

Se desmontar uma lampada de LED, deverá encontrar uma fonte similar as das fontes que especificou. 

Já desmontei algumas fontes de LED. Muita atenção ao fazer testes, pois nessas fontes tem tensão CA ! 


Não encoste em algum componente, quando ela estiver energizada - risco de choque elétrico ! 

São fontes de corrente constante e dependem da carga. Elas vem de fábrica configuradas para tal uso. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/ilumina-o-residencial-com-12v-...

No link das suas fontes, a tensão varia mas a corrente é constante também. 

Não sei como ela se comportaria conectando em um Arduino....Só testando (correndo o risco de queimar o Arduino ou sua fonte) . 

Bom dia José, agradeço a ajuda irei comprar uma lâmpada de led desmonta-la e testar para ver no que da, se funcionar sem queimar o Arduino então saberei que as demais fontes vai servir, muito obrigado =D

Mas atenção - meça primeiro a tensão CC da fonte com o LED conectado. 

Para saber se esta dentro dos limites do Arduino. 

E não encoste em nenhum componente. Nem no Arduino , se for usar essa fonte. 

Risco de choque elétrico !

ah claro, como voce falou que só a corrente é constante e a tensão vai variar me bateu a ideia de testar o comportamento dele em um resistor como carga e ver em qual resistência ele me da 5v, agradeço a ajuda e a preocupação forte abraço!

Lembre-se que a resistencia de entrada do seu circuito (vista pela fonte) vai ser alterada de acordo com as cargas acionada, por exemplo, se seu circuito tiver um rele, ele apresentará uma resistência menor quando esse rele estiver energizado do que quando estiver desenergizado.

A resistencia de entrada do seu circuito é dado por V/I na entrada da alimentação, logo, sempre que ligar/desligar um modulo ou um componente periférico ao Arduino, essa resistência será alterada.

Trabalhar com uma fonte de corrente em circuitos que pedem fonte de tensão não é uma das tarefas mais simples.

Muito grato JAAA e JGAM pela ajuda, realmente ficaria complicado trabalhar com uma placa que sobe e desce a tensão para manter a corrente constante tendo em vista que tanto o Arduino como principalmente os demais componentes tem um limite de tensão, esta tarde achei um modelo de fonte que a principio vai atender bem as minhas expectativas, não é de 1A mais os 700ma são muito mais que suficientes para tal, esse modelo esta barato e tem um tamanho adequado para onde vou comporta-lo, muito obrigado pessoal encerrarei o tópico agora.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço