Comentários de Adir F.vieira

Caixa de Recados (5 comentários)

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Às 22:56 em 24 setembro 2016, Cesar Cesar disse...

no arquivo chips.xml  clique com o botão direito do mouse e no menu que surgirá selecione  Abrir Arquivo com -> e indique o bloco de notas.

Às 19:26 em 3 setembro 2016, Cesar Cesar disse...

Você precisa acessar C:\Program Files\eXtreme Burner - AVR\Data  em seu micro, localizar o arquivo chips.xml e adicionar no arquivo  antes da última linha  </CHIPLIST>

o trecho abaixo :

 <CHIP>
      <NAME>ATmega328P</NAME>
      <FLASH>32768</FLASH>
      <EEPROM>1024</EEPROM>
      <SIG>0x000F951E</SIG>
      <PAGE>128</PAGE>
      <LFUSE layout="2">YES</LFUSE>
      <HFUSE layout="5">YES</HFUSE>
      <EFUSE layout="4">YES</EFUSE>
      <LOCK>YES</LOCK>
      <CALIB>YES</CALIB>
      <PLACEMENT>.\Images\Placements\ZIF_DIP_40.bmp</PLACEMENT>
   </CHIP>

salvar o arquivo , e só ...  o ATMEGA328 passará a constar de sula lista de chips.

Abs

Às 10:29 em 11 agosto 2016, Weider Duarte disse...

Adir,  Standalone é a montagem profissional de um microcontrolador, ou seja, a ligação base.  Pra um microcontrolador funcionar ele vai precisar normalmente de um clock, para isso tem o cristal,  vai precisar da suspensão do pino do reset, e obvio vai precisar da alimentação,    Sim, existem sites que vendem os componentes pra você montar o standalone, mas o troço é tão simples que você mesmo pode fazê-lo, veja aqui:  http://www.institutodigital.com.br/standalone-pg-20511    -   Quanto a gravar o bootloader ou comprar já gravado isso é por sua conta e experiencia,  eu normalmente prefiro comprar os atmegas virgens e eu mesmo os gravo, até porque sai mais barato,    Quanto a proteger contra copia tá aqui um post recente do cesar, falando das pesquisas dele:   http://labdegaragem.com/forum/topics/arquivos-hex-no-arduino?commentId=6223006%3AComment%3A556412

Às 21:42 em 10 agosto 2016, Weider Duarte disse...

Ah! ia esquecendo,  dá utilizar a plataforma de programação Arduino em quase todos os microcontroladores da ATMEL,  oficialmente o arduino utiliza os microcontroladores ATMEGA328( UNO, pro mini, etc.)  ATMEGA2560 ( Mega )  ATMEGA32u4 ( leonardo)  mas tem microcontrolador da atmel pra caramba,  uns com mais memoria, outros com mais pinos,  uns em DIP outros em SMD,  nesse instante assim que terminar de escrever aqui pra você,  eu vou tentar colocar um ATMEGA1284 DIP  pra funcionar e estuda-lo. 

Às 21:39 em 10 agosto 2016, Weider Duarte disse...

Olá Adir,

   É bem incomum eu responder em privado, pois a resposta que dou a alguem pode servir para outros, mas tudo bem vamos lá.

   1 _ Já que não posso usar a placa pronta. Se eu fazer um Arduíno clone com um Atmel328 virgem mas usar a IDE do Arduíno para compilar o programa no chip, não vou ficar preso nas licenças ?    Cara, o que você deve procurar é por ARDUINO STANDALONE,  que é a montagem onde se utiliza somente o chip e a partir dessa montagem fazemos circuitos completos.

    Quanto a questão das licenças, como dito o Arduino é open,  tanto hardware como software,  não conheço historicos de gente que tenha tido problema em utiliza-lo em nada comercial.

    2 _ Você mencionou o Altiny85, sou leigo e não conheço , ele usa a mesma linguagem do Arduíno, ou seja, se Eu pegar o projeto que criei e transferir para o Altiny, vai Rodar?Posso usa-lo comercialmente e Totalmente Free, software e placa?
3 - A placa que eu usaria seria o Arduíno pro mini. Você mencionou que é considerado para uso profissional .Bastaria bloquear o chip contra cópia e Legalmente não daria problema?  Cara, arduino é um sistema de facilitação de programação de microcontroladores da empresa ATMEL, ele tanto facilita no hardware como no Software,  A questão é que você não usando o hardware já se liberta um bocado de preocupações, agora pra se libertar do software só se vocÊ aprender a programar utilizando a linguagem C crua com os programas da ATMEL. 

    A questão é que não sou Advogado e não tenho certeza de muita coisa,  mas o que posso te falar é que se você programa um CI,  não tem como o cara saber dentro do seu projeto o que foi que você usou para programa-lo, a não ser que você saia por ai abrindo a boca e contando.

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço