Pessoal, boa noite.

Estou desenvolvendo um projeto com a Atmega 2560. Para tanto comprei um 2560 (CI) e estou quebrando a cabeça para fazê-lo funcionar no modo standalone no proto-board.

A boa notícia é que consegui acordá-lo, ou seja, consegui gravar o bootloader utilizando uma placa UNO como gravadora, na opção "Arduino as ISP" da IDE 1.6.5.

Logo após a gravação do bootloader, gravei através da mesma placa do UNO, o programa "blink". Coloquei um led na porta 13 do 2560 (até então "virgem") e tudo deu certo, ou seja, o led está piscando no proto board.

O próximo passo foi utilizar o canal serial (TX0 e RX0) disponibilizado nos pinos 2 e 3 do 2560, assim como acontece com o Atmega 328. A ideia é ligar o monitor serial da IDE nesse canal para debugar o programa, bem como gravar os programas por essa porta também, assim como é feita nas placas de desenvolvimento que compramos prontas. Para isso utilizei um conversor USB/Serial - FTDI232.

Isso funciona 100% quando utilizo um Atmega 328, comprado já com o bootloader gravado. Não funcionou com o 2560, na hora de gravar o programa, dá um erro de timeout, ou seja, a IDE não se comunica com o CI via essa porta serial. Será problema no bootloader ?

Alguém já passou por essa experiência ?

Preciso fazer funcionar o "monitor serial", alguém tem outra idéia ?

Desde já, agradeço se puderem ajudar.

Exibições: 2568

Responder esta

Respostas a este tópico

Só deixando mais explicito, se você gravar qualquer firmware no atmega, o gravador externo vai limpar toda a memória, inclusive o bootloader.

RESOLVIDO.

Pessoal, funcionou aqui.

Devido a uma pequena observação do colega Fávio Hernan, consegui resolver o problema. O que estava acontecendo ? Quando eu gravava o bootloader usando o gravador ISP eu gravava (utilizando o mesmo gravador ISP) o programa "blink" parra testar se funcionava. Neste momento, com essa nova gravação, eu apagava o bootloader gravado. Quando eu tentava testar com o conversor FTDI, não funcionava porque o bootloader tinha sido apagado.

Então gravei o bootloader via SPI e liguei em seguida o conversor FTDI. Funcionou tudo. Agora posso prosseguir com meu projeto Standalone.

Obrigado a todos que me ajudaram, em especial aos colegas Gustavo Murta e Flávio Hernan.

Abraço.

Beleza ! Sucesso para o seu projeto. 

Abraços. 

Gustavo 

É isso aí Gustavo, mais a visita ao seu lab está de pé ?

Claro que sim ! Será um prazer. Me ligue quando quiser. 

Que boa noticia Bernardo, parabéns.

 Até mais.  

Bom dia.

Estou com um problema semelhante. Não estou conseguindo gravar NADA no 2560. Todas tentativas usando barramento ISP.

Fiz uma placa, soldei todos os componentes e nada. Pensei que talvez o circuito da fonte poderia estar roubando carga da porta do arduino (gravador). Peguei outra placa, coloquei somente o básico para o 2560 funcionar (reset,clock e capacitores nos pinos 99 e 100). Mesmo assim continua gerando o mesmo erro:

avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00

Para gravador, tenho apenas as placas mega 2560 e mini 328. E já testei com essas duas.

Tenho um conversor CP210X, esse só consegue enviar após a gravação do bootloader, ne?

Tem alguma dica por onde posso recomeçar?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço