Firmware GRBL + Fresadora CNC --> Impressora 3D

Olá Pessoal,

Este tópico tem como objetivo agregar opiniões e dicas para transformar uma fresadora CNC utilizando o firmware GRBL para que faça uma fresadora CNC trabalhar como uma impressora 3D.

Alguns detalhes são de fácil compreensão, outros dependem de experiência acumulada.

O que já observei nas impressoras 3D é que além dos três eixos, X, Y, e Z, disponíveis no firmware GRBL, existe um quarto eixo para a extrusão do plástico, sendo esse um problema a ser solucionado posteriormente.

Para que a quantidade de plástico ejetado tenha a mesma espessura em todo o perímetro, deve existir uma relação entre a velocidade do movimento horizontal e a velocidade do sistema de ejeção do plástico.

Outro detalhe que merece atenção é o formato do Gcode para as impressões 3D, ou seja, como os movimentos são representados em cada linha para uma programação básica de impressão de uma peça simples, por exemplo um quadrado com altura h.

Opiniões, sugestões e críticas construtivas são bem-vindas.

 

Exibições: 26489

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Milton.

Como você pretende integrar mais um eixo a este circuito? Quais modificações fará no GRBL?

Olá Euclides,

Estou testando a biblioteca SoftwareSerial.h que nosso colega Jonatas indicou e já consegui controlar mais um eixo num teste.

Assim que funcionar a contento atualizo o desenho.

Visitei o site http://www.sjchackerclube.com.br/ e gostei da iniciativa.

 

Até +

Milton Vilela

 

Ué??? Então eu não entendi nada....

O GRBL não é quem faz a passagem dos comandos gCodes para controlar os motores? O SD Card não é quem tem os arquivos contendo os gCode? Para que vai precisar de serial? Não entendi...

A não ser que vc. vá modificar todo o projeto para que a haja comunicação entre o Arduino e um PC.

O Arduino com firmware Grbl controla 3 eixos.

Para mais um eixo minha idéia é ter outro arduino com o firmware Grbl

Para controlar os dois Arduinos (um com 3 eixos e outro para o outro eixo) estou utilizando um Arduino com o programa gerenciador dos Gcodes.

Nesse caso, tenho que enviar os Gcodes para os dois Arduinos através da serial.

Como o Arduino baseado do Atmega328 tem apenas uma porta serial, estou testando a idéia do Jonatas de utilizar a biblioteca SoftwareSerial.h

Oi. Quando houver interação entre 2 (ou mais) eixos (diagonal...) como fazer 2 "instâncias" de GRBL interagir por comunicação entre os Arduinos??? Isso será complicado de fazer...

Cada controladora precisará de passo, direção, habilitação, certo? O padrão UNO prevê 13 portas digitais e 6 analógicas (que podem ser convertidas para digitais), portanto 19 portas, ok? dividindo-se 19 por 3...dá 6,33...portanto 1 Arduino pode controlar até 6 motores. Como vai se usar 4 motores (3 x 4=12)...sobram 7, que podem ser usadas para final de cursos e liga desliga de resistências. Tendo-se aí de alterar a biblioteca, para manter tudo em um único Arduino. Agora, se precisar mais, não vale a pena ficar dividindo as tarefas de motor com diversos Arduinos, um Mega (54 portas, que dão e sobram para muita coisa) ficaria barato para isso.

O que acha?

Olá Euclides,

Nesse link https://github.com/grbl/grbl/wiki/Connecting-Grbl você vai encontrar a função de todas as portas do Arduino controladas pelo firmware Grbl.

Um Arduino com o firmware Grbl pode controlar 3 motores x,y e z apenas.

Qualquer coisa é só falar, ok?

Olá Euclides,

Veja o vídeo do teste com a inclusão do 4º eixo no final do deste post.

legal seu projeto,infelizmente estou so com 1 arduino. Estou com uma duvida, com o programa gcodesender como faz para zerar xyz e como ajudar para a nova coordenada? tem como configurar umas setas e botao reset no gcodesender ou terei que configurar um botao clean e setas no arduino?

Milton que programa é esse que você utiliza para gerenciar o Gcode no arduino do SdCard? Tem como disponibilizar para nós?

Vídeo de teste do firmware Grbl para controlar 4 eixos, x, y e z + 4º eixo.

http://www.youtube.com/watch?v=YuEsKr2HlKY

Foto da montagem:

Milton.

Se o GRBL só controla 3 eixos, como vc. está fazendo para interagir o 4o. eixo com o resto deles?

Modificou a GRBL, ou achou alguma modificação pronta e fez os ajustes?

Esta é a parte que não estou entendendo. Obrigado.

Olá Euclides,

O Grbl não foi modificado, é a versão 0.8c.

O projeto é para 6 eixos mas estou com apenas 4 drives para utilizar nos testes, por isso estou fazendo os testes com 4 eixos.

Estou utilizando um Arduino com o gerenciador de Gcodes que estou desenvolvendo e mais 2 Ardiunos (Garagino) com Grbl instalado, cada um controlando 3 eixos (xyz).

Para controlar os dois Arduinos com Grbl estou utilizando a biblioteca SoftwareSerial, pois o Arduino tem apenas uma serial verdadeira.

Veja o esquema no final desse post, ok?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço