Garagistas, boa noite.

Para o meu tcc, estou montando um módulo de aquisição de dados a partir de um arduino mega 2560 e um dos sensores pra medir a corrente (ACS 712) ficará aproximadamente 12 metros distante do arduino. Que fio me sugerem que eu use, uma vez que a resposta é em tensão e tenho que levar em consideração a impedância do cabo? Pensei em usar um fio blindado eletrostaticamente (tipo aqueles de microfones) de 0,14mm². O que acham? sugerem outro? Obrigado...grande abraço!

Exibições: 2471

Responder esta

Respostas a este tópico

A regra básica de envio de informações de um lado ao outro com menores perdas passa por:

- Blindar ou trançar (ok);

- Ter uma espessura minima (ok);

- Ter uma impedancia definida e baixa - Aih é um ponto para se pensar. Acontece que um fio aberto de um lado é uma antena. Se vc não tiver uma impedancia definida ela vai ser uma boa antena. Se colocar um resistor em cada ponta para o gnd sera uma pessima antena. Para melhorar esse ponto sugiro colocar um resistor de 1K de cada lado do fio, ligando do centro ao gnd. Sinais de interferencia são de alta impedancia, irão para o gnd. Essa impedancia não pode afetar o valor lido. Se for afetar é preciso saber o quanto, para compensar.

Outra preocupação é considerar qual a forma de onda da corrente. Não pense que ela é senoidal. Apenas cargas resistivas tem forma de onda de corrente senoidal. Se for por ex uma fonte chaveada com retificador na entrada a forma de onda reflete o momento de condução dos diodos, repondo a energia perdida dos capacitores duranto todo o resto do ciclo. Um pico que pode ser bem estreito e no restante da forma de onda fica desligado (diodo cortado). Terrivel para medir. Se for uma lampada LED ou eletronica tem essa forma tb. Se for um motor com escova.. (como um liquidificador)  aih ferrou de vez.

Obrigado Eduardo, Pela resposta!

Impossível usar um sensor ACS712 á uma distancia de 12 metros do Arduino. Infelizmente. 

Já conhece o sensor ACS712? Já testou? 

O que pode fazer é montar um Arduino Nano ou menor com um sensor ACS712. E fazer a comunicação entre o Arduino Nano e o Arduino Mega. 

Bom dia, José.

Liguei o sensor ontem a noite próximo do arduino...apenas para testar seu funcionamento mas ainda não medi corrente nele. Mas sei que ele dá uma resposta de 0 a 5V e depois preciso converter para corrente. Poderia me explicar porque não posso usá-lo a uma distância de 12 metros? Qual a distância máxima?

As medições de corrente são convertidas em tensões de milivolts ! 

Essas pequeninas variações de milivolts sofrerão interferências que o impossibilitarão de fazer as medidas. 

O sensor deverá ficar o mais próximo do Arduino. 

Use cabos blindados. 

José, na verdade estou tentando montar um módulo de aquisição de dados com vários sensores espalhados pelas tomadas e ligados nas portas analógicas. A cada 7,5 segundos o arduino faz uma leitura e armazena no excel (PLX-DAQ).

O que eu pensei...posso deixar o arduino no forro de casa (sótão), em uma posição estratégica, o mais próximo possível dos sensores, e fazer a comunicação desse arduino com um PC, via cabo USB de longa distância (tipo 10m)? Assim todos os sensores ficariam mais próximos do Arduino e a única longa distância seria do cabo USB A X B que estaria conectado ao PC. É possível?

Cabo USB de 10 metros esta acima da especificação - só testando. 

Ou então use uma interface serial RS485 

http://labdegaragem.com/video/conversor-usb-rs485

http://labdegaragem.com/forum/topics/limites-de-arduino-por-computador

Pelo o que eu entendi, até 5 metros está valendo. É isso? 5 metros já ajuda. consigo instalar o arduino no centro da casa. Você acha que uma distância de até 3 metros do sensor ACS 712 para o arduino ainda são grandes? acho que com o arduino centralizado no forro consigo instalar todos os sensores com no máximo 3 metros de distância.

Obrigado pelo auxílio!

Acho que com três metros terá problemas. 

Mas faça um teste...

Estou pensando em, ao invés de levar o sensor até os 12m...trazer a fase que quero medir a corrente pra próximo do arduino e medir com o ACS 712 (o que ficaria apenas poucos centímetros do arduíno). o que acha?

Se você fizer seu protótipo para medição diretamente no Quadro de energia da residência não resolveria seu problema? Todas as fases deveriam passar lá. Ou você precisa medir em pontos finais específicos? Se for assim, aconselho o mesmo que o amigo José Gustavo Abreu Murta, faça uma comunicação entre Arduinos, com algum módulo sem fio.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço