Boa tarde pessoa

Estou tentando montar uma CNC com restos de impressora, e a minha duvida é como posso controlar os motores da imagem abaixo (motores de impressora) com o arduino, quais os drives se necessário, ou algum projeto existente para que eu possa me basear 

Grato.

Exibições: 3750

Responder esta

Respostas a este tópico

Esses motores são DC com escova, considerados "normais".

Para controlar esses motores, você vai precisar de uma ponte H, assim controla para que lado ele vai girar. Agora, para controlar quantas voltas ele vai dar pra cada lado, só com um encoder rotativo acoplado no eixo do motor, ou em uma redução. Mas ai a coisa começa a ficar bem complicada. Para ser sincero, MUITO complicada.

Resumindo, procure motores de passo. Eu comecei com uns encontrados nas LX300 e em algumas hp serie 600 (aquelas bem velhas), tem um motor de passo de torque aproximadamente 1kgf/cm .

Um controlador de motor de passo fácil de ser feito, e fácil de conectar no Arduino é com o chip L297.

Obrigado rodrigo pelas dicas.

Douglas, esses motores parecem ser realmente inadequados (com escova) como o Rodrigo informou. 

Procure motores de passo em impressoras jato de tinta ou matriciais. 

Informe o modelo da impressora, que a gente pode pesquisar se tem motor de passo. 

Mas atenção ! Já desmontei impressora jato de tinta HP antiga e os motores não tinham 200 passos (recomendado para CNC). Em uma EPSON C60 que desmontei recentemente encontrei um motor que parece ser de 200 passos. Não testei ainda

E os motores são de baixa potência também. Pode ser que consiga montar uma CNC bem pequena...

Obrigado José pelas dicas, irei procurar se encontra alguma impressora destas pra desmontar.

Boa tarde Douglas, gostaria de saber se seu projeto deu certo. Eu estou aqui com uma impressora Epson para desmontar e fazer uma CNC.

Gostaria de saber se vou utilizar da sucata da impressora, apenas os motores? Tem mais alguma coisa que vou aproveitar para a CNC?

Obrigado pela ajuda.

Rene Aviles

A grande maioria esmagadora das impressoras utilizam motores de 48 passos por volta, trabalhando em meio passo, 96. Achar um de 200 é um elefante branco eheheheheh.

Eu tinha um artigo muito bom de como utilizar um motor qualquer (AC, DC, escova ou não), com um encoder e controlar o giro dele. Mas perdi esse artigo quando queimou o hd do meu notebook.

OI R, bom dia.

As impressoras laser IBM4019 e as laser Samsungs também usam motores de 200 passos.

Eu montei a minha CNC com 2 motores de sucatas IBM e um de Samsung.

Rui

Douglas, boa tarde cara.

     Parabens pela iniciativa em fazer uma router, é uma epopeia, mas no final é gratificante kkk.

 

     Algumas dicas:

     Da sim pra usar peças de impressoras velhas,  como os guias ( barrinhas de ferro liso e polido ), ,  as correias,  da pra usar os sensores de fim de curso, enfim, alguns trekos a depender da sua criatividade, porem,  os motores não são um dos itens que vale a pena se reutilizar.

     Os motores ideiais tanto pra CNC c impressoras 3D ou braços roboticos sao os MOTORES DE PASSO,  sendo que dou preferencia aos NEMA, esses das impressoras comuns, são motores DC comuns, e trabalham junto com encoders de fita ou rotativo,  são super chatos de trabalhar.

     Pra apanhar menos aconselho o Canal do MARLON NARDI, no youtube,  ele montou algumas CNC e ele é bem didatico.

     

Só para polemizar... 

Os servomotores com encoders são os mais utilizados no mundo profissional.

Ex:

https://www.vitorciola.com.br/router-cnc-scriba

http://www.pacol.com.br/mini_fresadora_cnc.php

São máquinas feitas ha muito tempo, para durar muito tempo, já com projeto evoluído, assim como as impressoras jato de tinta, que no inicio tinham motores de passo e depois evoluíram para os encoders.

Motores DC com encoders são fantásticos !

Mas, exigem um controle fantástico...

Melhor não mexer com isso em primeiros projetos, pode ser decepcionante.

Para mover um braço pesado, como o que vai numa máquina profissional, o motor de passo teria que ser tão grande que fica inviável. Aih se usa os servomotores DC ou em alguns casos até os AC, trifásicos.

Compramos na empresa, a bem mais de 20 anos, uma vitor ciola, ficamos surpresos ao desmontar e ver o motor com encoder... Depois olhei pro lado e vi que tudo em volta usava DC com encoders, as jato de tinta, especialmente, etc. Essa máquina trabalha até hj. Usada praticamente todos os dias, mas agora não mais na minha empresa, virou cortadora de moveis planejados, a titulo de curiosidade. Hj "minha empresa" é um home office...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço