Alguem sabe me informar se existe biblioteca Easydriver - controlador de motor de passo - para Proteus?

Exibições: 2015

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá amigo...

Boa noite...

Uso Proteus e já vi na biblioteca motores de passo, mas EasyDrivers são para "servo motores", o que não é a mesma coisa.

Vc está querendo simular não?

Esses drivers não servem para motores de passo.   A diferença entre eles e os de motores de passo é que os EasyDrivers tem circuito adicional para malha fechada (o motor vai para a posição e o encoder controla isso, para que não ocorra perda de passos).  Já os drivers de motores de passo trabalham em "malha aberta"... Não ha encoders para controlar o posicionamento.   Isso quer dizer que o computador manda uma sequência de pulsos pela controladora... Se foram executados ou não, só Deus sabe.

Sim, quero simular no Proteus.Talvez tenha me enganado, mas a placa que utilizo (Easydriver) controla não apenas um, mas vários motores de passo ao mesmo tempo. Mostro imagem dos componentes que utilizo, inclusive a placa vermelha Easydriver.

Anexos

Alexandre a placa EasyDriver é para ser utilizada com motores de passo mesmo, de acordo com a Sparkfun "The EasyDriver is a simple to use stepper motor driver". A respeitei da malha fechada, você acertou em dizer que é uma característica dos servo motores e que se da pela realimentação de posição através de um encoder, porem isso serve para controle de posição e não para evitar perda de passos já que, em geral, os servo motores não são baseados em motores de passo, e sim em simples motores CC.

Mauricio sobre a simulação, infelizmente não sei da existência de uma biblioteca do EasyDriver para proteus, mas caso não encontre nada você pode tentar encontrar uma para o CI A3967 (o mesmo utilizado no EasyDriver) e "montar" seu driver.

Em ultimo caso, já que é apenas para uma simulação, você pode adicionar dois arduinos ao seu simulador sendo um para seu uso normal e o outro para "imitar" o comportamento de um EasyDriver. Faça o primeiro arduino enviar os comandos para o segundo, e o segundo interpreta e envia para o stepper motor. Apenas se atente para as leituras de corrente antes de colocar em prática, pois no simulador "tudo vale".

Caro João Arthur sua informação foi de grande importância ao meu objetivo. Procurei o Datasheet CI A3967 e obtive subsidios que me permitem chegar ao fim em tela. Obrigado a Voce e ao Alexandre cujas informações também aclararam minhas duvidas.

Opa João.

Bom dia..

Essa eu não sabia... Bem.. vivendo a prendendo.

Eu estou fazendo uma CNC router com motores de passo, mas sem Arduino.  Estou usando uma TB6600 e seus drivers já prontos.   

Já tinha visto Servo Motores e EasyDrivers por serem muito mais rápidos (mas o preço era tb).

Agora estou interessado nisso.  Quem vende servo esfola ($$$) nos drivers.

Eu vou usar o EMC2 e, aproveitando o "gancho" da discussão, gostaria de estar só comprando servo motores e não utilizando Easy drivers prontos.   Pelo que sei, há várias categorias de servos em alta e baixa inércia.  Pelo que andei pesquisando, poderia até usar servos de 400W, alta inércia que resolveria. (Esses tem + torque e menor velocidade, mas não há o risco de se perderem.

Pode indicar algum tipo de Easy Driver e onde posso comprar (ou montar) que sirva para esse tipo de motor que mencionei?

Agradeço a força e a dica tb foi valiosa.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço