Boa tarde meus amigos, estou iniciando aos meus estudos com arduino e estou com um serviço para fazer, tenho que colocar um painel com led indicando quando a caixa de agua está cheia, estou pensando em usar essa boia

 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716529730-sensor-de-nivel-de... 

Mas estou com uma duvida, a caixa de agua fica a uns 500 metros da portaria(aonde estara o arduino) se eu passar a boia ligada direto no arduino ela nao vai perder o sinal com essa distancia? e se sim, como eu faria para ligar um corrente maior na boia, digamos uns 24v? O terra tem obrigatoriamente que esta conectado no arduino?Desde ja agradeço pela atençao.

Exibições: 1834

Responder esta

Respostas a este tópico

Vocé precisará sim de dois fios, 1 para sinal e outro para GND.
A redução de 500m para 70m facilita (e muito) o seu projeto, porém vamos analisar melhor, você tem certeza que precisa de um arduino pra isso? Pelo que foi descrito por você, parece ser possível projetar um circuito utilizando pouco componentes discretos e dessa forma utilizar a tensão que desejar, por exemplo 24V. Ao meu ver você não precisa de um arduino caso deseja só mostrar quando está cheio, e se quiser acionar uma bomba, pôde-se usar alguns poucos transistores que resolve.
A respeito do estudo da linha mencionado no primeiro post, esse é uma pratica muito boa, porém medir ponto a ponto não parece muito pratico. Crie um modelo matemático a partir de uma parte desse fio e utilize algum software (como matlab) para simular cada ponto. Essa é uma experiência bastante utilizada chamada linha artificial.

Ola João Arthur, eu estou utilizando o arduino porque nos mudamos um pouco o projeto. Estamos colocando um display LCD para apresentar as informações, e futuramento iremos colocar medidor de volume de água em algumas tubulações, nao sei como fazer isso sem ser com arduino. Minha duvida sobre a fiação é por que estávamos discutindo a perca de tensão que ira acarretar com a distancia do fio. Se ligar a fiação direto no arduino (nos 5v) o medo é que não chegue energia suficiente para o Arduíno ler as informações da boia. Então o que eu estava pensando era colocar uma fonte chaveada 24v nas boias, ligar o positivo e negativo nela e puxar somente um fio para o arduino, no qual eu passaria em uma placa antes para reduzir a tensão se necessário. Sera que daria certo?

Agora estou entendo seu projeto, vamos lá!

Essa distância de 70m pode ser que não influencia tanto na questão de perdas ou até mesmo nas interferências, porem para manter seu projeto mais robusto e confiável você poderia fazer essa ligação de 24V nas boias como mencionou e utilizar um optoacoplador para chavear o sinal que o arduino receberá.

Dessa forma você atenuará a influencia causada por perdas e eventuais interferências e garantirá 5V nas entradas no arduino (quando em HIGH, claro).

Caso tenha duvidas sobre a utilização dos optoacopladores, eu e os outros colegas do LdG poderemos te ajudar

Muito obrigado Joao, estou estudando um pouco sobre optoacopladores se surgir qualquer duvida eu te aviso. Minha maior duvida no momento é como eu farei a ligaçao desse 24v na boia e mandarei um sinal para o arduino. Na minha cabeça a ligaçao esta assim, coloco o positivo e negativo da boia na fonte 24v, e coloco 1 fio ligado no GND da boia e levo para o arduino para o sinal, seria isso? ou estou enganado.

Não exatamente. O circuito que eu estava pensando seria parecido com esse

Onde a bateria representa sua fonte de 24V, a chave representa a boia e a saída OUTPUT será ligada ao pino do arduino.

O resistor R1 serve para limitar a corrente sobre o led interno do optoacoplador e seu calculo deve ser feito a partir dos dados obtidos pelo datasheet do componente (pode variar conforme o modelo). Já o resistor R2 é utilizado como pull-up para a entrada do arduino.

Observe duas coisas, primeiro que esse circuito inverte o sinal, ou seja quando a chave estiver fechada (tanque cheio) a saída será LOW e quando estiver aberta (tanque não cheio) a saída será HIGH, isso não é um problema pois pode ser contornado por software. O segundo ponto a se observar é que nessa configuração não precisa interligar os GNDs já que os circuitos possuem isolamento elétrico entre si (papel exercido pelo optoacoplador).

Obs.: O VCC e o GND da imagem são referentes apenas a fonte de 5V do arduino.

Acho que esta enganado quanto ao cabeamento da boia, o tipo de boia que você colocou aqui, é apenas uma chave que muda seu estado dependendo do volumem de água na caixa, fecha, ou abre mecanicamente a alavanca da boia.

Partindo deste principio, você somente deveria enviar desde a fonte, um fio para a boia, seja ele negativo ou positivo, e outro fio será apenas para o retorno deste deste fio, que por sua vez será usado para enviar a informação para um rele, um opto, ou o que utilizar, em síntese, a boia estará em serie com o fio de comando, podemos qualificar esta como um interruptor NA/NC dependente do volumem de água.

Anexo uma simples ilustração apenas para ilustrar minha explicação.

Boa tarde Carlos, consegue entender a ligação agora, o meu problema agora esta sendo a corrente, a boia só suporta até 20w, se eu utilizar uma fonte 12v 1a sera que dara conta de acionar o relé?

Se você estiver se referindo ao rele utilizado para "entregar" a informação para o arduino, com certeza sim.

Esses reles costumam consumir correntes bem abaixo de 1A.

Boa tarde Hugo,

sim, não se preocupe com isso porque o consumo tipico da bobina de um modulo rele, é da ordem dos miliamperes, se quiser poste o modelo de rele que vai utilizar para te dizer exatamente o consumo da bobina do seu, mas tenho certeza que não existe motivo algum para se preocupar com isso, o contato da boia vai suportar com muita folga a corrente necessária para acionar a bobina do rele.

Caso queira estudar sobre isso, segue o link de um grande mestre.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/597-como-fun...

Abs.

Oi Amigo,

Pelo que vc esta dizendo, não é nada para um aprendizado e sim um trabalho, então creio que seria mais interessante uma solução pronta e confiável, utilize um mini PLC da WEG, clic edit, e podera ter o controle de varias boias em um só modulo, alem de não ter problemas de interferência, a montagem pode ser feita no trilho DIN o que facilitara tudo na implementação do seu projeto, alem é claro de sair muito mais econômico.

Segue lik para baixar o software gratuitamente e poder simular a programação, se tiver dificuldade estamos ai.#FICADICA

Baixe aqui na WEG

Boa sorte.

Abs.

Ola Carlos, então, aqui nesse caso envolve os dois, um pouco de trabalho e bastante estudo kkkkk, por esse motivo que escolhi o arduino, já estava estudando a algum tempo e agora surgiu a chance de colocar ele em pratica. Muito obrigado pelas dicas ai.

Abs.

Olá Hugo,

Disponha, boa sorte no seu projeto!

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço