[RESOLVIDO] Fazer leitura de tensão e corrente com Atmega328p

Exibições: 3895

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu ainda não fiz as modificações no meu projeto com o ACS712 por falta de tempo (está soldado na placa), mas pesquisando um pouco achei esse projeto abaixo. Repare que o autor usa duas referências distintas para o voltimetro e amperímetro. Procurei pela pinagem do Attiny26 que é utilizado mas não cheguei a uma conclusão de como ele programou para ter as leituras desejadas. Queria transportar esse esquema para o Atmega328p que estou usando.

Note que o voltímetro está instalado após o resistor Shunt, o que vai eliminar o erro na leitura da tensão de saída sob cargas.

http://www.avr.4mg.com/download/VAmeterLED.pdf

Não entendi, quando você diz "o autor usa duas referências distintas".

Se for a referencia de tensão do AD é apenas uma, e está conectado no pino 15.

Eu não me referi a referência do microprocessador, e sim as entradas do voltimetro e amperímetro. Note que o voltimetro entra no pino 7 e no terra, já o amperímetro usa os pinos 8 e 9 e não é aterrado.

Nesse caso ele está usando a entrada diferencial do AD.

Isso aí, como faço para fazer essa entrada diferencial ?

Dando um retorno aqui no tópico para esclarecer que consegui solucionar o meu problema de uma forma tão simples que não sei como não tinha pensado nisso antes.

Bom, para medir a tensão de saída é só "medir a tensão de saída" (através de um divisor de tensão), e para medir a corrente de saída medimos a queda de tensão sobre o resistor Shunt. Era exatamente o valor dessa queda de tensão que dava a diferença na medição da tensão final. Então foi só mudar a formula para exibição da tensão.

Digamos que V1 é a tensão medida sobre a saída e V2 é a tensão medida sobre o resistor Shunt. Ao invés de exibir a tensão V1 como valor efetivo da saída, como eu estava fazendo antes, agora estou exibindo SAIDA = V1 - V2.

Quando a corrente é zero, V2=0 e a tensão de saída não se altera. Conforme a corrente aumentar, a tensão V2 aumenta, e subtraindo V1-V2 o erro na medição é corrigido proporcionalmente.

Por enquanto desisti de mexer com o sensor de corrente ACS712, mas ainda quero aprender a usá-lo e ver se vai servir no meu projeto no futuro.

Abs, e obrigado pela ajuda de todos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço