Ola galera, fiz a partida de meu carro pelo bluetooth usando o arduino. Coloquei um delay para partida de 2 segundos, mas dependendo do momento (carro frio,quente,bateria totalmente carregada,,.), ele pega mas tem horas que o motor de arranque ainda fica ligado com o motor tb ligado.Queria umas dicas para essa partida ficar automatica. Tipo liguei o carro o alternador começou a carregar ele desliga o arranque(pois o carro esta ligado), mas não funcionou tem um delay grande nisso. Alguem tem alguma dica? Thancks!!

Exibições: 3115

Responder esta

Respostas a este tópico

Isso vai ferrar teu arranque. Coisas que podes monitorar:

-Giro do motor

-Tensão do alternador

-Corrente fluindo da bateria pro arranque

-Pulsos do bico injetor

-etc, etc...

voce pode complementar tudo colocando um servomotor pra acelerar eu não sei como voce liga mas imagino que seja pelo celular, se for, voce pode retirar o delay e manter a partida ate vc retirar o dedo do botão, ou pode colocar uma chave otica dentro do cano do escapamento,(se for gasolina) a fumaça vai interromper a chave e o arduino vai saber, ou um sensor de gás no escapamento, ele vai saber quando o carro está ligado

Acho que os sinais estao espalhados por todo motor. Ele sendo forçãdo a girar tem uma "forma de onda" diferente dele girando por conta propria para cada sensor.

Um que nao foi citado ainda e que acho simples de usar é a corrente de partida.

Da bateria devem sar 2 fios: Um grosso que vai direto pro alternador e um menos grosso que vai para a caixa de fusíveis.

Esse grosso é o positivo do motor de arranque. Por ele passa uma corrente muito grande quando o motor está trabalhando a partida, mas essa corrente deve cair absurdamente quando o motor já puder virar por conta propria (fica sem carga).

Para sensoriar essa corrente vc pode puxar um fio de cada extremidade do cabo bateria-arranque a corrente é tao grande que alguns volts aparecem ali.

Ainda, a bateria tem normalmente 3 tensoes tipicas:

- Repouso: uns 12,5 (chute, melhor medir)

- Carregando: 13,8

- Na partida: 10V (depende da bateria e do carro). Sendo que ela é baixa assim em funçao da corrente que o motor de arranque exige. Mas ele só exige isso até o motor pegar, depois ele gira "no ar".

Entao por ex se vc contar 1 segundo e depois retardar por até 4s ou a tensao subir a 12V ou a corrente do motor de arranque cair acho que fica bom.

Nunca fiz isso, acho mesmo meio perigoso... Isso pode disparar o motor com alguem mexendo nele ou engatado. Se for carro automático pelo menos vc tem a ancora (posiçao "P") e nao liga engatado... mas quem faz isso com o carro nao usa carro automático. Enfim, nao quero colaborar para um  acidente. Mas acho que funcionaria !

Realmente a segurança tem que vir em primeiro lugar. No meu antigo Mille eu utilizei sensores ópticos na alavanca de marchas a fim de identificar em posição a alavanca estava. A  partida só era possível com o cambio em ponto morto, pé no freio (sinal pego da luz de freio) e cinto de segurança afivelado (esse era o motivo principal da partida eletrônica: Motor só ligava com cinto afivelado).

Assim como o colega abaixo descreveu, também utilizei o RPM e se o giro permanecia acima de 850rpm (ideal pro meu carro) por mais de 1s, o arranque era desativado.

Bom dia Wellington, o correto é utilizar o sinal de rotação para identificar o momento de desativar o motor de partida, eu fiz um sistema que dá a partida por 5 segundos, mas caso a rotação passe de 700 rpm ou mais de 5 segundos desativa o motor de partida. Segue um video  para você ver como ficou.

http://youtu.be/WJtKBw-KP-4

 

Cara eu vi o seu vídeo e achei super interessante.

Estou fazendo um trabalho com um motor também , e estou com dificuldade de trabalhar com a rotação.Como você fez para pegar este sinal de rotação.

Boa tarde amigo, muito simples de se fazer: existe uma lampada no painel do carro com um emblema da bateria. Essa lampada apaga imediatamente após o carro ligar. Elabore um circuito para poder ligar em uma das portas do arduino, e implemente em seu código uma rotina que desligue o motor de arranque quando não vier mais sinal nesta porta, ou seja, quando a luz apagar. 

Cuidado!: não ligue o fio da luz do painel diretamente no arduino, pois isso irá danificar o atmega.

Não pegue da luz de óleo, mas sim da luz de bateria. A luz do óleo, dependendo do nivel de óleo no carter, demora alguns segundos para apagar, enquanto a da luz de bateria apaga imediatamente apos o motor ligar.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Moacir

Boa tarde. na minha opinião você pode utilizar de alguns  recursos que um motor possui. Um seria o sinal de D+ ,luz da bateria, do alternador (motor parado o sinal é negativo, motor em funcionamento sinal positivo).Outro seria o sinal de pressão de óleo , motor parado o sinal é negativo .Motor em funcionamento você tem uma ausência de sinal.Mas quando for um alarme este sinal pode ser confundido pelo seu controle. E também pode usar o sinal de rotação.Quando atingir uma determinada rotação seu controlador identifica que o motor entrou em funcionamento e corta a partida.Seria importante voce limitar as tentativas de partida , para não descarregar a bateria.

Se você for utilizar a luz do óleo e a da bateria , recomendo utilizar as duas logicas para ser um sistema redundante.

Você usou rele auxiliar de quantos amperes para acionar o arranque ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço