Meu tema sugerido seria construção de uma CNC para trabalhos leves com possibilidade de portar uma mini retificadora. Muitos poderiam argumentar já existir vasto material a respeito. Realmente existe, mas de qualidade a desejar como vídeos mal feitos, links desatualizados downloads de softwares indicados nunca realizados, etc., etc. Este projeto deveria focar público iniciante de nível médio o qual, encontra enorme dificuldade na consecução desse objetivo. Ouve-se com frequência ser este um assunto da envergadura de profissionais categorizados, mas, verificando no âmbito internacional, verdadeiras obras primas são discutidas e desenvolvidas, no meio até de hobbystas com resultados fantásticos. São milhares os interessados no assunto em tela, e, com certeza, haverão de dar o seu pitaco, assim espero.

Exibições: 1148

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara, acho que ninguém vai entregar um tutorial, pois as coisas variam muito de pessoa pra pessoa.

Eu pensei muito, perdi muito tempo também com projetos que achava que iria dar certo mas no final das contas, montei tudo por conta, pouca coisa aproveitei de fóruns.

O fórum que achei mais indicado para ler sobre cnc's caseiras é o guiacnc, achei muita coisa útil lá.

Tive um trabalho enorme pois não comprei drivers prontos, fiz o meu próprio, utilizei até semana passada motores de impressora (0,8kgf/cm) e adquiri recentemente motores de 15kgf/cm .

Não adianta esperar que ninguém vai fazer uma receita igual de bolo e entregar na sua mão, leia e estude tire suas conclusões e mãos a obra.

Rodrigo, me atrevi na sugestão da CNC porque pediram uma opinião, mas, na verdade, tenho pouca chance de ser atendido. Quanto a ler e estudar é o que tenho feito há muito tempo e ainda não consegui alavancar meu mísero projetinho, mas não desistirei hei de consegui-lo.

Mauricio, eu comecei da mesma maneira, mas me arrependo de não ter começado antes.

Faça como eu fiz, peguei e comprei 2 tabuas de pinheiro 30cm x 3 metros, comprei 3 barra roscada 5,5mm (são 32 fios por polegada que gera 0,79375 mm por volta).

Consiga 3 motores de impressora desse tipo, ou semelhantes:

Motores de impressora

Comprei 3 corrediças de gaveta com rolamento de 30cm :

Corrediças de gaveta

Vai ter que comprar uns 6 rolamentos pequenos, para que caibam nas barras roscadas, paguei 7 reais em cada um, achei o mais caro de todo o primeiro projeto.

Em tudo isso, gastei em torno de R$120,00.

Achei o mais fácil a ser feito é o eixo X movel (onde a madeira a ser cortada vai), o pórtico fixo onde fica o eixo Y que corre pra um lado e pro outro, e o eixo Z preso no Y.

Depois tem a parte controladora, eu utilizei o esquema da CNC3AX modificada para ficar mais simples.

Achei o projeto da controladora de motor CNC3AX o mais simples até o momento, apesar que é bem fácil de fazer também o conjunto L297+L298 (para motores bipolares de até 2A).
A placa CNC3AX consiste em um chip L297 + um chip SN7409 + mosfets (eu utilizo IRF520 para 9A). Cada motor tem duas ligações, step e dir (step é o passo e o dir é a direção do giro).
No meu caso, meus simples motores são 96 passos por volta, então eu tenho uma resolução teórica de 25,4mm (1 pol) / 32 fios de rosca da barra roscada = 0,79375 mm por volta do motor, como o motor precisa de 96 passos para uma volta (no modo meio passo, ou 48 no modo passo cheio), cada passo do motor equivale a 0,79375 / 96 = 0,0082 mm de resolução. É uma qualidade muito boa. Mas a minha maquina tem diversas folgas a serem arrumadas, e troquei os motores por uns de 10kgf que são 200 passos por volta.
O Mais importante pra qualquer maquina é o alinhamento, e o nivelamento de todas as peças, esquadro e lixa é obrigatório. Só para ter ideia, um desalinhamento de 0,5mm já faz os motores perderem passo.

Com uma fresa V 60º consegui fazer uma trilha de pcb de 0,01mm ficou show!. Agora estou estudando qual software se utiliza nas impressoras 3d e quero adaptar uma cabeça de impressão, e ter duas maquinas em uma...Também estou pensando em trocar minhas barras roscadas por umas mais grossas ou talvez até por algum fuso de rosca quadrada. Mas é impressionante o que a gente consegue fazer com uma maquina bem simples.
O importante é você sair do papel, ter algo para ver e tocar, ver onde tem folga, o que pode ser feito para melhorar, depois disso, é mais fácil para você pensar em estruturas diferentes, tipos de movimentação, etc. Minha primeira "tupia" foi um motor de HD ligado com um ESC e uma adaptação de "porta pinça". Depois foi uma furadeira e agora uso uma Dremel 4000.

ps: 6 corrediças.

Legal amigão. Tomei nota.

Mauricio,

Recentemente navegando no youtube, encontrei vídeos de uma cnc caseira, com todos os passos de montagem, material utilizado, explicação dos softwares utilizados, configuração do GRBL, etc.

É um projeto interessante, pois não utilizado fuso nos eixos X e Y ( usa correia e polia ). Este projeto é parecido com a X carve ( https://www.inventables.com/technologies/x-carve ). Porém a X carve usa perfis de alumínio que não são encontrados aqui no Brasil.

link: http://www.atividademaker.com.br/

Sds,

Muito legal os sites indicados, baixei o material e estou a estuda-los. Obrigado.

Minha contribuição>

Em uma CNC todos os movimentos são feitos através dos motores de passo. 

Recomendo que estudem o funcionamento desses motores, para entenderem como funciona uma CNC . 

Você sabe o que é micro-stepping ? Leiam os tutorias. 

Sou fã desses chineses da Makeblock ! Ainda não vi um projeto de CNC, mas eles tem Impressora 3D 

http://makeblock.com/index.php?route=product/category&path=82

Obrigado pela boa vontade demonstrada por todos.  Você mostra no seu - “Tutorial Arduino - Motor de Passo 28BYJ-48 + driver ULN2003”- motores, os quais já possuo 3 deles, com seus respectivos drivers. Pela facilidade de uso, baixo custo, bom torque e farto subsidio didático na sua utilização, encontrei boa alternativa para a consecução de meu objetivo. No entanto, esse é o meu primeiro passo. O Rodrigo diz lá em cima que “ninguém vai fazer uma receita igual a de bolo e entregar na sua mão”; no entanto, acredito que alguém irá mostrar-me os passos seguintes:

a)  Exemplo da arquitetura mecânica própria aos motores em tela;

b)  Programas (*.ino) destinados aos testes simultâneos dos 3 motores ainda na bancada;

c)  Este, o mais difícil: uso e indicação de softwares Grbl, gerar códigos Gcode , sei lá mais o que! Nessa parte estou completamente por fora, jamais presenciei, de perto, alguém fazendo isso, a não ser via Internet que, conforme disse; muito bagunça a mente de hobbystas como eu.

 A propósito, vivo numa região em que não se encontra viv’ alma dedicada a esse tipo de atividade. Sou o único, creio, numa faixa de 1000km a qualquer ponto cardeal que se vá. Este o motivo pelo qual apelo ao amigos – posso trata-los assim? - do Labdegaragem. Se alguém quer saber: moro no Norte do Tocantins, Região Amazônica, Coração do Brasil.

Maurício, o torque  do motor 28BYJ-48 é limitado. 

Dá para fazer uma mini CNC. 

https://www.youtube.com/results?search_query=28BYJ-48+cnc

Ok. É meu objetivo: mini CNC.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço