Bom dia galera, eu estava lendo sobre as placas arduino e acabei notando que elas têm um limite máximo de corrente de saída, só o meu módulo WiFi já extrapola esse limite, o projeto que quero fazer irá usar vários sensores, daí como eu só conheço basicamente o arduino eu gostaria de saber qual placa que eu devo usar (que tenha a mesma linguagem de programação do arduino) que consiga atender os seguintes componentes ligados ao mesmo tempo:

Display LCD 3.96" (não achei a corrente no site) 

Led IR (20mA) 

Sensor de temperatura e umidade  (20 ou 40,nao lembro) 

Módulo WiFi (300mA) 

Sensor de presença 

Sensor de luminosidade 

Teclado matricial 4x4

Emissor de rádio frequência 

Módulo RGB

Basicamente são esses os sensores que eu irei usar, caso use todos juntos, provavelmente minha placa irá queimar, então minha grande dúvida é, qual placa disponível no mercado eu posso comprar para atender todos esses sensores? Essa placa usa uma linguagem parecida com a do arduino ou totalmente diferente? 

Exibições: 1208

Responder esta

Respostas a este tópico

Mas estes 40 mA não se referem à alimentação do componente. Todo sensor tem no mínimo 3 conexões. 5V, GND e Sinal.  os  40 mA se referem à corrente que transitará no Sinal. O que vale para a alimentação é o 5V e GND, que terá exatamente a corrente de sua fonte externa, ou melhor, do regulador 1117.

Apenas componentes que são alimentados diretamente pelo pinos do arduino, como por exemplo, os leds, que inspiram preocupação. Aí o resistor adequado resolve.

Certo, então eu usaria uma fonte externa de 5v para alimentar o VCC e o GND do sensor né? Os leds tudo bem, os mesmos não passam de 40 mA...

Digamos que seu LCD precise de 1 ampere. Se você alimentá-lo diretamente nos pinos 5v e GND do arduino, ele funcionará sem nem problema para a sua placa, desde que você esteja utilizando uma fonte que forneça o 1 ampere necessário. os pinos de alimentação não passam pelo microcontrolador. São contatos físicos externos, ligados diretamente ao regulador de tensão, assim como o VIN, que é a tensão de entrada, ou seja, retirada antes do regulador.

Ahhhh, entendi, mas então, mais uma dúvida, o arduino suporta até 1A né? Então seu eu botar 2A então ficará sobrando 1A do qual não passará pelo pino 5V né? Ou seja, minha pergunta é, a maior corrente que o pino 5V pode liberar eh 1A né? Independente da amperagem da fonte...

O datasheet do NPC 1117 diz que, acima de 1 amper. Como te disse, já fiz projetos com 1,5 que funciona há mais de ano. Se você tiver um componente que exija mais corrente, alimente à partir do VIN. Se a tensão do VIN for alta, por exemplo, 12 volts e você precisar apenas de 5, use um regulador 7805.

Entendi, eu só não entendi como funciona esse VIN, oq seria ele? E mais outra dúvida, que nem o display LCD, ele tem várias conexões, algumas vão em portas digitais, outras várias no VCC, como vou saber se ele não está extrapolando os 40 mA por pino ou como irei saber a corrente que ele está consumindo apenas nos pinos que vão no VCC?

O VIN é um pino do arduino que serve como uma extensão da fonte. Ou seja, se sua fonte é de 12 volts 1 amper, o VIN te fornecerá 12 volts, 1 amper.
Quanto aos pinos de sinal, normalmente a corrente é mínima já que o objetivo é o tráfego de sinais entre microcontrolador e componentes. Vamos dar o exemplo do sensor de temperatura LM35. O que passa mesmo pelo arduino, que é o pino de sinal, consome apenas 200 micro amperes. E é assim na maioria dos sensores. 

Hmm, entendi... Outra pergunta, o pino VIN pode entregar 2A se a fonte for 2A tbm? Ou ele tem um limite de corrente? Outra pergunta, eu vejo o pessoal falando desse módulo WiFi ESP8266, eles falam que é bom você ligar em uma fonte externa pq ele consome muita corrente, só que o VCC dele vão ligado no pino 5V, e como você me disse o pino 5V consegue entregar até os 1A da fonte diretamente né?

VIN é uma extensão física do jack da fonte externa. Portanto terá a mesma tensão e corrente da fonte externa.
Quando dizem que é bom vc usar uma fonte externa, o que estão dizendo é que as portas USB do computador onde o arduino é ligado fornece corrente de 500mA, no sacrifício. Se você ligar uma fonte de 12 volts com 1,5 amper, seu pino 5V do arduino passará a te entregar os 1,5 amper, ao invés dos 500mA de antes.

Entendi, então teoricamente se eu ligar esse módulo WiFi no meu arduino (sendo o mesmo conectado numa fonte 9V2A) eu não terei problema nenhum então né?

Zero de problema.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço