Boa noite pessoal,

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a possibilidade, custo e o nível de dificuldade de se fazer um analisador de energia baseado em Arduíno Due para medir distorções harmônicas, potência ativa e reativa e variações de tensão da rede.

Obrigado.

Exibições: 2690

Responder esta

Respostas a este tópico

a saida e um trem de sinal

Allan,

Pelo que entendi, esse optoacoplador nada mais é que dois leds que produzem uma corrente de base num transistor por efeito fotoelétrico. Só que dessa forma, há uma faixa entre +/-0,7V aproximadamente do sinal do transformador que não produz nada de corrente de base, pq o led não acende. Como vc está corrigindo a parte da onda senoidal em que o led ainda não começou a conduzir? e quanto a queda de tensão no led em condução, usa um valor fixo para corrigir o valor amostrado?

Carlos bom dia, 

Eu também optaria pelo Arduino DUE - que tem ADC de 12 bits com taxa de amostragem adequada para esse tipo de aplicação. Lembre-se que os níveis lógicos dele são de 0V ou 3,3V. 

Para medir potência terá que medir corrente. Qual sensor pretende usar ?

Bom dia.

Ainda não defini o sensor de corrente, preciso de algum que seja menos invasivo possível e que de preferência não esteja em série com o circuito, além de ter boa precisão e permitir taxa de amostragem da ordem de 10 kSPS.

Para medir tensão AC, uma alternativa seria usar um transformador. 

Por exemplo 220V/ 5V (não sei se existe esse) . 

Teria a proteção de isolamento entre o primário e o secundário, e seria mais fácil medir uma tensão baixa. 

O que acha disso ? 

O problema do transformador é o custo, que atrapalha a ideia original do analisador de ser de baixo custo, mas como já tenho um, utilizarei ele mesmo. No meu caso é 127/12V, aí acho que usarei um divisor com resistor de precisão para baixar para 1.5V mais ou menos. 

jovens,

tem outro garagista na mesma linha.

http://labdegaragem.com/forum/topics/controlador-de-fp-com-arduino-...

interessantíssimo...

se juntarmos os projetos, fica um produto comercial muito bom.

favor entrar em contato pelo whatsapp 84 988145229

Vi esse post aí.

Com certeza daria sim para desenvolver um produto.

No meu caso por exemplo, recentemente estive em contato com o LabEletro, que desenvolve protótipos de produtos comerciais na área de elétrica/eletrônica para a indústria, e eles demonstraram muito interesse no desenvolvimento desse projeto. Havia até a possibilidade de financiamento de 80% do custo de desenvolvimento, mas como estava sem tempo, tenho pouca experiência em desenvolvimento e nem os demais 20%, não aceitei. Um analisador de energia como pretendo implementar não sai por menos de 3 mil reais e o controlador de FP, como o rapaz mencionou, mais de 5 mil. É uma margem muito boa para uma possível redução de preço para ambos os produtos.

Projeto meu e de um amigo, esta online. Só a corrente esta errada , deve-se multiplicar por 0,1. Estamos usando um TC com primário de 30A, adc de 10bits e ainda  obtendo um bom resultado para baixa corrente. 

http://medidor.etriax.com.br:8052/

Medidor esta gerenciando o consumo de hack. Pinhalzinho-SC.

O video realizado por pelo eng. Luiz Gustavo dá um bom exemplo para iniciar seu projeto. É um vídeo completo, mas não chega a ser um analizador, mas um medidor.  https://www.youtube.com/watch?v=JPuBr3aGlqU

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço