Boa noite pessoal,

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a possibilidade, custo e o nível de dificuldade de se fazer um analisador de energia baseado em Arduíno Due para medir distorções harmônicas, potência ativa e reativa e variações de tensão da rede.

Obrigado.

Exibições: 2689

Responder esta

Respostas a este tópico

porque vc vai usar o Due?

já estou com 40% desse projeto concluido. podemos ir conversando

Acredito que com ele consigo uma maior taxa de amostragem e melhor resolução na conversão A/D para os sensores de tensão e corrente, além do fato de que preciso de uma versão um pouco mais robusta quanto ao processamento e memória. Vc utiliza qual versão? e quais funções vc está implementando em seu projeto?

penso que poderia fazer a coleta e conversão de dados (conversão A/D) fora do micro e só entregar a informação ao arduino.

estou indo aos poucos. corrente, tensão e hora. depois potencias.

Entendi. Tinha levantado essa possibilidade, mas ainda assim preciso de mais memória e processamento por que provavelmente terei uma taxa de amostragem muito alta e algoritmos longos. No momento a minha maior dificuldade está sendo compatibilizar os sensores às entradas analógicas do arduíno, já que são sinais alternados. Pensei em utilizar transformador para a tensão e depois um circuito de filtro aliasing e amplificadores operacionais para deixar o sinal na faixa de 0 a 3.3V. Tem alguma sugestão de como poderia fazer isso mais fácil e mais preciso?

fuja dos ampos .... optoacopladores para as conversões de tensão alternada em sinais. outra coisa, na minha primeira versão, pretendo usar EEPROM com memoria auxiliar e/ou datacenter (SD CARD)

kkkkk já ouvi falar que dá muito problema usar AmpOps, mas não tinha pensado em outra opção. Saberia me dizer o quão preciso são esses optoacopladores e se há limitação de amostragem?

Também irei utilizar um módulo SD card, mas para gravar os resultados processados já integrados ao longo de um intervalo. Eu pensei em por exemplo amostrar 8 ciclos de tensão e corrente, gravá-los em um vetor, calcular e gravar no próprio arduíno o valor RMS, frequencia, distorções harmônicas e outras informações, repetir o processo por 1 minuto e só a partir daí mandar os dados estatísticos para o SD card.

Carlos.

Se esta  querendo calcular fft ira ter que usar os ampop, não ha como amostrar um sinal com confiabilidade sem eles, seja usando transformador ou opto acoplador linear tipo IL300/SLC800. 

Anexei um script do matlab, onde exploro a logica a ser implementada num DSP para medição de potencia e qualidade da energia. 

Anexos

Jucelei,

Obrigado pelo código.

A minha preocupação com os ampops é a questão do ruído e da temperatura. Fazendo uma escala por exemplo de -/+180 Vpp amostrado (127 VRMS) para 0-3.3Vdc, cada volt amostrado é representado por 9,16mV. Acredito ser muito difícil controlar um offset do sinal em um ampop com essa precisão, sem falar dos ruídos e defasagem que podem ser inseridos por efeito térmico de resistores e pela própria temperatura ambiente. 

Estou só acompanhando essa conversa.

Ainda não entendi a sua resistência em não usar amplificadores.

Nesse caso gostaria de conhecer os problemas.

Lembrando que todos os componentes apresentam algum tipo de "offset", ou por temperatura, ou frequência.

Até mesmo os conversores AD apresentam incerteza na amostragem.

Flávio

É como o amigo de cima falou, fuja dos ampops, quando possível. Não tenho experiência quanto a utilização dos mesmos em medição, mas já fui alertado por vários professores quanto a questão de ruído térmico, que segundo eles podem chegar a ordem de alguns mV apenas nos ampops, e no meu caso, esses valores comprometem muito o meu objetivo de medir distorção harmônica. Mas apesar de tudo, provavelmente utilizarei eles mesmo, achoque o nível do trabalho que estou propondo não permite avançar além disso.

Allan, 

Qual modelo de optoacoplador vc está utilizando? ele transfere ca para cc linearmente? A saída é como se fosse um sinal retificado completo, controlado pela corrente do diodo né?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço