Bom dia,

Estou projetando um inversor monofásico, que trabalha em 2 etapas, primeiro a retificação de uma onda senoidal de 220Vca, e a parte que faz o chaveamento da tensão contínua para alternada. Estou usando um arranjo de ponte completa, porém, fiz a programação do Arduino, e ela esta funcionando, porém, não consigo acionar os MOSFET de potencia. A minha ideia é utilizar um BC547 para acionar os MOSFET, porém a tensão do Gate do MOSFET é de 20Vcc, e a tensao que preciso que eles controlem é de 290Vcc. 

Não consigo pensar em um arranjo que eu possa fazer este acionamento. vou postar o arranjo que fiz, porém o PROTEUS não consegue simular.

Obrigado!

Exibições: 466

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Matheus,

Já trabalhei com pontes H com Mosfets para aquecedores indutivos. No nosso projeto utilizamos fontes separadas para os gates na tensão de operação de 15V, no seu caso 20V. Você pode usar uma ou mais fontes dependendo a configuração que estiver usando (Mosfets canais N e P ou só canais N).
Além disso, sugiro a utilização de acopladores ópticos entre o Arduino e o circuito de potência. Existem alguns acopladores que são bem rápidos e podem ser utilizados no lugar dos BC547.

Boa sorte!

Eu preciso trabalhar com uma frequencia de chaveamento de 4kHz, nao achei um optoacoplador com essas configurações, pode me informar algum?

Obrigado!

Nós usamos esse aqui:

http://www.vishay.com/docs/83604/6n135.pdf

Mas a nossa frequência de operação chega a quase 100kHz. Então investimos em algo bem rápido.

Matheus , um optoacoplador muito comum é o 4N35. 

O tempos de queda e subida ( fall e rise time) são de 2 us e o tempo de chaveamento é de 3us. 

Acho que daria para atender essa frequência de 4 Khz. Teste antes ...

O 4n25 será que serve?

Minha recomendação é o 4N35. É diferente do 4N25.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço