Fiquei abismado com a notícia de que já está no forno o ESP32, que será o sucessor do ESP8266.

Li no blog embarcados.com.br

Fui no twitter do Espressif e realmente é verdade. Acompanhe o tweet

Conforme a fabricante, algumas características a serem incorporadas são:

- maior velocidade do WiFi

- incorporação do bluetooth

- processador duplo

- baixo consumo

- diversos periféricos, porém ainda sem USB

- mais memória RAM

- melhor segurança

- API simplificada

 

Exibições: 3127

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite!

adquiri um pluviômetro como o seu mas não estou achando dados sobre a pinagem de conexão, vc já conseguiu algum avanço?

Teria algum arquivo que mostre para que serve cada fio dele?

Boa noite Ewerton, esse pluviômetro tem funcionamento simples. Se vc tiver a curiosidade de desmontá-lo, conseguirá comprovar isso. Nquele conector RJ-11 (igual de fio telefônico) chegam 2 fios. Se vc olhar a outra extremidade desse fio, ali dentro do pluviômetro, vc perceberá que existe um reed switch.
Deduz-se então que cada basculada desse pluviômetro faz o ímãn passar em frente ao reed switch, fazendo com que aqueles dois fios que chegam no conector RJ-11 sejam detectados como um fio só (fio único, contínuo). E quando a báscula do pluviômetro se encontrar em posição de descanso (posição de acúmulo de água), o reed switch estará sem ímãn e portanto não haverá continuidade nos fios.

Portanto, o princípio de funcionamento é similar ao um push button. Há toneladas de tutoriais ensinando a detectar o pressionamento de push button pra acender led com arduino. Basta adaptar tais sketches, considerando que o pressionamento do push button é o mesmo que a passagem do ímãn em frente ao reed switch e o acendimento de led seja substituído por uma contagem (exemplo: seu sketch deverá detectar digamos 3 passagens e converter esse valor 3 em uma certa quantidade de chuva, que é mensurada em mm de água que caiu por metro quadrado)

O grande pulo do gato está justamente em saber como converter o número de acionamentos do reed switch em milímetros de chuva. Para isso, vc precisará calibrar seu pluviômetro, pois imagino que cada pluviômetro tenha capacidade de um certo volume de água para que a água seja basculada. Precisa então conhecer tal volume do seu pluviômetro.

Outra coisa que precisa fazer é calcular a área do face superior do seu pluviômetro, aquela superfície que está apontada para o céu e que receberá chuva. Você precisará calcular proporcionamente a água que cai no seu pluviômetro, que vc medirá em mL por centimetros quadrados e converter em mm por metros quadrados.

Dá uma buscada no google sobre esse assunto que vc encontrará um farto material sobre estudos de como são feitos tais cálculos.

Segurança não depende somente do protocolo, mas também da criptografia dos dados. Se eu tiver o mesmo transceiver que você, eu posso interceptar sua comunicação, e decodificar a informação, assim como eu posso me comunicar com seu dispositivo e invadir sua rede, então Weider cuidado com que você diz.

Flavio, se os dados transmitidos forem criptografados, acho impossível que sejam descodificados. 

Existem vários tipos de criptografia. As mais complexas são impossíveis de violação.

Flavio, Imhugo,

    Quando falo em segurança, me refiro ao fato que se eu criar uma rede utilizando o protocolo nativo do NRF24L01 que é o shockburst, somente alguem utilizando um aparato semelhante, ou que acesse os mesmos padrões, podera ver minha rede e assim conseguir hackea-la, diferente de eu utilizar um dispositivo que mesmo com as devidas proteções, utiliza um tipo de rede popular.

      Ou seja, claro que se alguem tem inteção, recursos materiais e tempo,  ele consegue quebrar quase tudo,  mas aqui entra uma variável que o simples fato de saber que aquela rede esta ali.

      Vou dar só um exemplo, imagine que você criar uma automação pra sua casa, ou um hotel, utilizando o protocolo WIFI,  todo notebook, todo celular e tudo que acessa redes irá ver sua rede,  obviamente não ira poder entrar pois você a terá protegido,  mas ele irá vê-la.  Daqui por diante vai depender da triade citada acima,  Interesse, recursos e tempo.

      Agora imagine a mesma rede criada com os XBEE ou com o NRF24L01,  essas redes somente poderão ser vistas por dispositivos semelhantes ou equipamentos especiais varredores de frequencias de ondas de radio.

    Deu pra entender agora meu ponto de vista?   Não tô dizendo que eu esteja correto, é uma forma de pensar, posso estar errado.

 AO IMHUGO,

     Cara, adorei a gangorrazinha pluviometrica,  sinceramente o cara que bolou algo tão simples e eficiente deve ter sido um gênio, ou deve ter fumado algo bem forte kkk.

  Mas como eu falei anteriormente sobre meus estudos,  não estou estudando os NRF24L01 porque eles sejam melhores ou piores,  estou estudando eles assim como estudei motores de passo, acelerometros, ldr, etc. etc. etc.  são partes de um aprendizado,  assim como quero aprender ainda sobre os ESP8266, sobre os XBEE, sobre bluetooth, etc.

   Não sei o que vai me aparecer amanha, logo, quero estar preparado para decidir pelos meus proprios conhecimentos o que será util a cada coisa que pintar.

Realmente esse pluviômetro é genial. Eu quando vi já quis logo comprar. E olha que essa bagaça já existe faz muitos anos hein! Chuto que há mais de 10 anos eu já vinha notando estações meteorológicas em cima de prédios com essa caixinha, mas nunca imaginei que era o pluviomêtro e que o funcionamento era esse. Fui sacar a simplicidade do funcionamento somente quando vi aquele vídeo no youtube que postei

Continuando com a questão de segurança: se essa sua paranóia é por causa do nome da sua rede wifi estar visível para sua vizinhança, basta mandar o seu roteador wifi não mais publicar o SSID.

Se vc fizer desse jeito, nem vc, nem vizinhos enxergarão o nome (SSID) da sua rede wifi. 

E quem quiser ingressar na sua rede wifi, terá que informar primeiro a qual SSID de rede wifi se deseja conectar

Veja na imagem o local onde eu falo:

Blz inhugo,

   Vivendo e aprendendo kkk.

   Mas como fazer para que a rede criada para um grupo de ESP8266 não seja notada por mais ninguem alem dos digamos... 5 membros que coloquei na rede?

   Tipo, não quero que aparelho nenhum saiba que aquela rede tá ali?   como fazer?

Basta fazer da forma que te falei: desligue o SSID broadcast do seu roteador wifi.

Fazendo dessa forma, ninguém (nem vc) enxergará que a rede está ali. Mas ainda assim vc será capaz de conectar com seus dispositivos, pois basta saber o nome da rede (SSID) a qual vc pretende ingressar o dispositivo.

Perceba que tornar sua rede wifi invisível não significa tornar sua rede inacessível. A sua rede apenas não aparecerá no momento em que os dispositivos buscarem redes wifi (invisível portanto), mas se vc souber o nome da rede (SSID), vc ainda assim terá possibilidade de ingressar na rede wifi (acessível portanto)

Acho que você não entendeu minha pergunta...  ESP8266 até onde eu sei podem criar uma rede entre si sem fazer uso de um roteador WIFI externo.

   Tipo,  quando falo em modulos de apoio a comunicação sem fio, estou sempre me referindo a parte de instrumentação.

    Dai como não conheço ainda os ESP8266 é que fica a duvida:  é possível criar uma rede entre 5 modulos por exemplo, que conversem entre si independente da rede wifi do local,  e que qualquer dispositivo não possa ver essa rede?

Eu realmente não havia entendido, Weider, desculpe.

Agora ficou claro o que vc pretende.

o ESP8266 funciona em 3 modos (o tal do CWMODE), sendo o modo 1 = station, modo 2 = access point e modo 3 = ambos

Eu só tenho experiência em usar no modo 1, ou seja, eu faço o ESP8266 ingressar na minha rede wifi servida pelo roteador TP-Link que tenho em casa

Mas é possível fazer ele funcionar no modo 2, ou seja, vc elegerá um dos seus módulos ESP8266 para servir como access point, sendo que ele quem criará a rede wifi e portanto é nessa rede que os demais módulos ingressarão.

Eu não tenho experiência em usar dessa forma, então não tenho muito o que falar sobre como fazer isso. Mas sei que dá sim pra esconder o SSID dessa rede wifi criada por um módulo SSID.

Li sobre isso nesse fórum:

http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=6&t=503

Portanto, se é possível esconder o nome (SSID) da rede  wifi criada, a resposta pra sua dúvida é SIM, dá sim pra criar um rede entre os 5 módulos e fazê-los ficarem invisíveis.

Olá Weider,

Muito interessante o protocolo shockburst, assim que li aqui me interessei em dar uma olhada.Porém, não achei nada mencionando algum tipo de criptografia.

Se não há criptografia, creio que este protocolo seja milhões de vezes mais fácil ser hackeado.

Poderia me indicar onde menciona o algoritmo usado no protocolo shockburst?

Abraços,

  'Eiju

Apesar de estar de fora dessa "discussão" gostaria de deixar meu ponto de vista sobre isso.

Primeiramente parabeniza-lo pela parte em que diz que seu estudo sobre o NRF24L01 não é por acha-lo melhor, mas sim para complementar seu aprendizado.

Tanto o ESP8266 como o NRF24L01 apesar de possuírem algumas características semelhantes, como o fato de possuírem um tipo de comunicação sem fio, não acho que estão no mesmo patamar para comparação. Cada um possui suas qualidades e defeitos e cada um irá se encaixar melhor em um determinado tipo de projeto.

A parte da segurança, entendo o que você diz mas nenhum sistema está 100% seguro. Concordo que o fato do ESP8266 gerar uma rede no qual todo mundo possa ver (não sei se é possível ocultar o SSID do ESP no modo 2) pode deixa-lo mais "vulnerável", porem isso é extremamente útil para alguns projetos.

Por exemplo, em um dos meus projetos utilizei o ESP8266 para se conectar ao wifi e no momento da configuração (escolha do SSID e senha) eu deixava ele no modo 3 pois assim poderia acessa-lo facilmente por qualquer dispositivo, após essa etapa ele entrava no modo 1 e eu poderia ocultar a SSID do meu roteador. Nesse caso o NRF24L01 não se mostrou (pelo menos pra mim) tão útil quanto o ESP8266. Cada caso é um caso.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço