Como converter CA para CC para alimentar fontes a longa distância?

Olá pessoal, ainda sou inciante em eletrônica / Arduino e preciso montar uma fonte onde converta energia 110 CA saindo de um nobreak e enviando na outra ponta através de corrente continua em 160 V, sendo que deverá alimentar fontes de 110 de 500mA e 1A em um cabo de longa distância (4KM +ou-).

Já utilizei algo assim:

Nobreak (110v)  >>  FONTE converte CA em CC >>> Saída 160V CC >>> Fonte 110 V 1A a no máximo 4 KM.

O objetivo disso seria alimentar a cada 100 metros um switch (110 V 1A), enviando a energia via cabo de rede CAT5.

Agradeço muito a quem puder me indicar o caminho.

Obrigado!

Exibições: 10291

Responder esta

Respostas a este tópico

Nobres,

só uma pergunta: porq não coloca uma rede de Vca de 4 km e nós pontos de trabalho coloca Trafo+retificador. Individualmente seria melhor até para manutenção. Sem contar que fazer um retificar com esses especificações não é caro não....Sei não, eu faria assim.... desculpe se não entendi bem!

Olá Allan! Acredito que sua forma de pensar esteja correta e funcionaria, porém preciso fazer algo seguro, e acredito que de acordo com sua sugestão, enviando corrente CA de alta tensão seria perigo devido a choques quando um cabo desses se romper na rua. Acho que entendi o que você quis dizer. Obrigado!

Marcos, pode ser que soe estranho.porque nossa experiência "tomando choque de 1,5...3V...6V...12V..." "nos diz" que CA é mortal e CC não é mortal.

Mas isso não tem nada a ver, quer fazer uma experiência??? É simples, pegue um cabo e a bateria de um automóvel (12 Volts CC) e puxe 2 "fioszinhos" e encoste na língua...Viu????

É um tranco!!!! Mas enquanto só encostamos a mão, quase não sentimos nada...Acontece que a nossa pele é mais sensível a CA que a CC (aquela sensação de formigamento...), mas quando levamos um choque CC a química de nosso corpo reage como se tivéssemos levando um choque de qualquer tipo (senão, ninguem morreria, como as vezes ocorre, ao levar uma descarga de capacitor, ou até um relâmpago, já que são pulsos de uma polaridade só.).

Outra 110V CA ou 160CC não passam de corrente alta e portanto passível de matar, espere só um cabo desses se romper em um vendaval e alguem "encostar" no vivo que vc.  vai entender o que estou falando. Enquanto estiver seco quem sabe ninguem morra...mas com chuva...só com sorte...espero ter sido claro. Boa sorte.

Olá Euclides! Ficou um pouco confusa sua colocação, mas independente do estado de espírito que você estava quando postou sua "opinião", quero dizer que só utilizo hoje aqui a 160V CC e amperagem baixa e ao tocar nos fios o choque é inofensivo, ao contrário de enviar por exemplo 110 CA (como colocado por Allan), e uma criança tocar nos fios (caso o cabo se rompa e caia no chão), levará um baita choque. Bem, já no caso de de "pegar os fios a 12V e tocar na língua", não acredito que exista alguém com tamanha ignorância ao ponto de fazer isso ao encontrar os mesmos soltos/jogados na rua.

De acordo com a Norma Regulamentadora número 10 (NR 10 - Segurança em serviços com eletricidade) do Ministério do Trabalho do Brasil, tensões menores que 50 V em corrente alternada e 120 V em corrente contínua são inofensivas. Estas são chamadas de extra baixas tensões (EBT). Tensões maiores que 50 V e menores que 1000 V em corrente alternada e entre 120 V e 1500 V em corrente contínua são chamadas de baixa tensão (BT).

Veja:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Choque_elétrico

Olá Marcos. Me desculpe se pareceu que meu estado de espírito estava ruim. Não estava pode acreditar. desculpe duplamente se parecí arrogante ou algo pior, não foi minha intenção, sério.

Eu sei que ninguem em sã consciência iria colocar um fio desses na boca (com 160 V...) o que quis dizer é: que com 12V (uma bateria), se segurarmos na mão não "dão choque"...mas deixa qualquer um "desanimado" se o fizer na boca/língua...embora o assunto é sério, o efeito é até divertido (mas só se a pessoa não tiver nenhum problema de saúde e depender de marca-passo), foi com este espírito que disse o que disse. Me desculpe se não concorda.

Gostaria de ver fotos deste equipamento que faz a conversão de 160V DC para 110V AC.

Tenho uma idéia para copia-lo. Mas só vendo. Aguardo. Até a próxima.

OK Euclides, tudo bem! Então, o aparelho é caseiro e quem fez pegou todo o circuito e pôs dentro de massa plástica automotiva, já até tentei usar um produto próprio para derreter essa massa mas não fez muito efeito a não ser enfraquecer uma fica "pele" da massa que está sólida como pedra. Tentei quebrar e acabou em desastre (rsrs), quebrando pedaços grandes e consequentemente cortou alguns fios. Resolvi assim parar para não danificar de vez o mesmo. Acredito que se tentar abrir todo ele irá no momento que quebrar um pedaço da massa, quebrar os componentes dentro também. Enfim, quem fez não quer de forma alguma mostrar como fez. Fotos não ajudaria muito visto que só veria a massa plástica. Posso realizar testes com multímetro ou qualquer outro método e te passar os dados.

Descrevendo o aparelho melhor melhor:

É como uma fonte, conecto ele ao meu nobreak alimentando ele com 110 V, e ele tem mais dois fios positivo/negativo onde ligo direto na fonte (110 1A), do switch. Medi com o multímetro e nestes dois fios positivo/negativo está dando 160 V CC e estou usando ele em teste com mais de 2 KM de cabo, sendo que depois de 2KM alimento o switch como se estivesse somente 1 metro de cabo.

A massa em questão (deve ser) epox... prática muito usual.... porq agente não procura um esquema de um trafo com essas caracteristicas?

Olá Marcos.

1 - Os 110V que saem do Nobreak são CA?

2 - Tem certeza que nesta "fonte" (de 160V) está saindo CC?

3 - Para cada switch há uma fonte que se alimenta destes 160 V CC?

4 - A entrada destas fontes é 110 ou 160 V CC (isso é o que parece pelo que vc. escreveu, muito estranho...que a entrada seja em Corrente Contínua...tá certo disso)?

5 - O seu switch é de 9V (ou próximo disso) e a saída desta fonte é nessa tensão?

6 - Esta tensão é estabilizada por esta fonte, antes dos switch?

7 - Algum destes equipamentos aparenta estar com a temperatura alta?

Tenho 2 teorias:

1 - Este aparelho eleva a tensão para 160V (mas em CA) e as fontes do switch "aproveitam" esta sobretensão e o cabo "virou resistor" e quando chega nas fontes, o que chega está sendo algo próximo de 90V...120V e a fonte estabiliza para a tensão correta do switch e portanto funciona.

2 - Realmente esta "fonte" ligada a saída do nobreak, eleva para 160V CC, e as fontes dos switch na verdade são fontes chaveadas (portanto tem um oscilador dentro) que aproveita o que chega, converte e estabiliza para a tensão do switch.

Estas fontes, do switch são comuns ou fornecidas pela mesma pessoa que te fornece a fonte de saída do nobreak?

Se não entendeu alguma coisa aqui, por favor pergunte.

Ufa...até depois.

Euclides, irei coletar todas essas informações de forma minuciosa e precisa e lhe retorno. Amanhã faço no trabalho. T+

Coloque uma ponte de diodos pra uns 6A, alguns capacitores de 1000uf para filtrar seu ripple, no cabo, use 2 pares para o positivo e o negativo e as fontes TEM DE SER chaveadas, um dos segredos deste lance é não usar cabo cobreado, e sim 100% cobre. Tenho lances de 2km sem problemas com switches a cada 100-110mts, a CC NÃO INDUZ no cabo de rede e este é o grande lance deste tipo de circuito. Fique atento aos capacitores este sim tem papel importantíssimo no sistema. As fontes chaveadas trabalham com uma tensão mínima de 88Vs, fiz muitos testes de laboratorio aqui usando switch int_elbras, a media de consumo de cada um é de 2W.

Boa sorte. 

Jovem, poderia descreve, por menores, seu projeto.... Porq não entendi o termo "alta tensão" que vc usou... Sem contar que, pelo que colocou, vai haver uma elevação de 110 vca para 160 vcc... explica melhor, pode ser!?

Allan, me expressei de forma incorreta ao usar "alta tensão", pelo que entendi, você se referia a 110V CA quando disse "uma rede de Vca de 4 km" (Se eu estiver errado me corrija). Postei acima uma anexo com a descrição do que tenho hoje funcionando. Obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço