Fala galera,

Seguinte, faz tempo que não mexo com eletrônica mas estou querendo voltar a mexer, principalmente com coisas tipo jogos eletrônicos. Estava pensando em criar uma plataforma de hardware open source para termos uma comunidade estilo o Uzebox. Desenvolvermos a plataforma e escrever jogos.

 

A idéia é diversão, não é produzir um console pra competir com os que existem nem nada disso. Ter algo fácil de montar e programar, com componentes que sejam fáceis de encontrar aqui no Brasil ou que pelo menos seja relativamente barato de importar em baixas quantidades.

 

Gostaria de saber a opinião de vocês principalmente em relação ao fato de ter que soldar um microcontrolador TQFP tipo esse https://en.wikipedia...ad_Flat_Package

Ou se acham melhor que seja um com encapsulamento DIP mesmo https://en.wikipedia...in-line_package

 

Essa pesquisa é porque a princípio tenho duas idéias, ou utilizar um ATmega1284p no formato DIP com 16kbytes de SRAM rodando a 21.47727MHz com mais alguns CIs mais comuns pra ajudar a gerar cor, OU um ATXmega no formato TQFP 64 ou 100 pinos com 8 ou 16kbytes de SRAM podendo ser overclockado até uns 57.27272 MHz talvez, preciso ver qual o valor mais seguro de não dar problema.

 

E aí, o que acham?

Exibições: 546

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara, em arduino não rola,   não é esse o objetivo desses carinhas.

O que você deseja tá mais para Raspbery Pi,   dá uma lida e você verá que tudo que colocou já existe, pode até não existir no Brasil, mas já existe por ai pra o Rapbery.

Concordo com o Weider Duarte, "vídeo" não é o forde de um microcontrolador.

Ok, ele é muito mais rápido que um z80 que toca um MSX, uma máquina de flipper, etc. 

Ainda, um MSX não usava nenhum componente SMD e tinha jogos que gostava muito, vide: 

https://www.youtube.com/watch?v=jIIPCUTxFjk

https://www.youtube.com/watch?v=I5JAT7t0pZo

Inclusive... meu MSX tá lá no armario pronto pra ser ligado a qualquer momento. Pena que esse momento nunca chege... 

Sobre videogames do tipo console pouco posso afirmar, sou do tempo do atari, não conheci bem os novos.

Enfim, diria que o trabalho não compensa. O MSX era quase um milagre de engenharia para a época (1981 no japão 1985 no Brasil) que dificilmente seria reproduzido hj com tais tecnologias. Ele tinha processador de vídeo e processador de som independentes e tal. Hj pra fazer a mesma coisa vc precisa de 32bits, GBs de ram, etc.

Minha sugestão seria dar um pequeno passo e chegar ao RaspberryPi, que já tem isso tudo pronto é só baixar e rodar:

http://piplay.org/

http://www.instructables.com/id/MAMEFrame-The-battery-powered-MAME-...

A placa é essa:

http://www.labdegaragem.org/loja/raspberry-pi-modelo-b.html

Entendo. A intensão não é emular outro sistema nem utilizar o Arduino. Na verdade eu nem mexo com arduino.

É mais pela diversão e desafio mesmo. Com certeza não é algo viável nem praticável do ponto de vista comercial ou de tempo.

Utilizar um processador ou sistema mais potente como o raspberry PI tiraria o fator diversão.

Eae,

Só pra dar algum sinal de vida, segue um video de raycasting com o ATXmega384C3 rodando a 72MHz. 

Estou utilizando 8 bits de cor, onde defini 2 bits pra cada cor RGB e dois bits gerais de luminância. A resolução do raycasting que usei foi de 192x144. Ficou um formato bom ocupando 27648 bytes dos 32768 disponíveis, sobrando uns 5k de RAM para a aplicação,  e dá pra deixar os arredores da tela como hud para mostrar status, vidas, mapa, etc.

https://youtu.be/hQ16UbVliLU

Implementei também um modo gráfico mais simples de tiles para texto e já adaptei uma versão de tiny basic pra ele com interface de teclado PS/2, rodou legal. Assim que fizer um video eu posto. No caso do basic, na parte de salvar um programa na eeprom e carregar a coisa complicou por causa do overclock. A eeprom não funciona de jeito nenhum a 72MHz como já era de se esperar. Implementei então duas funções simples para mudar o clock para 32MHz e pra voltar para 72MHz. Dessa forma sempre que o basic vai fazer alguma operação na eeprom ele reduz o clock e depois volta. Nesse meio tempo a geração do sinal VGA é interrompida. Então na hora de salvar algum programa ou carregar a tela dá uma apagada. Mas acho aceitável, inclusive isso acontecia com alguns computadores 8 bits antigos. De qualquer maneira no futuro possivelmente não utilizarei a eeprom interna, e apenas um cartão SD / microSD.

Abraço.

Use Raspberry Pi . 

Baixe as revistas - são de graça !

https://www.raspberrypi.org/magpi/issues/ 

Tem dezenas de projetos de video games com Raspberry Pi . 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço