Boa tarde galera!

Sou novo aqui no fórum e recentemente me deram o desafio de criar um apontador de produção, pesquisei sobre o assunto e resolvi usar o arduino para isso. Tenho pouco conhecimento em programação de hardware e muito conhecimento em banco de dados e php.

O meu desafio é o seguinte:

Inserir no hardware o código da OP(ordem de produção) e com isso já aparecer o pedido de apontamento no display, de inicio a maquina a ser utilizada na produção, apos inserir a maquina será pedido o código do operador e assim dará inicio a produção, com o hardware conectado a maquina será cantado o ciclo que dará a informação de quantidade de produto feita, apos chegar ná quantidade solicitada na OP finaliza a produção e a maquina para e será pedido uma nova OP.

Minha duviada é a seguinte:

É possivel fazer isso com arduino?

E posso contar com a ajuda de todos para esse desafio?

Exibições: 1807

Responder esta

Respostas a este tópico

vc está explicando como se nós entendêssemos do que se trata esse ambiente, mas não deveria... pense que não temos a mínima idéia do que se trata.

trata-se de fabricação do que?

o que é "pedido de apontamento"?

quando vc fala em inserir o código da OP, alguém poderia inserir um código qualquer, mesmo que errado. Como se dará a validação desse código? Há um local, tipo banco de dados, onde os códigos inseridos são checados quanto à validade?

idem para máquina, de que forma é checado se o código da máquina a ser usada é válido? e o código de operador?

e essa contagem de produtos fabricados, vc já possui o equipamento que conta? esse equipamento já pode fornecer informação de contagem pro seu arduino?

Bom dia, bom vamos lá.

Trata-se de injeção de termoplásticos, mais especificamente estojo para óculos.

O pedido de apontamento, trata-se especificamente das informações necessárias para realizar o mesmo.

Sim tem um banco de dados onde hoje é feito toda o gerenciamento da industria, a OP será validada, se positiva inicia-se o processo relacionado a ao apontamento. Onde o mesmo a posterior da OP consiste em informar um código relacionado a atividade onde também tem que ser validada, posteriormente será inserido o código relacionado a maquina, esse já poderia ficar fixo no equipamento pois pretendo criar um para cada maquina, seguinte será inserido o código do operador que também será validado. Com todas essas informações dadas e validadas o equipamento(Arduino) gravaria em sua memoria ou em qualquer outro lugar a quantidade a ser produzida, informação essa que se encontra na OP dando assim inicio a produção. A cada ciclo de maquina será contado pelo Arduino e multiplicado por 2, ai essa informação consiste em o numero de produto produzido por ciclo, quando o numero produzido e a quantidade a produzir bater o arduino interrompe a maquina(Injetora), dando uma Message, que a produção foi concluída e se deseja armazenar ou gravar dados, pronto, por fim aparece apontamento realizado com sucesso. E volta para tela de iniciar outra OP. Bom as injetoras já tem contadores de ciclos mais não tenho certeza sem a equipe de manutenção tem acesso ao PLC para podermos pegar esse dado, a minha ideia era aproveitar o mesmo sensor ou se for caso instalar um próprio para contagem e um rele para interromper o processo quando terminar a produção.

É possível fazer isso com o Arduino e posso contar com a ajuda da equipe do fórum.

Caro colega,

Creio que pouquissimos ou ninguém irá te ajudar se não explicar direito o que deseja.

Não basta dizer o que é apontamento, nem o que é OP.

Tem que dizer algo do tipo:

 - O pedido possui codigo de barras e a entrada do código de barras irá acender uma lampada.

 - O Arduíno irá acionar um botão na máquina cujo painel de controle é composto por botões NA e teremos como ligar um rele em paralelo para comandar.

Pois:

 - Ninguëm conhece o SEU EQUIPAMENTO, o SEU AMBIENTE de PRODUÇÃOe em vez de tentar adivinhar e ficar perguntando, é mais fácil trocar de Post e ajudar outras pessoas.

Fotos, diagramas e documentação das máquinas irão ajudar muito.

Boa sorte,

  'Eiju 

Ok, vou preparar uns print, uns relatórios de OP e fazer algumas demostração do que estou querendo fazer, e se a possibilidade.

Você pode optar por usar uma plataforma tecnologica dedicada a este tipo de projeto chamada CSV Comp Framework (que é um DB + CGI integrados)
Consigo resolver sua demanda por algum pequeno custo,afinal,tambem como feijão kkkk
http://adltecnologia.blogspot.com.br

Bom dia, preparei alguns relatórios de nosso sistema e alguns Prints de tela do software que temos aqui hoje e no qual pretendo montar esse hardware para interagir.

A ideia desse hardware seria apenas receber dados de um banco de dados e inserir dados nele e através desses dados ligar ou desligar um equipamento, não vejo muito problema nisso, o problema que vejo e que não sei por onde começar quais artigos ou exemplos de injeção de SQL via arduino.

Bom vou tentar explicar o máximo da produção hoje e como é feito o apontamento para que você possa entender.

Tudo se inicia com o sistema gerando uma OP - (Ordem de Produção), nessa OP existem itens primordiais que o supervisão e a operação precisa saber para que seja executada, detalhei ela em cores para melhor visualização.

Em amarelo é o seu localizador, com esse numero você consegue acessar o sistema e ter todos os dados da OP, iniciar um apontamento, ver seu vinculo com o pedido etc...

Em cinza, o produto a ser produzido e seu código.

Em verde, a quantidade a ser produzida.

Em azul, as atividades a ser executada para que essa OP seja realizada, nesse caso só existe uma.

Após o recebimento dessa OP inicia-se a produção com isso também o seu apontamento.

Com a OP em mãos o operador vai até um computador e inicia o seu apontamento digitando o localizador de OP

e inicia a produção clicando em apontamento de produção(F9).

entra com o codigo da maquina nesse caso 01 - Injetora 01. Aperta próximo(F3).

Entra com o codigo do operador nesse caso 17 - Robson Alves. Aperta Próximo(F3).

Nesse momento ele apenas confirma a quantidade prevista para sua produção, nesse caso 1.000 pçs. Aperta Próximo(F3).

E confirma a data e hora de inicio da sua produção. E o operador volta a maquina e inicia a produção fisicamente apos as 1.000 peças.

Concluídas, ele retorna ao computador de apontamento e realiza a finalização do apontamento e da OP.

Digita novamente o localizador de OP, agora essa OP já se encontra em produção ela não vai perguntar a maquina e nem o operador vai direto para a quantidade produzida. Então com a OP localizada ele clica em apontamento de produção.

Insere a quantidade final de sua produção. Aperta Próximo(F3).

Insere data e hora final de sua produção e clica em finalizar(F5).

Pronto isso é o que chamo de OP e apontamento, a minha necessidade e fazer tudo isso via um hardware que não seja um PC, seja algo mais barato e eficaz, pois em horário de inicio e fim de produção geraria um caos na hora de fazer tais apontamentos, hoje apenas uma pessoa realiza isso na fabrica, ela recolhe fichas de produção que contem esses dados e alimenta o sistema.

Esse prototipo que quero montar iria seguir o mesmo principio do sistema não ia ter contadores de ciclos, nem leitores de codigo, apenas coleta e injeção de SQL no banco de dados e com o tempo ir aperfeiçoando, com contadores de ciclos, com quantidades de peças perdidas(Refugadas), tempo de pausas, tempo de paradas de maquina, tempo de paradas de produção etc...

É possível criar um sistema desse modo com o Arduino? por onde começo? o que preciso comprar para iniciar o projeto? vocês conseguiriam me dar um luz para iniciar o projeto?

Estou querendo fazer a aquisição dos seguintes itens será que falta algo ou já dá para começar?

01 - Arduino Uno R3

01 - Cabo USB - AB p/ Arduino

01 - Módulo Ethernet enc28j60

01 - Fonte Chaveada 12v 1A específica para Arduino

01 - Display LCD 16x2 Escrita Branca, luz de fundo Azul.

01 - Módulo relé com 1 canal

01 - Sensor Ultrassônico

30 - Jumpers Macho - Macho

20 - Jumpers Macho - Fêmea (modelo premium)

01 - Protoboard 400P

01 - Teclado Membrana 16 teclas

01 - Potenciômetro

01 - Controle Remotor Infra-Vermelho

01 - Par de módulos RF433 Mhz

Tem mais coisa do que eu necessito, porem já vem no kit e mais alguns brindes como resistências, LED e etc....

Dae Josué, cara se tu conseguir fazer isto tenho interesse tambem, injetoras de talheres, mesmo caso do seu, tenho que implantar o pcp e to pensando em arduino ou raspberry pi.

Conseguiu desenvolver o projeto, amigo ? também estou precisando

Eu conheço os meios tecnicos para se fazer isso,mas não posso deixar de cobrar devido que tambem como feijão.

pode especificar melhor ?

A solução vai depender de sua demanda.

Tenho soluções vastas.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço