Saudações LdG!

"E muito gratificante poder entrar no mundo arduino e saber que existem pessoas que ajudam umas as outras, nao em pro de si mesma, mas em beneficio do proximo"

Sou iniciante na tecnologia e mesmo na programação de arduinos, porem tenho alguns fundamentos da programação, venho aqui pedir ajuda para começar neste novo mundo, se possivel, sugestão de conteudo, apostilas e afins para eu começar meus estudos. 

 Para minha bancada de teste já comprei um automation board aqui da loja da ldg e uma placa ds1307 para controlar o tempo, e assim que chegar quero começar a programa-los, já tenho um projeto em mente, que sera para mim de grande valia, agoar a horta!

A horta aqui nao e pequena, por enquanto sao mais de 20 arvores frutiferas todas plantadas a menos de 5 meses, alem de, por enquanto 4 canteiros de verduras e legumes, alem de bananeiras e mandiocal, eh da trabalho agoar isso tudo.

Antes mesmo da automação, ja reduzi meu trabalho, agora cada canteiro conta com um aspersor controlado por uma torneira, e so abrir, esperar de 10 a 15 minutos que ta tudo agoado, alem das plantas frutiferas, que fiz um sistema de irrigação por gotejamento, e so abrir a torneira que ta tudo agoado!

Tambem tenho tres postes de luzes que iluminam a area aqui, quero liga-los no arduino para que eles liguem e desliguem com determinado horario pelo arduino!

Aproveitei esse meu sistema, por que agora e facil automatizar, em cada torneira troco por uma valvula selenoide controlada pela placa arduino, ja tenho tudo em mente, so não o codigo.

A placa deve demorar entre 7 a 9 dias pra chegar, entao tenho bastante tempo para estudar e preparar o codigo, sem mais delongas, minha ideia seria assim:

Projeto Irrigação

obs: a irrigação e feita por torneira, pode ser que alguem feche a torneira e o sistema continue ligado, por enquanto nao comprei o sensor de fluxo d'agua, mas futuramente quero comprar, assim quase o sensor indique falta de agua o sistema nao acione, tambem futuramente implantar sensor de chuva, em caso  de chuva o sistema nao trabalhe, tambem uma função que se der algum problema o arduino me informe por email ou envie uma aviso por bluetooth.

Na minha ideia, tera um relogio, que em determinado horario, por exemplo 17:30 os postes de luz se liguem, e as 06:00 desliguem. Neste ponto nao sei se o arduino fica toda hora lendo o horario no relogio, ou ele sabera a hora em que devera ligar a luz. 

Na minha ideia, para a irrigação, começando em fase teste, por enquanto ligarei apenas 3 aspersores controlados por uma valvula selenoide que substituirei pela torneira, na qual, em determinado horario, por exemplo as 16:30 o 'aspesor1' acione a valvula e agoe, assim, as 16:45 o aspersor se encerra e o 'aspersor2' se inicie e assim por diante, comprei um relogio, porem ainda nao sei se o arduino sabera a hora certa de acionar as funcoes ou toda hora consultara o relogio, e tambem se necessitaria contar o tempo entre o acionamento de um aspersor e outro.

Por enquanto meu projeto e isso, mas para inicio ta bom, ja pegarei alguns tutorias que ja fizeram aqui no ldg sobre o automation board, ligação de lampadas, selenoide, isso tudo posso me virar, porem sugestões sao aceitas, criticas, se alguem ver alguma falha na minha ideia, quiser colaborar sera muito bem aceitas, principalmente com a parte do relogio e temporizador!

Exibições: 2505

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa  Noite João, obrigado pelo contato!

Intendi o que quis dizer e (o que o José já tinha dito, mas nao tinha intendido), desculpem pela teimosinha pessoal, nao ira mais se repetir!  Mas vamos ver se intendi, o pc intao por exemplo rodaria um codigo que controlasse a horta, ae por exemplo, quando chegasse na parte do codigo ele enviaria as operações pro arduino, ele so serviria de ponte nao e isso?

Acho que você entendeu.

Digamos que todo dia as 17 horas deve ser ligado a solenoide que libera a passagem de agua para a plantação. O computador ficará monitorando o relógio (dele mesmo) e quando ele detectar que deu esse horário (17 horas), ele envia um comando para o arduino através da serial informando qual relê que o arduino deverá ligar e fica aguardando a resposta do arduino (se o rele foi ligado ou não), ao receber a resposta o programa atualiza a parte da interface que te mostra o status.

Acredito que dessa forma é mais simples em todos os sentidos, primeiro porque você pode colocar um menu de atividades nesse programa e assim escolher quando você quer que cada atividade ocorra sem ter que ficar reprogramando o arduino toda vez que quiser alterar algo e segundo é devido ao relógio, basta configurar o relógio do seu computador normalmente (e ainda tem o fato da precisão).

Boa Noite João!

Intão eu criaria um pequeno software certo, em qualquer linguagem de programação, java por exemplo, mas isso dificultaria e levaria tempo ate um beta pronto, poderia eu, por exemplo criar apenas um executavel em cmd?

Você já ouviu falar de python?

É bem "facil", você pode usar Programação Orientada a Objeto, (parecido java, C++) ou procedural, parecido C (salvo a diferença entre as linguagens)

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/comunicando-arduino-e-python

http://playground.arduino.cc/Interfacing/Python

http://www.embarcados.com.br/python-e-arduino-comunicacao-serial/

Outra forma, sera criar uma aplicação baseada em web.

Se você utilizar, como disse o Flavio, o python não será nada demorado (o mesmo vale para o processing), porem acho mais simples criar interfaces com o processing do que com o python.

Uma sugestão minha seria você escrever toda a lógica usando python sem interface gráfica, apenas modo texto. Nessa etapa você já terá um retorno de como está atuando o seu sistema (mesmo que ainda esteja feio)

Em seguida faria esse programa em python utilizar um banco de dados (fica a seu critério) e armazenas todos os dados de sensores, reles e horários nesse banco de dados e desenvolveria uma interface baseada em programação web (através desses dados do banco de dados).

Dessa forma você teria o computador fazendo o "trabalho pesado", o arduino apenas atuando sobre os reles e ainda uma interface baseada em web que você pode, alem de ver nesse computador, acessar de qualquer dispositivo com conexão com a internet. Acho isso interessante.

Mas de inicio, foca em fazer o script que controla o arduino.

Olá, eu recomendo vc esquecer o DS1307 e no lugar dele, adquirir um DS3231.

Para saber o motivo, vide o tópico http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-rtc-ds1307

Para fazer desse jeito aí que vc planeja, isto é, acionar a válvula solenóide em horários pré-determinados, vc terá realmente que usar um RTC. Mas não entendi sua preocupação em manter o arduino consultando o RTC para saber que horas são. Afinal, RTC serve pra isso mesmo, serve pra informar as horas pro microcontrolador. Em outras palavras: mande o arduino ficar consultando que horas são ininterruptamente em loop. E conforme o horário do dia, programe o arduino para executar as ações que vc pretende (ligar válvula solenóide, desligar válvula, acender poste de luz, desligar poste de luz, e assim em diante).

Se seu sistema que montou já é capaz de irrigar a plantação via pressão de água que tem na torneira, vc já terá certeza que funcionará com a válvula solenóide. Compre daqueles que são usadas em máquina de lavar roupa. Custa por volta de 20 a 40 reais, dependendo da loja. Existe tanto para corrente AC (110 ou 220v) quanto pra CC (12 ou 24v). Veja qual é mais conveniente pra vc.

Para acionar tal válvula solenóide, vc deverá adquirir um módulo relê. Assim vc manda um sinal de 5V a partir do arduino e, como resposta, o relê faz o chaveamento pra acionar a válvula solenóide.

A mesma idéia serve pra acionar o poste de luz com um relê. Só fique atento à potência das lâmpadas, para não exceder a capacidade do relê.

Vai ficar show de bola. Eu aqui montei um esquema parecido pra aguar alguns vasinhos plantados com temperos. Nada ambicioso, nada muito produtivo, apenas pra ter a satisfação de ver as plantinhas sempre saudáveis mesmo sem ter o trabalho de ficar aguando todos os dias e/ou poder me ausentar de casa por alguns dias sem me preocupar com a desidratação das minhas plantas.

A diferença é que não usei um arduino pra controlar o tempo e acionar o relê. Eu usei um timer digital programável que estava encostado aqui acumulando teia de aranha e botei ele no meu projetinho de irrigação

Eu usei um desse para acionar a válvula solenóide (tudo bem que é considerado muito bom, é relativamente caro, mas ele estava aqui encostado, então acabei dando um uso nobre pra ele):

Olá Hugo, obrigado pelo contato, e bom saber que muitos aqui estao dispostos a ajudar!

já fiz um desenho grotesco sobre meu projeto (gente, fase de rabiscos tah)

Intendi por que usar o DS3231 no lugar do DS13
07, mas ja comprei ele, comprei so dando uma pesquisada nao vi esta questao do atraso, mais pra frente troco e fico atento agora ao comprar os shields, mas para uma fase beta este serve por enquanto.
Coloquei a duvida sobre o relogio ter que consultar a hora pois nao sabia seu funcionamento, mas agora ja sei, "Em outras palavras: mande o arduino ficar consultando que horas são ininterruptamente em loop" vou lembrar na hora de escrever o codigo, obg
Quanto ao selenoide, a melhor forma pra mim e usar um de ca 220v, pois aqui a eletricidade e 'gratuita' melhor que usar fontes extras, etc ja tenhos uns aqui pra testar.
Quanto ao rele, comprei a automation board, e ela ja conta com 4 reles 110/220 ja onboard na placa, procurei ajuda aqui no ldg, e me recomedaram que para cada rele, a especificação recomendada seria 220v a 4.5a resultando em uma potencia maxima de 1000w por rele, assim poderei conectar tranquilamente minhas luzes nos reles, assim como os selenoides.
Estou montando este projeto porque sempre tive vontade de aprender a usar o arduino, e que a automatizaçao da horta pra mim sera juntar o util ao agradavel! Fico impressionado com as possibilidades do arduino, e mais impressionado por ele ser livre. Obrigado por enquanto pelo contato, conserteza procurarei por sua ajuda....

Anexos

no lugar de uma torneira comum, use uma torneira dessa:

É uma maravilha, pois vc terá disponível uma torneira normal pra uso comum e naquela saída auxiliar, vc conecta a mangueira da irrigação. Assim vc poderia deixar aquela torneira sempre aberta, arrancando fora a manopla para impedir o fechamento de alguém desatento.

Aislan bem vindo ao Lab de Garagem !

Qual o seu nível de conhecimento de eletrônica e instalações elétricas ?

O modulo que comprou não é barato e uma ligação errada poderá danificar o seu equipamento. 

Muito cuidado ao usar eletricidade com sistema de irrigação. Devido ao risco de choque elétrico. 

Isole todas as fiações e conexões. 

Se ainda não conhece o Arduino, sugiro esse livro. Eu tenho ele e gostei.

Programação com Arduino - Começando com Sketches

https://github.com/simonmonk/programming_arduino

http://labdegaragem.com/forum/topics/minha-estante-de-livros?commen...

Bom Dia José, obrigado pelo contato!

Sou iniciante tanto em arduino como eletrônica, mas entendo algumas coisas de instalações elétricas, aqui sera facil fazer as instalações pois minhas mangueiras são instaladas debaixo da terra, pra nao ficar exposta e enfeiar o lugar, quanto as instalações eletricas, passarei por eletrodutos galvanizados que peguei do ferro velho do armazem onde trabalho (moro dentro de um armazem de grãos).

Tambem já tenho uma caixa de eletricidades, disjuntores, fiação e fusiveis, peguei tudo no ferro-velho e logo ja deixarei as instalações prontas!

Obrigado pelas recomendações, já estou simulando o arduino no proteus, ja comecei a escrever o codigo, meio complicado, mas acho que antes da automation chegar ja estarei com o codigo pronto, logo posto aqui para vocês opinarem!

Aislan, fiquei preocupado com você ! Você disse que mora dentro de um armazém de grãos??

Conhece o risco de incêndio ou até explosão de um armazém de grãos ?

Que tipo de grão é armazenado aí ? 

Sugiro que mude de local. 

Abraços.

Boa Tarde José!

Você nao sabe da missa a metade, mas acalme-se moro a 300 metros do armazem!

Disse que moro dentro por que moro dentro das cercas, mas minha casa e afastada a 300 metros do armazem, embora tenha um caseiro que trabalha e mora a uns 50 metros dos silos. 

A dois meses atras, era por volta das 15:30 quando o secador de la caiu carregado com 90 toneladas, parecia cena de filme quando um predio cai, foi muito desesperador na hora, mais ninguem se machucou, fora os arranhoes e tropeços quando muitos correram pra fora do barracão.

Mas isso ja e outra coisa, moro bem longe, chances de acontecer algo sempre tem, mas estou a uma distancia relativamente segura!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço