Alguém tem idéia de onde encontrar um sensor de oxigênio dissolvido?

Exibições: 7967

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem,

    Como dito, eu não tinha conhecimento pois nunca precisei.

    Já fiz serviços de instrumentista, fazendo manutenção e calibração em equipamentos, mas todos sempre foram de 1 a 5v,  nunca peguei nada de 4 a 20mA  por isso nunca precisei da informacão.

    Mas aqui fica a duvida,  se pra passar algo de 4 a 20mA para 1 as 5v, eu coloco um resistor (100 a 250r dependendo do valor desejado)  do pino leitura pra o GND  ou seja,  coloco um resistor em paralelo com o sistema,  então pra passar de 1 a 5v  pra 4 a 20mA  faz-se o que?  coloca-se o mesmo resistor em série ?

  

Não Weider,
Neste caso temos que fazer um conversor de tensão para corrente. Para isso é preciso um circuito ativo normalmente usando um op amp e transistor.

Ola . Onde voce conseguiu encontrar o sensor de oxigênio ? Estou buscando um com preço acessível para usar com arduíno . 

Olá senhores,

Estou trabalhando em um projeto de desenvolvimento de um sensor de oxigênio dissolvido do tipo polarográfico. Como base para o projeto estou usando a tese de doutorado do Engenheiro Eletrônico Marcos Ferreira. A parte do eletrodo já está pronta (em fase de usinagem) mas o circuito eletrônico está um pouco lento. quem quiser ver a tese é só copiar o termo a seguir para o buscador do google: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/.../Tese_Sensores_OD_revisada.pdf. A proposta é unirmos nossos conhecimentos e desenvolvermos um sensor que fale com o arduino.

Celio,

estou dentro do projeto. Já tenho o sensor de pH, agora iria partir para sensor de oxigênio dissolvido e ions seletivos.

Vou ler a tese e conversamos.

Beleza sidney,

Estou trabalhando em um sensor NH3, o qual faz uma medição indireta. O sensor de PH me interessa muito, porém não me animei devido ao fato de encontrar um sistema desenvolvido pra arduino e com baixo custo, mas mesmo assim me interessa.

Obrigado pela sua resposta e tenho certeza que iremos ter grandes resultados nesse trabalho.

Celio,

justamente, o projeto de ph que fiz foi o pHduino, projeto de um brasileiro.

Tem algumas imprecisões que to tentando resolver com software, mas acho que dá para o gasto.

Todo o meu interesse nesses sensores é para hidroponia/aquaponia/aquários.

Vamos juntos.

Celio e Valentim,

   Caras,  torço por vocês,  tenho curiosidade de entender mais sobre o assunto, visto que tenho um grande amigo (grande mesmo o Gilmar tem quase 2m de altura kkk )  que tá louco pra brincar com automação pra hidroponia,  ele já me procurou algumas vezes, mas como estou trabalhando em um outro projeto de monitoramento sem fio, tá meio complicado,  mas vou continuar seguindo vocês,  vai ver que de repente posso contribuir com algo.

   Espero que quando tiverem resultados, divulguem pra comunidade.

Fala Sidney!!!

deu uma olhada na tese do sensor?

Celio,

estou lendo. Vou ensinar aos amigos também o projeto do phduino. Quem sabe caminho com os dois.

Beleza Sidney!

Quando vc abrir a tese entenda que ela apresenta 3 métodos de medir o oxigênio, porém o método que escolhi foi o Polarográfico (o mais comum). Sugiro que leia primeiramente as páginas de 34 a 39 depois de 59 a 63.

Já estou trabalhando no projeto da sonda, a parte eletrônica tá esbarrando no meu conhecimento de eletrônica digital, principalmente quando se trata do conversor A/D controlado pelo microprocessador PIC.

Boa leitura.

Weider,

Será um prazer ter vc nesse projeto. A sua visão de "DESENVOLVEDORES" combina muito com a minha. Vamos nessa. Um abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço