Seria isso verdade?

E outra: um motor magnético 'perpétuo' alimentando um gerador poderia mesmo servir como fonte significativa de energia? ou é mais um caso como aquele em que se usam dezenas de batatas ou laranjas para acender uma única lâmpada?

 

fonte:http://nebulosabar.com/blog/perepiteia-o-motor-perpetuo/

 

Abraços do Marcelo!

Exibições: 7403

Respostas a este tópico

 

 

Olá Amigos

 

Inclusive vc Enio !

 

Me referi a Lua desabar sobre terra se for retirada sua energia cinética ao comentar sobre uma a maquina gravitacional.

 

Enio, sua explicação embora bonitinha e apesar de concordar comigo é falha.

 

Fico contente em vc concordar comigo quanto ao "desabamento" afinal ela  fica mais próxima,  conforme seu comentário.

 

Porém ao Murilo ou o Marcelo,  retirar  energia isto aproximaria mais a Lua da terra, trazendo-a para uma orbita elipitica-espiralada instável  cuja a taxa de redução do deu raio em relação ao centro da terra sera proporcional a voracidade com que for retirada esta energia e conjunção astral do sistema solar no momento da retirada.

 

Já que vc entende muito de fisíca demonstre para nós, usando a liguagem inventada por Issac Newton que mesmo retirando 1% da energia cinética da Lua ela permanecera em orbita mais próxima e estável.

 

Abraços

 

 

 

 

Amigo  Joe

 

Você e Ênio vão fazer muita gente estudar física outra vez.

Quem bom!!!

Eu tinha razão quando afirmei: Sou um privilegiado. Se não participasse do grupo, pagaria entrada sem o desconto previsto em lei, para os sexagenário. Esta polêmica me faz desejar viver mais um pouco. É tudo que queria. Estou aprendendo coisas que não imaginaria que um dia pudesse aprender.

Só tenho um pedido: Não parem! Eu preciso de tudo isto, para que, como uma máquinas de sbrevivência, conhecer melhor o contexto em que estou aida sobrevivendo.

 

aceite um abraço fraterno amigo JOE

 

 

Olá Belarmino

 

Ainda estou na casa dos 50, mas quando chegar a dos 60, gostaria que minha curiosidade esteja com a sua. Parabéns !

 

Abraços

Joe

Joe,

 

Gostaria de saber porque vc acha que diminuindo , um pouco a velocidade da Lua (retirando sua energia cinetica) ,

ela entraria em uma orbita espiralada ? 

 

Abração 

Enio

Dei uma pesquisada em minha biblioteca , e encontrei este fragmento , que ilustra bem o que Newtom e Kepler descobriram , na pg403 ele demontra que as orbitas em torno da Terra podem ser elípticas (a orbita circular é um caso particular da elíptica onde os dois focos da elipse são coincidentes) , parabolicas ou hiperbolicas , dependendo da velocidade inicial, mas nunca serão espirais.

Boa leitura ! (se ficar dificil de ler o texto , salve a imagem no seu PC e veja com outro software)

Abração,

Enio.

ola!marcelo

  Bom um imã, pelo que diz a física possui linhas de força que criam um campos magnéticos,e se esses campos encontrarem, um outro campo de mesmo valor eles se repelem, isso é um fato, então é  plausível, que se rearranjam os imas com um forte campo magnético matematicamente dentro de um circulo fechado com uma parte movel e uma parte fixa que se interagem atraves das linhas ele tera força mais que sufisiente para girar um gerador, e como um imã e um  gerador poem ser feitos de qualquer tamanho , ele acaba servindo como uma célula energética que pade alimentar desde um robô sentinela até um carro ou um avião bimotor por mais de 30 anos, deixando a energia fosseu a ver navios.   

Olá !

 

Seria a trajetória mais provável para o desabamento .

 


abraços


Enio Benatti disse:

Joe,

 

Gostaria de saber porque vc acha que diminuindo , um pouco a velocidade da Lua (retirando sua energia cinetica) ,

ela entraria em uma orbita espiralada ? 

 

Abração 

Enio



Olá Amigos !

 

Oi Enio ! Vejo que vc voltou para os livros de física antes que eu esperava...

 

Eu tb recorri a minha estante, e retirei o PRINCIPIA, afinal precisamos estabelecer uma linguagem  comum entre nós mesmos e a natureza não é ?

 

Presumo que calcular uma nova órbita mais baixa e estável para a Lua não deva ser tarefa de um dia para o outro nem mesmo, para o mais novo supercomputador Chinês, desde que levados em conta todas as novas configurações para o sistema solar.

Imagino que Arthur Clarke, tenha relutado em publicar mesmo sob a forma de ficção, a orbita geoestacionária descoberta por ele e utilizada hoje pelos satélites de telecomunicações, que tb não é lá tão estável assim. O tempo de vida de um satcom é determinado pelo combustível (Energia)  levado para as correções de orbita e evitar que os satélites se afastem ou desabem sobre a terra.

Conforme a Definição III , pg. 40 do PRINCIPIA,  Lei da Inércia, Um corpo se mantera em movimento uniforme desde que seja mantido seu estado presente.

 

O que não ocorrerá se o Murilo e o Marcelo retirar energia cinética da Lua, conforme vc concordou ela se movimentara para uma orbita mais baixa, porém não vi no material que vc disponibilizou para nós a prova de que a Lua ira parar, e se  esta orbita  será estável, e ela não será ! O motivo é que a lua não dá saltos quânticos como o elétron em torno do núcleo do átomo.

No momento em que tiver início a mudança  de orbita será reforçada a componente vetorial da força centrípeta que esta apontada para o centro da terra, o movimento em direção ao centro da terra entrara em aceleração ,  e só será parado se uma nova quantidade de energia for adicionada a componente horizontal da força centrípeta, coisa que o gerador do Marcelo e nem a maquina do Murilo farão, portanto a lua não estacionara nesta nova órbita,  se vc a descobrir.

 Ai sim o material que vc postou para nós será útil. Dara o subsidio para calcular o valor da indenização que cobraremos do Murilo e do Marcelo.

 

 

Esta é uma   equação que poderemos usar para calcularmos a energia que será necessária para estabilizar a LUA, considerando a velocidade em que ela será deixada (vo), e se possível for !

 

Abraços e inté

Enio Benatti disse:

Dei uma pesquisada em minha biblioteca , e encontrei este fragmento , que ilustra bem o que Newtom e Kepler descobriram , na pg403 ele demontra que as orbitas em torno da Terra podem ser elípticas (a orbita circular é um caso particular da elíptica onde os dois focos da elipse são coincidentes) , parabolicas ou hiperbolicas , dependendo da velocidade inicial, mas nunca serão espirais.

Boa leitura ! (se ficar dificil de ler o texto , salve a imagem no seu PC e veja com outro software)

Abração,

Enio.

 

 

 

Gente, vcs fizeram confusão com a história da Lua e da Terra... Quando o Joe quis dizer que se tirassem parte da energia cinetica da Lua ela cairia sobre a terra em movimento espriralado é por causa da conservação do movimento, assim como quando jogamos uma pedra horizontalmente ela não cai exatamente reta sobre o chão, mas faz uma 'curva' (movimento uniformemente variado), agora pense no chão em sentido real...maior e não-plano (a Terra). Concordam? 

Desculpem esse espiral, eu mesmo que desenhei. Quando digo energia cinética, quero dizer mais precisamente velocidade (v, perpendicular ao vetor sobre o raio da trajetória como na figura que desenhei e a 13-A da figura que o Enio nos mostrou, a força centrípeta F). É o equilibrio entre velocidade e força que permite o movimento constante e uniforme, pois no momento não existe nenhuma força contra o movimento, como atrito por exemplo. O Fato é que se retirassemos parte significativa dessa energia cinética, teríamos inevitavelmente que acressentar essa energia depois para voltar a deixar o movimento da Lua estável, para assim não termos um choque entre ela e nosso planeta, como a equação que o Joe acabou de mostrar...

Para saber disso basta reler um pouco logo no início do seu livro de Física 1 sobre Dinãmica da Rotação. Se tudo que falei é besteira e errei, por favor me corrijam e me desculpem.

 

Agora aproveitando a questão...A Gravidade é um grande mistério! Sabe-se como funciona, mas não porque.

 

Abraços do Marcelo!

Joe, oi!

Vc disse: 'Dara o subsidio para calcular o valor da indenização que cobraremos do Murilo e do Marcelo.'

Embora meu dispositivo NAO vai afetar nada, pode ter certeza de que 'os caras' darao um jeito de lhe apresentar mensalmente a sua respectica conta de gravidade consumida!

Outra coisa:

existe a intuitiva de tragetoria em espiral do dueto terra/lua, pq isso e' o que aparentemente veremos se estivermos observando de perto do Sol.

 

Ultima coisa: cuidado no comparativo de 'g' com corpos magneticos, pq 'g' nao oferece duas polaridades, atraçao e repulsao entre desiguais e iguais.

Abr/M.

Marcelo,
Não tem confusão nenhuma !
a equação que plota a fig. 13.8 do material que postei , é bem clara , só existem 3 trajetórias possiveis , eliptica , parabolica e hiperbolica , calculada matematicamente pela lei de Newton , e não estimada subjetivamente.

A unica maneira da trajetoria ser espiral , seria retirar progressivamente a energia cinetica do satelite ( por exemplo atrito com a atmosfera ) , aí sim a energia total estaria dimuindo , reduzindo simultaneamente a altura e a velocidade do satelite até colidir com a Terra.

Como a Lua está fora de nossa atmosfera , não havera atrito e portanto a soma das energias cinetica e potencial ficaria constante , sendo válida , neste caso a equação da fig.13.8 , com as únicas 3 trajetorias já citadas.

Abração a todos.
Enio.

 

Olá Marcelo.

 

Exatamente, Parabéns !  Gostaria de fazer uma pequena complementação,  O vetor F que vc mostrou em seu desenho , tem velocidade  antes da retirada da energia cinética  0 (zero) nulo, não apresentava movimento em sua direção,  a partir momento em que foi quebrado o equilibrio energético da orbita  ele tem , ai então a Lua obedecendo a lei da inércia ira manter este movimento,  que para complicar as coisas será acelerado numa razão exponencial conforme a lei universal da gravidade.

 

 

 

Repare na equação que r é a distância entre terra e lua e r esta  diminuindo e não estático. Consequentemente    F   esta aumentando.

Se estático fosse F manteria a queda em movimento uniforme  facilitando a estabilização não necessitando do acréscimo de energia para a estabilização pois V também esta aumentando e só começa a ser reduzido quando  a Lua atingir a atmosfera.

Desta forma na medida em que F for aumentando será desenhada uma rota de colisão, se a quantidade de energia for bem pequena será  uma  espiral semelhante a  Spira Mirabilis, muito comum na natureza.

 

Seus desenhos esclarecem  muito bem a questão,  a trajetória depende da quantidade de energia cinética retirada, se toda energia fosse retirada em um tempo infinitamente pequeno , uma queda livre em linha reta, seria desenhada.  Se a quantidade de energia retirada causar uma redução da velocidade a um valor um pouquinho  inferior a velocidade de escape da terra a queda será parabólica conforme demonstra o seu lançamento horizontal.

 

Percebi que vc  tem talento para resolver problemas desta natureza.

 

Se vc quiser continuar resolvendo o problema  sugiro que faça o download do Equation Grapherr, é um conjunto de dois programas, muito fáceis de usar e é FREE,  Um deles entre outras coisas plota o gráfico da equação e o outro faz regressão  linear, logaritimica ou  exponencial.

 

Vc  poderá usa-lo para plotar  a equação  que descreve o vetor F em função do vetor V, ai então comparar a espiral obtida com as conhecidas :  Bernoulli,  Arquimedes  ou  Fermat (rsrsrsrs...)

 

Já o módulo de regressão permite a vc descobrir a função matemática de uma lei física que vc observa,  vc coleta os dados, dá  a  entrada e ele lhe dará a função...É  ótimo muito bom para linearizar a resposta de sensores com microprocessadores permite vc calcular a função e as constantes rapidinho.

 

Abração

 

 

 


Marcelo Pedro Almeida de Andrade disse:

Gente, vcs fizeram confusão com a história da Lua e da Terra... Quando o Joe quis dizer que se tirassem parte da energia cinetica da Lua ela cairia sobre a terra em movimento espriralado é por causa da conservação do movimento, assim como quando jogamos uma pedra horizontalmente ela não cai exatamente reta sobre o chão, mas faz uma 'curva' (movimento uniformemente variado), agora pense no chão em sentido real...maior e não-plano (a Terra). Concordam? 

 

 

Desculpem esse espiral, eu mesmo que desenhei. Quando digo energia cinética, quero dizer mais precisamente velocidade (v, perpendicular ao vetor sobre o raio da trajetória como na figura que desenhei e a 13-A da figura que o Enio nos mostrou, a força centrípeta F). É o equilibrio entre velocidade e força que permite o movimento constante e uniforme, pois no momento não existe nenhuma força contra o movimento, como atrito por exemplo. O Fato é que se retirassemos parte significativa dessa energia cinética, teríamos inevitavelmente que acressentar essa energia depois para voltar a deixar o movimento da Lua estável, para assim não termos um choque entre ela e nosso planeta, como a equação que o Joe acabou de mostrar...

Para saber disso basta reler um pouco logo no início do seu livro de Física 1 sobre Dinãmica da Rotação. Se tudo que falei é besteira e errei, por favor me corrijam e me desculpem.

 

Agora aproveitando a questão...A Gravidade é um grande mistério! Sabe-se como funciona, mas não porque.

 

Abraços do Marcelo!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço