Boa noite pessoal estou trabalhando em um projeto ao qual eu preciso saber a distância entre Xbee's, estou usando o modelo Xbee24-ZB, inclusive um como coordenador e 2 como routers, eles já estão se comunicando entre si, no entanto gostaria de identificar qual a distancia dos routers para o coordenador, outro detalhe, os routers estarão em constante movimento.

Já pesquisei no google mas só aparece manual de como configurar o xbee e isso eu já fiz.

Achei outro também que o cara utilizou uma fórmula para chegar nessa informação no entanto ele não demonstrou com que dados ele fez o cálculo e nem o resultado obtido.

 

Agradeço quem puder ajudar.

Exibições: 1449

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu fiz uns testes de campo utilizando o xbee pro 900mhz. E obtive uma distância de no máximo 300m. Li em manuais que essa distância chegaria a 1km ou até 3km. Ainda nao consegui fazer funcionar com as distâncias de 1km ou 3 km. Estou pesquisando, qualquer coisa eu respondo aqui. E se vc conseguir outras informaçoes publique tbm. abs

Cassio obrigado pela resposta ...mas como vc conseguiu identificar essa distância ?? Tem algum dado que vc pega no x-ctu ? E transforma em distância ?

eu estava com gps msm.

Ok...de qq forma obrigado...se eu achar uma solução eu posto aqui. abços.

 

Se alguém mais puder ajudar ?

Pessoal descobri o seguinte se eu pegar o sinal rssi que a potência do sinal do xbee eu posso fazer uma estimativa de distância pq a cada distância ele me dá um valor diferente como se estive perdendo potência, sei que podem existir contra tempos como vento, calor, frio esses itens podem variar um pouco o sinal, mas pelos testes que fiz aqui no geral os valores são sempre próximos um do outro então eu poderia estimar uma distância aproximada baseado nesses valores.

 

Agora alguém poderia me responder se estou utilizando a tecnologia correta ou teria outra forma de se conseguir uma precisão melhor de distância entre dispositivos, estou pesquisando também sobre as tags RFID elas seriam uma solução melhor ou já estou no caminho certo ? Para ajudar aos colegas preciso medir distância entre dispositivos num espaço físico de no máximo 500m2, estes dispositivos estarão se movendo o tempo todo dentro desse espaço.

 

Agradeço quem puder ajudar.

Valeu Gustavo..pela ajuda dei uma olhada no material e já dá mais uma esclarecida utilizando triangulação de sinais e o método de RNAS...

 

Obrigado.

Boa noite, eu tenho o Módulo XBee Antenna 2mW Serie 2, gostaria de poder estimar a distancia de dois xbees desse modelo.

Alguém já teve sucesso sobre isso?

att

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço