Boa noite, estou montando um projeto que preciso controlar a bomba de água pelo arduino. Estou usando o raspberry, arduino e o ScadaBR. Se alguém poder me ajudar. Obrigado!

Exibições: 4447

Responder esta

Respostas a este tópico

Então o uso da bomba e apenas para o transporte da água da caixa para o sistema de irrigação. Vou responder mais a frente a ideia geral do TCC para poder entender.

Obrigado pela ajuda, boa ideia sobre bomba mecânica, vou dar uma pesquisada. 

Obrigado, vou analisar!

Obrigado!!

Olá Filipe, para montar uma maquete para um TCC, dá pra fazer um projeto de irrigação por gotejamento e usando uma bomba submersa de aquário. Se fizer dessa forma, basta fazer com que o arduino controle um módulo relê. Será o relê quem chaveará o liga/desliga da bomba de aquário. Como a corrente puxada pela tal bombinha é pequena, o relê dará conta do recado.

Mas isso está mais com cara de feira de ciências de ensino médio do que um TCC pra engenharia. Em situação real, irrigação é um assunto complexo, leva-se em consideração diversos fatores, como exigência hídrica da cultura a ser irrigada, tipo de solo, evaporação, umidade do solo, fatores climáticos (ventos, sol, umidade relativa do ar, etc). Irrigação não é apenas aguar planta (regar), fornecer água quando o solo estiver seco, ligar e desligar fornecimento de água. 

Isso a gente faz na nossa hortinha caseira, pra regar os vasos. Em agricultura comercial, o buraco é mais embaixo.

Outra coisa a se perceber é que uma bomba de água de porte respeitável, daquelas que realmente bombeam água a grandes distâncias ou para alturas consideráveis, não se pode simplesmente usar um relê. O pessoal usa contactora. O relê então entraria para acionar a contactora.

Olá, gostei do seu contestamento ao TCC, vou tentar explicar ao todo como funciona o projeto, para quem sabe surgir algumas ideias para que possa implementar no projeto. Meu sistema de irrigação começa visando a redução de custo usando o Raspberry. Vou trabalhar com o ScadaBR e usando o arduino como escravo e liberando o acesso remoto do sistema. Comunicar o ScadaBR e o MySQL para qualquer valor que se alterar no sistema sera lançado no meu banco de dados. Na criação do protótipo usarei 4 caixas para o plantio com 1 sensor de umidade em cada setor para que o sistema trabalhe com parâmetros diferentes em cada caixa. Com a bomba vou transportar a água da caixa para o sistema de irrigação que possui 4 válvulas solenoides e 4 sensores de vazão e no final os bicos gotejadores.

 Lembrando sobre as técnicas de irriagação para cada tipo de planta, solo ou fatores do tipo, estou estudando com um agrônomo da minha cidade para nao falhar nesse contexto.

Obrigado! 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço