Acho que já vi essa discução por aqui mas não consegui localizar, também não estou certo que foi discutido ou alguem comentou, anyway...

Qual a diferença entre PLC e Arduino, alguém já usou o Controllino existe solução similar nacional ?

http://controllino.cc/

Exibições: 5484

Responder esta

Respostas a este tópico

PLC de mercado com programação de código em C? Não lembro de nenhum, mas existe o standard IEC 61131-3, que pretende padronizar entre outras coisas o código fonte, o ST (Texto Estruturado) é escrito em Pascal.

Todos os editores podem ser programados pelo menos em ladder, alguns editores ainda tem opção de programação em outras linguagens.

No editor da Siemens por exemplo temos a opção de LAD, FBD, STL, S7-GRAPH, S7-SCL.

Olá Francis,

   Parafraseando nosso amigo Eiju:  Qual é afinal seu objetivo ?     você começou perguntando entre o arduino e os CLPs,  afinal você tem um objetivo concreto em vista ou esta apenas tentanto encontrar um norte para seu aprendizado ?

   Agora respondendo sua pergunta, apoiando o comentario do Grande Wiechert, a questão não é se uma "IDE" ou outra tem x ou y recurso no estudo do CLP.

   Quando se trabalha com CLPs, o foco é mais estrutural, e abrangente, tipo, qual a melhor linha que atende seus objetivos, obsevando-se questão de cartões diponíveis, custo, suporte, etc.

   Se não me engano os programas de quase todos os grandes fabricantes atuais oferecem o modo de programação em Lader como em codigo. 

    Porem, como te disse antes, se você deseja começar com os CLPs,  procure um curso,  vá no Senai de sua cidade, veja se tem lugares onde tenham profissionais que trabalha com eles, converse, se informe.

   É como já citei antes,  CLPs envolve industria e grana alta, logo, a passagem de conhecimento tambem envolte grana,  diferente do arduino que uma plataforma open source e todo mundo se ajuda.

   Mas que volto a repetir,  cada um em seu mundo.

Bom dia Francis,

Eu sou apaixonado por clps e trabalhei com clps , da Siemens e Weg eu uso Ladder e c e tem um site pode te interessar vendas de produtos clps caseiros , mas robustos lá tem clps com pic e clp duino que da empresa smartradio de uma olhada lá tem os softwares ladder e c

http://www.smartradio.com.br/loja-pic/?id=57

espero que goste e depois faz um comentario o que voce achou, praticamente tenho todos deles. e fantastico.

desavenças entre protocolos?

O codigo inteiro em C eu nunca vi.

eu trabalhei com CLPS da GE da serie Pack 70, com eles podia-se fazer programas em C e coloca-los como bloco dentro de um programa em ladder, mas somente como parte do programa, para executar tarefas que em ladder, bloco ou lista ficariam muito complicados de fazer.

Ainda estou pesquisando percebi que a Siemens tem grande participação do mercado, tanto que fui curso e o SENAI oferece curso com PLC deles.

Um PLC pequeno deve suprir as necessidades do meu projeto que não verdade nem é um PLC e sim um relê programavel, fora a programação do PLC preciso estudar como fazer o sistema de suprvisão e pensei em SCADA mas para isso preciso, acredito, que o PLC tenha suporte nativo ao protocolo modbus.

É isso mesmo, sabem me dizer se com Clic 02 ou LOGO! posso fazer uma IHM com SCADA ou essa não é a melhor opção ?

Vamos combinar... é mais fácil comprar plutônico do que achar nos canais oficiais alguem que diga o microcontrolador do PLC rsrsrsrs

Se for analisar ... as bases são as mesmas tanto para um Arduino quanto para um PLC  na realidade um arduino seria equivalente a um PLC simples , so que não possue saídas isoladas e as entradas são limitadas. Eis que surge o controllino uma solução que une a tecnologia do arduino com os conceitos convencionais de um PLC, também alem dessa solução existe um outro projeto chamado Insdustriduino , que semelhante ao Controllino mas possue um conceito mais industrial eu acho ... 

https://industruino.com/

Esse parece estar mais maduro que o Controllino, mas ambos me parecem inferiores aos PLC proprietários (infelizmente), por exemplo, as comunicacoes padrão da industria como S7000 ethernet (esse também nao reparei no modulo ethernet dele) ou modbus para montar um sistema supervisao nao estao presentes.

Parece que tambem a programacao eh so na IDE, pra ganhar mercado (que nao eh formado por programadores e sim eletricistas) tinha que TAMBEM ser programador em Ladder, blocos etc.

Francis,

    Volto a repetir,  o foco do arduino não é competir com os CLPs,  o mundo do arduino é o mundo dos microcontroladores, e o foco desses são produtos finais.

     Se a questão fosse só proteção, numero de portas, comunicação, o arduino supriria, pois o arduino suporta modbus, e existe vasto material interligando ele ao SCADABR,  se fosse comunicação, ele aceita variados protocolos de ethernet, wifi, serial, I2C, SPI, e mais um monte de protocolos que nem lembro agora.

    Mas o problema não esta nesses detalhes individualmente falando, a questão esta no foco,  os CLPs são criados pensando no foco da automação industrial especificamente, com ferramente de apoio a esses fins.

     Pooooorem,  tudo é uma questão de porte,  como já bem colocado por grandes mentes aqui do LAB, se o foco é uma pequena automação de uma pequena empresa,  tudo bem,  mas pra coisa grande e parruda tem que ser CLP..

Entendo, não estou pensando em usar Arduino para automação, gostaria mas concordo com sua sugestão.

Agora estou focando mesmo em qual PLC adquirir, estou vendo a sugestão do amigo (logo no primeiros post) com a HI Tecnologia.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço