Galera, to trabalhando num shield para trifasicos.

Problema é que não sei muito sobre dispositivos de comando, e esse contactor aí da foto caiu na minha mão, mas não sei como ligar um motor a ele.

Sei que 3 fios vêm da rede elétrica, 3 saem para o motor (um esmiril) e um fase serve de comando, mas não sei o que ligar aonde. 

A idéia é essa:

Arduino -> opto-acoplador -> rele-shield -> comando do contactor.

O esquema do opto-acoplador e do rele shield está quase pronto, pretendo comecar a soldar os componentes hoje, mas não sei como ligar o contactor, é praticamente só isso que falta.

Se alguem souber como ligar o contactor como se faz normalmente, direto na rede elétrica, seria de grande ajuda.  O modelo é WEG CWM9-10E, com rele de sobrecarga JR28-13.

Muito obrigado!

Exibições: 66411

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Funcionou aqui, um camarada aqui da minha cidade é eletricista de motores também deu uma ajudinha. Agora já to trabalhando num rele-shield com opto-acoplador, pra aumentar a seguranca pro Arduino e o Fredman já postou também o esquema com rele falta de fase, que é importante em qualquer ligaćão trifásica (principalmente motores), e também vou acidionar ao projeto.

É isso aí, galera, ta aí o esquema:

https://www.youtube.com/watch?v=B1X9XqKXuEE

É isso aí, pessoal, vamos seguir mais um pouco com esse projeto! Coloquei 3 relays pra 3 temporizadores e estou com os contatores esperando lá no sitio do meu pai pra ligar uns 30 ventiladores trifasicos! Neste fim de semana vou começar a mexer com os contatores, seguindo as dicas de vocês. 

Lá vai o código do circuito, assim que puder coloco também o diagrama eletrônico e vamos juntar como o sistema trifásico:

http://pastebin.com/hDcPChsq

Alexandre,

os ventiladores são para gado de leite?

Fiquei curioso pois usei para isso.

São prá avicultura, um galpão com uns 20 ventiladores mais bomba aspersora, cerca de 15 mil frangos.

Ainda tem um problema aqui que não descobri como resolver: quando o contator muda de estado, ocorre algum tipo de repique no circuito que reinicia o Arduino.

Circuito já funcionando, mas com um problema: quando o contactor muda de estado, o Arduino reinicia. Parece algum tipo de repique na onda alternada que interfere no circuito. Nao sei explicar ainda, tô pesquisando e conversando com o pessoal no chat pra ver se descobrimos..

https://www.youtube.com/watch?v=8XbnBA2zVKE

Estranho. No meu não acontece isso. A fonte de energia é a mesma?

Tente colocar um varistor em paralelo com a bobina do contator...  isso tem o mesmo efeito do diodo polarizado inversamente no relê.

Verifique !

Estou tentando um snubber, já que na minha região a dificuldade de encontrar componentes é grande. O cálculo é bem simples. No caso deste desenho, acredito que "inductive load" (carga indutiva, seria a bobina do contactor, correto?

http://www.electronics-tutorials.ws/io/io25.gif?81223b

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço