Pessoal, Boa noite

Estou começando com o esp8266- 01 e cheio de dúvidas com relação a 4 coisas. Sei que tem aqui material suficiente, mais mesmo assim preciso de um direcionamento e esclarecimento de dúvida básica

1- Quais os métodos de comunicação para conectar a rede com o Arduino.Ou seja comunicação entre (arduino e esp8266 -01)

2- No caso é possível rodar o Nodemcu em uma versão do esp8266-01, teria um firmware que permita programar sem dependência do Arduino para o modulo esp8266-01.

3- Como utilizar o modulo autônomo sem a necessidade do Arduino, pois vejo o pessoal usando aqueles adaptador para USB, neste caso como programar o dispositivo para não depender do arduino, ?

4- Existe algum outra linguagem, vir que tinha a LUA, para programar o esp8266-12, será que serve também como linguage de programação para esp8266-01, como fazer essa interação.

Agradeço as informações prestadas

Exibições: 492

Respostas a este tópico

Bom dia...

1 - Até agora só usei o ESP8266 "stand alone", ou seja, sem o arduino, portanto não posso te ajudar nisso por enquanto.

2 - Sim, você pode usar o ESP8266 sem o Arduino. Já faz alguns meses que eu não mexo no ESP8266-01, tendo migrado para o NODEMcu Lolin, mas que eu me lembre roda sim. Senão, na sessão de tutoriais tem textos de alguns usuários detalhando o processo para usar o ESP8266-01.

3 - Isso, o mais prático é usar o conversor USB-FTDI, nesse caso fica totalmente independente do Arduino.

4 - Usei LUA durante a maior parte de meus testes até atingir um de meus objetivos. De uma semana para cá voltei a usar a interface do Arduino para fazer testes comparativos entre o resultado usando programas Lua e Sketches Arduino.

Abrax...

Carlos,

Agradeço pela ajuda...

No seu caso em stand alone, foi necessário usar então a programação LUA, ou seja vc deve ter mudado o firware do esp8266-01 ?

Sim. O ESP8266-01, como vem de fábrica pode ser manipulado pelos comandos AT. Para programar em Lua tive que mudar o firmware, mas foi bem simples.

Ótimo, era en tão o que eu imaginava... O que vc achou da linguagem LUA, para este tipo de dispositivo ?. Como seria a passagem da programação para o dispositivo, seria então pelo uso do conversor USB ?

Eu gostei de usar Lua, embora eu tenha tido alguma dificuldade (ainda tenho) com o fato de ela ser direcionada a eventos. Quando eu programava (décadas atrás) era procedural, mas se até eu conseguí, acho que qualquer um consegue :)

A programação pode ser feita "na unha", não recomendo, mas depende de você, ou pode ser feita usando, entre outras, a IDE ESPlorer (com "S", mesmo), que é a que uso.

Como lí na internet muitas reclamações quanto à Lua, dizendo que usar sketches de Arduino era melhor, etc... Nessa semana eu parei um pouco com o uso de Lua e voltei a usar a IDE Arduino.

Testei programas equivalentes, ou seja, com ambiente o mais próximo que eu pude colocar:

Mesmo tipo de placa (NodeMCU Lolin), mesma rede (endereço IP próximo, mesma subrede, gateway, etc...), mesmo número de LEDs acionados, mesmos nomes e número de variáveis.

O resultado, até o momento, foi que a princípio a resposta dos programas "arduino" era (parecia ser) melhor, mas, com o passar do tempo tive problemas de resposta às solicitações pela rede com eles, que ficavam sem solução que não fosse um reset físico. Com os programas Lua, eu também tinha alguns problemas de comunicação, mas que podiam ser solucionados com um "ping" no endereço de rede do módulo, que o "acordava".

Os testes estão longe de ser conclusivos, eu tenho muito pouco tempo para me dedicar a esse estudo, portanto, quando eu falo de semans de testes, na realidade estou falando de, no máximo, 1 ou 2 horas de testes (corridos) acompanhados.

Os problemas de comunicação ocorrem justamente nesses períodos de inatividade longa, os módulos ficam ligadosininterruptamente (24/7). Quando volto aos testes, os módulos estão em "sono profundo". No caso do programa Lua, o ping resolve, no caso do sketch arduino, só um reset físico resolve. Mas como eu disse, a amostragem ainda é muito pequena para chegar a uma conclusão, essa é a minha impressão inicial, e em relação aos testes que eu mesmo estou realizando, apenas isso.

Desculpe o longo "post".

Abrax...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço