Pessoal , estou lançando esse novo projeto open source, isto é, quem quiser ajudar será bem vindo.

Todos terão acesso á todo projeto, portanto cada um poderá montar o seu.

Depois de desvendar o funcionamento de controle remoto sem fio no Lab de Garagem, agora já é possível começar o projeto.

http://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

Esse diagrama em blocos que eu fiz é uma idéia inicial. Quando sugerir alguma coisa, especifique de qual bloco esta tratando, para facilitar a compreensão de todos.

Módulo de recepção RF :

A frequência que usarei é a de 433,92 MHz - a mais comum. Mas nada impede de usar outra frequência, desde que o receptor, os sensores e o controle remoto sejam da mesma frequência.

O sistema de codificação que usarei é o do chip Encoder HT6P20B. 

Data sheet :http://www.holtek.com.tw/pdf/consumer/6p20v170.pdf

Selecionei esse, pois existem inúmeros sensores e controles remotos que usam esse chip.

Vejam no tutorial mencionado acima, para entender como ele funciona.

Módulo RTC :

Usando o chip DS1307 - muito comum. Será usado para registro de log, isto é, todas a operações realizadas pelo Arduino serão registradas com horário. Exemplo: Alarme ativado, alarme disparado, sensor ativado, etc. Esses arquivos de log serão gravados no Módulo SD CARD.

Painel - Botões :

Painel de controle do Alarme, podendo ter botões, como aprender sensor, aprender controle remoto, etc. Se necessário, poderá ter um teclado numérico para digitação de senha e ou  de configurações.

Módulo Sirene:

Seria interessante inovar na sirene, como usar sons personalizados. 

No início poderá ser usada uma sirene comum.

Módulo Display LCD:

Para mostrar status do alarme, horário, configuração e disparos, etc

Interface WEB / GSM:

O objetivo é enviar email ou então mensagem SMS, avisando o proprietário que o alarme foi disparado. Informando qual sensor e qual horário foi acionado.

Seria muito bom também se o proprietário pudesse remotamente ativar ou desativar o alarme  e verificar o status do mesmo. 

Fonte / Bateria:

Fonte de alimentação do Alarme e da Sirene. Uma bateria de backup é essencial.

O projeto esta lançado. Aos poucos acrescentarei mais informações.

Agradeço antecipadamente a todos que desejarem fazer contribuições para o projeto.

Sempre quis gerenciar um projeto OPEN SOURCE, e esta vai ser uma nova oportunidade.

Open Source (Código Aberto):

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

Gustavo Murta (BH) .

Exibições: 59388

Responder esta

Respostas a este tópico

quebrar a chave só compensa para criptólogos que querem fazer uma demonstração ou no caso de algorítimos novos para fazer um paper ou para ladrões profissionais (aqueles que vivem de roubar e querem roubar muita gente). Para nós, compensa mais usar o equipamento mais simples.

não pretendo colocar controle remoto para controlar o sistema, assim, a transmissão só ocorreria em caso de quebra de perímetro ou detecção de movimento, então o ladrão não tem chance de clonar.

Como o sistema terá: câmeras com sensor de movimento (já implantadas), sensores de quebra perímetro magnéticos e sensores de movimento infravermelho, todos funcionando com bateria, imagino que o ladrão "esperto" tentaria roubar assim:

1) se usar imãs para enganar os sensores magnéticos, ele teria que saber onde estão os sensores.e mesmo assim seria pego pelos sensores de movimento iv.

2) se ele for do tipo james bond e usar algum tipo de artifício para enganar os sensores iv (capas por exemplo), ainda assim as câmeras poderão pegá-lo. As câmeras não cobrem todos os cantos da casa mas ai restringiria muito o campo de ação do meliante. As câmeras estão posicionadas de forma que cobrem o caminho até elas, isto é, se tentar desarmar uma câmera o meliante será filmado. O mesmo vale para o netbook que está escondido e o acesso a ele está sendo filmado.

3) se tentar usar jamming,terá que bagunçar as frequências 43MHz e 2.4GHz e neste caso o netbook irá avisar via 3G SMS que o wifi caiu e acionará o GPRS de forma que eu possa olhar as webcams. As webcams ainda continuarão funcionando (são USB) e se detectarem algo o alarme será acionado e novo SMS será gerado. Se usarem jamming no 3G também (wifi+3G), o alarme será disparado (talvez coloque um modem para disparar uma ligação - o problema é que o telefone é NET e não funciona caso não tenha energia).

4) a queda de energia será tratada da mesma forma que o jamming 433+2.4 mas neste caso ainda estou pesquisando se há uma forma de mudar por script a placa de wifi do netbook de cliente wifi para Access Point de forma que as câmeras IP se conectem a ela no caso do roteador wifi cair por falta de energia. Acho que não da. E aí ficaria somente com as webcams funcionando.

Acesso a cofres são permitidos apenas em horários específicos, por senhas k de n + token temporais com chaves assimétricas e ainda tem os seguranças 24h que cuidam do acesso ao edifício.Não tem nada por RF. Isto é, para entrar você tem que saber algo confidencial (e essa informação está espalhada em 2 ou mais pessoas que devem estar ao mesmo tempo no local), tem que ter dois ou mais equipamentos não clonáveis e pouco acessíveis (não transmitem), tem que ter a biometria de duas ou mais pessoas que tem acesso e tem que estar lá na hora certa para poder abrir. É mais fácil tentar arrombar tudo antes que os reforços cheguem ou bolar um plano em que sabem que o cofre estará aberto em determinado momento e arme uma ação que se sobreponha a segurança reforçada desse momento. Ou fazer a mesma coisa que fizeram para roubar o cofre do BC, mas aí tem que ter certeza que tem muito dinheiro lá pra compensar os gastos com o assalto. Mas ha uma hora dessas todos os bancos que possuem cofres com grandes valores (Caixa Federal) já devem ter instalado outras métodos de segurança para prevenir acesso por baixo ou pelas laterais sem abrir a porta.

obs. o uso de tokens temporais é usado pelos bancos nos programas para smartphones e nos tokens físicos (exatamente da forma que falei, usando as senhas na ordem inversa e calculando com base no tempo e não num numero sequencial).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço