[DUVIDA] Alguem já colocou o Attiny13 para funcionar ?

Olá Galera,

   Mexendo nas minhas coisas, achei no meio de uns attiny85 um attiny13A,  os attiny85 depois de pego o jeito são relativamente faceis de programar,   mas o attiny13 tem dado dor de cabeça.

   A duvida é,  alguem, na real,  já colocou esse ci o Attiny13 para funcionar com a IDE arduino ?

Exibições: 1049

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu já usei o Attiny 13 em um projeto que fiz. Como o código era extremamente simples, a pouca memória do 13a não foi problema, e seu preço é menor que o Attiny 85.  

Mesmo assim, o Attiny13 não vem instalado em nenhuma IDE, tem que dar uma pesquisada que tem alguns tutoriais de como fazer isso, mas o único jeito que conseguir programar o 13a foi usando a IDE 1.0.5, tentei várias vezes com as IDE´s mais novas mas não consegui instalar o 13a nela.

Olá andre,

   Só por curiosidade, você nao teria o tutorial que usou por ai?   é que já tentei uns dois tutoriais da net e nao deu certo ate agora.

Não tenho mais certeza que qual tutorial eu usei e realmente funcionou (li vários). De uma olhada nesses:

http://www.instructables.com/id/Installing-Attiny13-core-files/?utm...

https://tekstop.wordpress.com/2011/12/30/programming-attiny13-using...

Veja nos comentários dos leitores, alguns trazem soluções quando a instalação do Attiny não funciona.

Abs.

Tentei isso no passado, (sempre consigo com o 85 e com o 45)

segui alguns tutoriais (como este: http://elabz.com/arduino-shrunk-how-to-use-attiny13-with-arduino-ide/), 

sempre subia o Blink, mas o led não piscava, ficava só acesso. Cheguei a pensar em problema de clock muito diferente pensando que o 1 segundo estivesse valendo horas, mas não cheguei a comprovar mina teoria.

Os fatos. o Attiny13 está parado aqui. Apesar de achar muito legal, estou vendo que a diferença de custo para um Arduino pro mini vai fazer pessoas como eu deixarem de comprar os CIs ( atmegas/attyni  da vida) ,,,, ficando só para quem monta em escala... Sem falar no ESP 8266, que ainda falta a empresa/comunidades se preocuparem em deixar seu uso mais facilitado.... 

Pedrosão, você é simplesmente incrível,  pra você eu faço reverencia e tiro o chapeu...

Você é perfeito, e resumiu tudo que eu tinha e até o que eu ainda nem tinha a dizer.

Sinceramente eu tô desistindo do attiny13,  prefiro gastar meu tempo aprendendo sobre outras coisas, mas pra mim deu.

 O bicho realmente só ascende o led, mas não pisca, fica lá olhando pra mim,  muito ao contrario do attiny85 que é uma beleza de se trabalhar.

  Sobre o uso do pro mini, eu aprendi exatamente o que você falou,  eu estou estudando a mais de ano, de forma profunda os radios NRF24L01, mas quando falo profundo, me refiro a ter que criar a estrutura do microcontrolador adequada para fazer ele funcionar legal.

  Com a ideia de minimizar tamanho, criei arduinos mínimos que só tinha o basico e funcionavam a 3v,  mas ai me cai no colo o pro mini 3.3v com uma série de recursos, e vi que é muito mais pratico,  ao menos na fase de estudos, resumindo, tá deixando de valer a pena trabalhar direto com os CIs, a diferença é muito pequena pra as placas menores como a pro mini.

   Com o relação ao ESP8266 tenho o mesmo sentimento que você, ainda não comecei a estuda-lo pra valer, só pinceladas,  mas comparando a estrutura que há por traz de um xbee a do esp8266 parece brincadeira de principiante.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço