[DISCUSSÃO] Você já tinha ouvido falar em Arduino Industrial ( PLC ARDUINO ) ?

Aê galera, Como se sabe o google coloca cookies em nossas maquinas pra saber das nossas preferencias, hoje quando entrei em um site de esportes, tava a propaganda lá: PLC INDUSTRIAL BASEADO EM ARDUINO. Queria saber a opinião de vocês.

   Vejam ele   ********* AQUI ***********

Isso aqui embaixo são arduinos???????????    achei o lance da hora,  quebra uma barreira enorme, pois tudo que é engenheiro que conheço, desdenha do Arduino, pois possuem conhecimento somente em PLC baseado em LADER,   agora se esse negocio aqui for bom mesmo, vai ser uma revolução, vai ser a união de dois mundos,  pois tem muita coisa dentro do mundo arduino que dá pra ser levado ao mundo industrial, mas da forma como a temos não entra.

O que acharam ?

Exibições: 3710

Responder esta

Respostas a este tópico

Legal!

Mas particularmente prefiro os microcontroladores PIC e uso o compilador MikroC, aliás está sabendo que a Microchip está comprando a Atmel? em breve teremos novidades!

Abraço!

Muito boa essa discussão.

Bem, voltando ao nucleo da discussão, dei uma olhada nos argumentos colocados,  e apesar de estarmos tratando de um exercicio de futurologia,  acho que algumas coisas podem ser ditas:

1- Como colocado pelo Wiechert, CLPs como Siemens, Rockwell e cia ltda, tem a particularidade de ter uma empresa que tem setores que só lidam com aquilo,  que vão desde o projeto ao desenvolvimento de hardware ao desenvolvimento do software, o que os torna robustos e com maior simplicidade de encontrar saidas para problemas.

2- Acho que o mundo dos microcontroladores, PIC, ATMEL(arduino), etc. tem seu espaço, e acho que os CLPs tem o deles, a questão é que com a visibilidade cada vez mais crescente dos microcontroladores em especial por causa do arduino, se confunde um pouco as coisas, mas temos que entender que ter acapacidade de fazer algo não significa que esse algo deva ser feito, pois existem outras variáveis por tras.

3- Entrando agora numa de futurólogo,  acredito que continuará havendo espaço para os dois mundos, porem, eles devem se aproximar e talvez se unir,  um exemplo seriam sensores inteligentes microcontrolados que pudessem fazer parte do processamento dos dados em si, e mandar resultados mais palpaveis para os CLPs,   ou até mesmo tomar atitudes quando perceberem que há falhas no CLP que os controla, ou seja, dá pra juntar os dois mundos, sem um acabar com o outro,  mas um aproveitando o que há de bom no outro.

4- Por ultimo acho que a coisa ainda esta amadurecendo,  estamos ainda no alvorecer dessa nova era,  acho que temos que estar atentos, estudar sempre, aprender sempre e nos atualizar ,pra não ficamos pra traz,  nos que estamos aqui temos essa vantagem de estarmos começando e pegando essa bagagem desde o começo, pois acredito que muita coisa ainda vem por ai,  e muita gente vai querer.

mas como dito,  é tudo um exercício de futurologia...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço