Ola pessoal.

Estou pretendendo montar um controlador de carga para um placa solar de 20w (18V 1.11A) e um bateria selada de 12 7aH (depois irei coloca uma com maior capacidade) . Na net tem vários circuitos mas eu gostaria de um que alguém já tenha montado e funcionando.

Obrigado

Abraço

Exibições: 10815

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu estou usando em meu projeto do TCC um conversor dc-dc do tipo 'step-up" por que o painel solar gera 22v e armazenamos em 24v e apesar da placa oscilar esse conversor mante carga fixa na bateria, so que no seu caso vai precisar de um "step-down" pois esse tipo de conversor só eleva ou baixa  tensão, no mercado livre tem um modelo de 3a e saida ajustável e é barato.

Bom projeto!

Eu ja montei esse e funciona muito bem, so que a potencia desse circuito é muito boa, Ja ultrapassei os 500W e funciona de boa alimentado com bateria, nunca testei esse circuito com painel solar, pois se a  tensão do ci sg3525 oscilar muito poderá queimar os mosfet, mas creio que vai funcionar bem em seu progeto, eu postei o esquema e baixo coloquei três anexos de  fotos da minha montagem.

Anexos

João Vitor Obrigado pela Ajuda e Pelo Circuito

Eu Esta vendo como funcionava os carregadores de bateria selada.. tem vários modo o mas simples é utilizando uma tensão de 13.8v em serie com um resistor. onde o valor do resistor é 13.8 dividido por 10% da capacidade da bateria.

No proteus eu fiz um esquema beta.

Eu ainda não fiz o testa na pratica. eu acho que vou ter problema com a histerese amplificador operacional... to pensando utiliza um microcontrolador para fazer o controle.

O que o senhor acha do circuito?

Abraço

Nunca fiz essa montagem, mas creio que irá funcionar bem, a unica coisa que não e muito interessante é a dissipação de energia perdida no regulador, no caso de um step-down converte a tensão necessária sem percas, mas são ideias e ambas carregarão a bateria.

João Vitor Muito Obrigado pela Ajuda.

Qual são os dados do transformador? Sua medidas e enrolamento?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço