Galera estou com uma duvida terrível, como posso fazer um medidor de vazão de combustível preciso com o arduino. A parte do arduino pra mim é menos complicado, porém o medidor em si eu não consegui encontrar, eu acho que o medidor com convencional que encontramos facilmente não é o mais indicado, por que ele é meio grosseiro ele mede entre 1L e 30L por minuto e eu queria uma pra fazer o medidor pra uma moto. Quem puder me ajudar eu agradeço e assim que eu desenvolver o projeto eu posto aqui pra compartilhar com a galera do lab de garagem.

Abraços.

Exibições: 3931

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi PMBT, boa noite.

Para ter ideia das possibilidades.

Veja também tabela no final do artigo.

http://wwwmecanicadosfluidos.blogspot.com.br/2010/11/medidores-de-v...

Rui

Muito bom o artigo, mais apesar das diversas opções Rui eu não consigo encontrar nenhum medidor compatível com minhas nessecidades, você acha mais fácil fazer um?

Oi PMBT, bom dia,

acho que qualquer solução vai passar por um daqueles métodos descritos no artigo.

O que muda e cada caso, ou é a sensibilidade, ou a interação com o liquido, etc. etc..

medidor de vazão tipo turbina possui hoje uma tecnologia consagrada nas diversas

aplicações para medição de vazão para líquidos e gases, principalmente onde são requeridos

precisão, confiabilidade e robustez, como também a melhor relação custo beneficio." 

Se não existe um tipo adequado à sua necessidade disponível comercialmente, 

a solução será construí-lo.

Rui

Sabe como funciona a medição de combustivel em carros de injeção eletrônica ? 

O sistema de bombeamento do combustível é um sistema fechado que faz o mesmo circular em vazão constante.

O combustivel  é puxado do tanque, passa pela bomba (que faz o mesmo circular), passa pelo sistema de injeção e volta para o tanque. 

O controle da quantidade de combustivel é dosado pelo tempo de abertura do bico de injeção( que é uma válvula de combustível acionada por um eletroimã). 

Portanto somando o tempo de acionamento dos bicos por um tempo, a quantidade de combustivel pode ser medida, sabendo-se que a vazão é constante. 

Veja que interessante !

http://br.bosch-automotive.com/pt/internet/parts/parts_and_accessor...

Sua moto tem injeção eletrônica ? 

Cara muito muito muito interessante, achei muito massa. Obrigado por compartilhar.

Caro Paul,

 A sua ideia é excelente porém não recomendável. O combustível é altamente inflamável correntes na ordem de microamperes são o suficiente para iniciar uma explosão. Superfícies quentes também são fontes de ignição. Recomendo ler sobre os equipamentos a prova de explosão que são utilizados em refinarias com proteção EXi. Assim sendo recomendo muita precaução, cuidado e bom estudos antes de querer testar o seu circuito com combustíveis.

Muito obrigado Douglas, mais eu estou pensando em fazer um medidor fluxo com pás, com corpo e palhetas de nylon com imãs para servirem como emissores de pulso, porem esse pulso vai ser de zero volts.

Oque você acha?

Bom dia Paul,

Os vapores do combustível passarão pelo eixo do medidor de fluxo com pás e entrará em contato com partes aquecidas do circuito ou outros pontos de ignição. Assim sendo não utilize qualquer medição invasiva para combustível! Pesquise bastante sobre medição não-invasiva como ultrassom (muito utilizado em refinarias) e etc. Como te disse o combustível é extremamente inflamável afinal a sua função é essa mesma. Todo cuidado é pouco!

Boa Noite Pessoal,

estava eu desenvolvendo um controle de abastecimento baseado no arduino e quando vi este post me enchi de receios, vou explicar abaixo minha ideia:

Temos um tanque de óleo diesel de 10000 lts ( todo dentro da norma, bacia de contenção e os demais pre requisitos), e neste uma bomba com 2 bicos para abastecimento com mostrador analógico de quantidade.As bombas ficam presas por cadeados ( nível de segurança), e todos os motoristas e alguns funcionários tem acesso as chaves para abastecer ( não tem como termos um abastecedor hoje em função dos horários ),  estes por sua vez devem anotar em planilha os abastecimentos realizados com as placas e quantidades respectivas, ai temos um problema pois sempre tem aquele que esquece e não tem como ter controle sobre isso. ainda temos uma outra situação que são abastecimentos de prestadores de serviço que deverão ser descontados oportunidade futura ( mas temos de ter controle sobre isso, pois perder um registro significa deixar de cobrar no minimo R$500,00 de um fornecedor), enfim esbaramos na confiabilidade do controle manual ( fator humano ).

Foi por isso que pensei em implementar uma solução com arduino, aregasei as mangas e pus a mão na massa,  e explano abaixo no passo que me encontro:

O sistema se baseia em um banco de dados para armazenar tags do tipo cartão para usuarios e tags do tipo chaveiro para veiculos - esses cadastros serão feitos por meio de administrador do sistema com cartão do tipo administrador - todo o sistema é baseado em VBA Excell e Accsses ( pois tenho familiaridade com estes e consigo integrar com outros modulos de controle da empresa)

Apos o cadastro das tags na estação de controle ( um totem com pc basico ligado ao arduino por porta serial )

O usuario teria de apresentar o cartão de usuario para se identificar e logo apos o chaveiro da placa para identificar o veiculo ( comunicação rfid com modulo MFRC522 - já implementado e funcionando)

A partir dai o sistema validaria o usuario e placa para ver se os mesmos constam nos Bancos de dados. Se sim ele mandaria um comando  para o arduino que destravaria o bico de abastecimento ( sai cadeado e entra trava eletronica ligada a porta digital ou analogica do arduino ( ainda não implementei este passo, mas quanto a programção estou tranquilo, ainda não defini apenas que solução usar, mas tbm não me preocupo por hora com isso, acredito que não enfrentarei grande difculdade)

Após liberar o bico, o arduino a ligaria a bomba ( aqui posso implementar um rele, mas como pretendo ser o menos invasivo possivel na solução a ideia era se valer da chave liga desliga já existente e colocar apenas de modo acoplado algum motor que ligaria e desligaria a propria chave ( sei que é uma bugiganguise a ideia, mas como a bomba e o tanque estão em comodato quero ser o minimo invasivo possivel, e estamos falando apenas da versão 1.0 bem beta mesmo )

nessa hora passariamos a um passo dos mais importantes que seria monitar a quantidade abastecida, como o mostrados é analogico e não quero ser muito invasivo a ideia foi colar linhas espelhadas a cada 0,1 litros ( casa de maior precisão do mostrador analogico ), e monitorar com um encoder a quantidade ( tenho esperança que de tudo certo neste passo), não tem como colocar formula aqui em função do tempo porque o gatilho do bico altera a vazão em função da possição.

Dito tudo isto, meu medo agora é implenetar esta solução extremamente util e viavel para nossa empresa e querendo solucionar um problema acabar explodindo nosso tanque!!! 

Pessoal preciso de ajuda sobre este meu receio, lembro que tudo ficara isolado e sem contato com o diesel, já é sabido também que este tipo de solução existe no mercado ,mas eles cobram valores elevados hoje para implementar e to querendo dar uma moral para o arduino e colocar ele em uma solução de mercado de alto intersere.

Bom dia ESM.

Entendo sua preocupação.

Mas fiquei com algumas preocupações:

Este é um sistema profissional e empresarial de fornecimento de combustível.

Ele envolve controle de desvio de produto e de dinheiro, então qualquer investimento

vai gerar lucro no futuro.

Então porque não utilizar bombas de combustível existente nos mercados, tais como as

usadas em postos de combustível?

Acredito que uma bomba nova seja cara, mas vejo sempre postos atualizando as bombas,

e acho que uma de segunda mão seja mais em conta.

Estas bombas além de marcar o abastecimento executado, tem marcadores interno

que acumulam todos abastecimentos executados.

Qualquer sistema que envolva eletricidade perto de inflamáveis deve ser feito levando em

conta  todo procedimento recomendados para áreas classificadas.

RV

Boa Tarde,

Na verdade, os sistema de abastecimento é conforme os postos, tanque e bombas todas dentro das normas, a minha ideia é apenas integrar o arduino para conseguir fazer a gestão e controle das entradas e saidas.

para facilitar o entendimento, imagine um posto de combustivel antigo aonde as bombas são aquelas com marcador analogico, eu quero colocar um computador proximo e um arduino ligado a ele para gerenciar e controlar os abastecimentos.

se a moto for injetada veja a vazão do bico.
faz pelo tempo de abertura do bico.
se for carburada coloca um medidor de vazao 

https://pt.aliexpress.com/item/High-Quality-1-2PT-Water-Flow-Sensor...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço