Boa tarde senhores

estou tentando montar o equipamento pra medir a densidade de um liquido ao longo do tempo.. Faço cerveja caseira e queria medir a evolução da fermentação.. Coloquei uma imagem de um equipamento dos EUA.. Essa boia fica dentro do liquido e se mede a densidade medindo o peso dessa boia. Teria como chegar nisso com arduino?

Exibições: 1108

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi TF, boa tarde.

Tem sim, voce monta esta boia em uma célula de carga, e mede a variação desta célula.

Rui

como seria com essa celula de carga? olhei na net e achei um celula dessa e pelo q entendi ela seria precionando e não por tração ..

TF,

pressionado ou tração.

Lembre que é vetor.

Rui

TF,

densidade é massa(peso) sobre volume.

Se o volume aumenta a densidade diminui,  se vc tem uma boia de peso conhecido, a boia irá afundar.

Se a massa aumenta, e vc tem uma boia de peso conhecido, a boia é empurrada para cima.

Eu mediria o quanto a boia sobe e desce e associaria a uma escala, visto que na densidade da água, estariamos falando em miligramas de diferença de densidade em relação a agua quente/fria, nao sei se teria sensor que tivesse esta precisao. Portanto melhor medir a variação del altura da boia em relação ao inicio do processo. 

É exatamente isso... O mosto de cerveja normalmente ta a 1050 de gravidade especifica (agua é 1000).. Qual sensor para medir o quanto a boia sobe e desce?

TF,

o formato da boia que esta na foto que voce postou é o ideal, pois pouco material se acularia na borda superior. Quanto ao sensor, até um potenciometro funcionaria, o que precisa é zera o potenciometro calibrando em 1000 referente a água e depois calibrar em 1050 referente ao mosto, assim vc teria uma escala com base superior e base inferior e em seguida acompanhar e tomar decisões via processador.

Vejo simples esta solução e de fácil implantação.

mas o sensor ja estando calibrado para agua e ja devidamente programado, nao seria apenas colocar a boia no mosto e ele ja falar quando ta a gravidade? Digo isso pq a gravidade nem sempre é a mesma.. Estilos de cervejas diferentes começam com gravidades diferentes.. Teria algum modelo especifico de potenciômetro?

obrigado pela resposta

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço