Projeto Social - para reciclar garrafas pets com Arduino e Raspberry

Olá pessoal, estou desenvolvendo um projeto social e gostaria de ajuda para viabiliza-ló tecnicamente.

Reciclar garrafas pets e trocar os itens reciclaveis por créditos no bilhete único!

Como funciona exemplo:o usuário irá inserir o cartão do bilhete único na máquina, após a leitura e reconhecimento da leitura do cartão, acender uma luz verde para o usuário inserir as garrafas.

1- [Como Viabilizar tecnicamente para o arduino ou raspberry ler e gravar a identificação do cartão?]

Enquanto o cartão estiver na máquina, os sensores devem ser capaz de reconhecer as garrafas inseridas  no recipiente do tamanho de "TUBO PVC" que entra facilmente uma "Garrafa pet de 3 litros"

Após essa etapa uma a aplicação/software deve ser iniciada para permitir gravar a identificação do bilhete único,total item reciclado,total pontos convertidos e data.
Após o cartão ser removido da máquina a aplicação informa a quantidade de ponto acumulado.

2- [Como Viabilizar tecnicamente para o arduino ou raspberry iniciar a aplicação e passar como parâmetro os dados(identificação do cartão,data e hora,tipo de item recicla(pet de 1 litro, 1. litros,2 litros, 2,5 litros, 3 litros e etc...) e gravar a identificação do cartão?]

Pontos a serem viabilizados:

Viabilizar uma forma de detectar as garrafas pets inseridas no recipiente do tamanto de tubo de PVC, após o reconhecimento das garrafas pets temos que transformar o item reciclado em pontos/créditos do bilhete único.

Temos 2 pontos que precisamos viabilizar a integração tecnológica:

1- como que os sensores vão gravar a detecção do item reciclado.
2- como ler/reconhecer o cartão bilhete único e associar os itens reciclados ao cartão.
3- como que pontos obtidos com os itens reciclados vão ser convertidos em créditos no bilhete único e gravar o valor da recarga no bilhete único.

Exibições: 2172

Responder esta

Respostas a este tópico

Vou tentar responder:

Baseando na minha experiencia no passado, desenvolvendo sistema de recarga de créditos para celulares pré pagos, creio que é o seguinte:

1 - Lendo o código de barras do recipiente. Porém é fácil burlar colando código de barras falsos. Eu me limitaria a dar créditos pela quantidade de garrafas pois elas tem formatos diferentes e não se sabe o que a criatividade dos fabricantes de garrafas e os malandros possam inventar.

2 - Um leitor de RFID deve conseguir ler o cartão para identificar o ID do mesmo. Creio que é o de 13,56 MHz. Se conseguir ler, você vai poder usar o ID no seu banco de dados para acumular os pontos porém isso não é o suficiente para obter saldos e movimentar o saldo do cartão.

3 - Os créditos do bilhete único é gerenciado pelo sistema do bilhete único e somente eles podem oferecer alguma interface para que você consiga incluir os créditos. Deverá desenvolver uma parceria e construir o aplicativo com a orientação deles e passar por todo o processo de homologação e implantação.

  'Eiju

Creio que ler código de barras não seria o caminho, mas sim fazer reconhecimento de imagem utilizando por exemplo OpenCV.

Eiju,

tentebuscar informações sobre esta maquina que postei, principalmente o fabricante, talvez estejamos pensando em uma coisa no qual ele ja resolver bem mais fácil.

T+

Cara, estamos em um projeto com kinect! Pode ser uma possibilidade usa-lo.

Mas como comentado aqui.. usando OpenCV, vc pode usar cameras, para identificar a garrafa..alem de peso, tamanho espessura... vc alem da camera teria que ter varios sensores..

veja no exemplo das maquinas existentes, ele fica girando a garrafa para "ler" ela por completa.. assim facilita, peso e formato.. 

Problema está no Brasileiro mesmo, mas insista no projeto, muito bom, ate mais.

não creio que a máquina faça as garrafas girarem para tentar "ler" ela por completa, na intenção de verificar peso e formato

é mais provável que as garrafas sejam giradas para que os leitores de código de barras sejam capazes de capturar o código.

Nesse cenário, é obrigatório que sejam cadastrados num banco de dados inúmeros códigos de barras para atrelar aquele código à garrafa. Caso uma garrafa seja inserida e o código não for reconhecido (ou detectado), a máquina devolve o frasco pro usuário

Nosso colega Matheus postou nesse tópico um vídeo e julguei que tal máquina faz dessa maneira:

Hugo, esta bem visivel que a garrafa é girada para ler o código de barras.

Com o código de barras, pode-se determinar todos os dados do produto. 

Muito interessante essa maquina !

Quem vai encarar fazer uma dessas aqui no Brasil ??? Vai ganhar dinheiro !

Legal demais !

O que eu puder ajudar, contem comigo !

O difícil vai ser como prevenir fraudes. Aqui é o pais dos fraudadores, corruptos, etc...

Talvez tirando uma foto de cada pessoa que insere as garrafas.

Se for somente o código de barras eu poderia replica-lo e colar em todas as garrafas que eu quiser.

O código de barras é único para o mesmo produto, pelo menos aqui no Brasil.

Por isso que vending machines no Brasil precisam estar em locais supervisionados,  o ser humano vai querer levar vantagem sempre. Em certos países os cidadãos são menos propensos às fraudes,  seja por educação,  seja pelo rigor das leis, mas aqui o esquema anti-fraudes precisa ser robusto,   concordo que basear a remuneração somente em leitura de código de barras vai ser moleza burlar

O que poderia ser feito também é o reconhecimento de imagens.

Por exemplo, a maquina lê o código de barra, e verifica o tamanho e o formato da embalagem através da imagem.

Para identificar se é vidro ou plastico, poderia talvez jogar um laser em um determinado angulo e verificar a reflexão com um sensor. Creio que o vidro reflete melhor que o plástico.

imagine que a máquina escaneie a embalagem, detectando o tamanho e o formato. Qual a utilidade disso? A remuneração do usuário depende do formato do frasco? Depende do tamanho? Creio que não...

Geralmente a remuneração é pelo peso e tipo de material.

Então cairemos no problema de fraude novamente: é fácil encher o frasco com peso (terra/areia) pra tentar enganar a máquina.

Se a remuneração for por por frasco inserido, independente do material, tamanho, formato, talvez seja mais fácil. Alguma coisa deverá ser detectada, talvez por isso que quem projetou máquinas até agora achou mais seguro ou prático detectar código de barras

No video , entendi que não são todas as embalagens que são recicladas. 

Parece que a pessoa inseriu uma garrafa de vidro e ela retornou. 

No caso deveria ser a composição da leitura de diversos sensores, reconhecimento por imagem, formato e leitura do código de barras, balança para verificar o  peso, e alguma sensor para determinar o tipo de material (como fazer esse último?).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço