Pessoal,

Alguém sabe se existe sensor de condutividade elétrica pra arduino? trabalho com plantas e temos que monitorar a condutividade elétrica das soluções nutritivas que jogamos nas plantas, entao, quanto maior o ec de uma solução nutritiva, mais fertilizante ela tem...e como se eu fosse colocando sal na água e a condutividade elétrica fosse aumentando, alguém sabe se existe este sensor?

Pensei em fazer um monitoramento remoto com um sensor destes enviando dados ao arduino, usaria Parallax para enviar dados para planilhas do excel e gerar gráficos diários dos monitoramentos. Ja aprendi como faz todo este processo so preciso do sensor de ec.

Hj monitoro manualmente com este aparelho LINK REMOVIDO POR VIOLAR OS TERMOS DE SERVIÇO, chamado condutivimetro. Caso não exista este sensor especifico para arduino, será que daria pra desmontar um condutivimetro e conecta-lo ao arduino?rsrs

 

Exibições: 5189

Responder esta

Respostas a este tópico

Amigo to atras do mesmo projeto.

Então, o meu só falta o sensor, o resto não e tao difícil!!

Entao Fredman, pesquisando aqui vi que podemos usar o sensor de umidade de solo para medir a condutividade em ms/cm. Contudo e preciso montar uma programacao. Vou colar aqui o que encontrei.

Este algoritmo tem a finalidade de computar a corrente de retorno recebida  por um porta de entrada do tipo analôgica, após o   envio de uma corrente de 5v emita por uma porta de saída do Arduino, afim de determina a resistencia entre os eletrodos dos sensores. A placa Arduino contém de 6 a 16 canais de 10 bits que, convertem analógico para digital. Ele mapeia tensões de entrada entre 0 e 5 volts, representados em números inteiros, no intervalo de 0 a 1023. Produzindo uma resolução de leitura de: 5 volts divididos por 1024 units. Contabilizando 4,9 mV por cada unidade (0,0049 volts) (MCROBERTS, 2011). A voltagem de retorno é o produto da entrada em inteiro (0-1023) e a resolução de leitura por unidade ( 5v / 1024). No entando, a resistencia em omhs é medida pela expressão: resistencia = ((corrente * resistor utilizado no sensor em ohms) / corrente de retono) – resistor utilizado no sensor em ohms. O valor da resistencia é utilizada para determinar a condutividade elétrica do solo em microSimens, representada no algoritimo pela expressão: microSimens = 1.0 / (resistencia / 1000000). 

A parada agora e montar um codigo com base nestas informa'coes, se uma boa alma entendedora destes assuntos puder ajudar a montar este codigo ficaria muito agradecido.

Achei bastante interessante e tambem bastante confuso kkkk, você conseguiu pra me ajudar?

Você deve usar uma célula/sensor de condutividade calibrada no seu equipamento/arduino. Normalmente para esta aplicação é utilizada uma C801/1 da Analion (ou outra marca) com 1 metro de cabo e conector espada, ou BNC, se seu arduino tiver conector BNC.

Encontrei isso

 http://www.c2o.pro.br/hackaguas/ar01s14.html 

Essa página mostra como montar um condutivímetro simples e eu tentei adaptar a programação a um sensor de umidade do solo.

Atualmente estou trabalhando na mesma coisa, mas não consigo as medidas em mS iguais as das soluções de calibração... Se alguém souber de algo, agradeço!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço