Eai galera blza??
tava aqui em casa pensando e gostaria de saber se alguem aqui sabe como ou ja fez algum projeto pra ligar o carro com senha ou por biometria.. se alguem souber alguma coisa sobre postem ai

Exibições: 664

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara, dá uma fuçada no INSTRUTABLES lá tem muita coisa que a galera faz assim, agora tem que garimpar.

Pode usar RFID pra ativar um relay ligado ao fio da ignićão, por exemplo. Vou fazer isso no meu.

muito interessante. posta o projeto quando fazer...

Não estou respondendo sua pergunta, porque é possível você obter um pulso para ligar/desligar o que quiser, via biometria, ID card, senha, etc. o problema é que no mundo real esse projeto para ser aplicável num veículo tem que levar muita coisa em consideração, como por exemplo, como desligaria nas mais variadas situações? A nível de projeto de garagista a brincadeira é legal. Não estou jogando água no seu chopp, apenas fazendo você refletir um pouco mais sobre o escopo do projeto.

Um abraço.

de boa cara hahha é sempre bom ter alguem de fora "jogando água no chopp" pq as vezes a gente não consegue ver alguns problemas no projeto... a principio a ideia é usar a senha/biometria para "liberar" a funcionalidade liga/desliga do carro, uma vez liberada o mesmo botão poderia desligar o carro, sendo assim a senha seria necessária apenas para liga-lo.

outra coisa a se pensar é na possibilidade do esquema eletrônico caseriro falhar e vc ficar impossibilitado de dar partida no carro. Precisa pensar num "plano B" pra ser implantado quando surgir tal situação do esquema pifar.

Lembre-se, estamos falando de microcontrolador: quem aqui nunca teve um arduino que travou e precisou ser reinicializado pra tudo voltar ao  normal? quem aqui nunca teve algum componente do projeto dando pau de uma hora pra outra, e assim comprometendo a funcionalidade do todo?

Eu uma vez instalei numa caixinha de madeira uma fechadura elétrica comandada pelo arduino e, de uma hora pra outra, a caixinha parou de abrir. Como todo o aparato era invisível por fora, tive que desmontar a caixinha pra acessar a eletrônica que estava por dentro. Na versão melhorada, acrescentei a possibilidade da caixinha ser aberta mecanicamente também por chave. Dessa forma, a chave movimentava a lingua de travamento da fechadura, e a eletrônica movimentava a trava onde a lingua da fechadura entrava. 

Acho que vocês estão esquecendo de um detalha muitississimo importante,  quando fazemos automação de uma lampada, da abertura de uma porta e por ai vai,  não estamos mechendo em situações de risco a vida,  lidar com as funções principais de ignição de um automóvel vai alem de uma simples brincadeira domestica, passar pela questão do risco a vida dos usuários, logo, deve ser muito bem pensado.

   Imagine uma situação de o carro andando e alguma coisa se ligue ou desligue ocasionando falhas no veículo em movimento, já pensou ?  

   Logo, possível é,   mas muito contra indicado.

Esse é um ponto muito importante a ser visto.... n tinha pensado nisso

Engraçado, que eu entendi que você usaria a biometria e senha para aumentar a segurança do carro contra furto. Mantendo o uso da chave do carro. Nesse caso não vejo risco algum. 

Alguns colegas já postaram o desejo de ligar o carro com controle remoto. Ai sim, existe risco !

O seu carro provávelmete já usa RFID na chave de ignição. 

Todos os carros novos usam esse sistema de segurança.

Biometria? Se o dedo estiver molhado de chuva ou barro ?

Vai ficar à pé.... 

Mas é mais uma alternativa de segurança. 

Quando tive a ideia o foco não era tanto a segurança, mas sim o fato de eu sempre esquecer a chave nos lugares ou esquecer onde coloquei, desse modo a chave só seria necessaria em caso de algum problema no sistema

Ok, imaginei o seguinte - um botão de biometria (chave) e um botão de ignição ( Alguns carros modernos, já tem um botão para ignição do motor)

- O motorista deve estar sentado no banco. (sensor de presença)

- pressiona a biometria - carro habilita o acionamento do botão de ignição por um periodo curto de tempo. 

- pressiona o botão de ignição e liga o motor.

- Se demorar 2 segundos (por exemplo) e não apertar o botão de ignição, ele será bloqueado.

- Nesse caso, precisará apertar o botão de biometria novamente. 

- Se o motor já esta ligado, o botão de ignição fica inoperante, é claro. 

Acho que assim, ficará limitado o risco de acidente. 

Sugiro que procure na WEB, manuais de uso de carros que já tem o botão de iginição, para entender como funciona. 

http://www.tecmundo.com.br/carro/36253-como-funcionam-os-carros-que...

http://www.carrosnors.com.br/colocar-botao-de-partida-start-engine-...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço