Olá pessoal estou tentando fazer meu módulo funcionar seguindo um tutorial porem esta mensagem aparece

Inicializando modulo
Versao do firmware:
Erro ao definir modo STA !r
Erro ao conectar rede wireless !!!
*** Fim ***

gostaria de saber se alguem passou por isso e conseguiu resolver.

Dei uma olhada aqui no grupo mas nao achei nada muito claro ou que resolvesse meu problema.

uma observação, não sei se tem algo a ver mas eu liguei um led no pino rx do modulo esp e ele fica sempre ligado, ele deveria piscar quando meu arduino enviasse comando correto...bom espero a ajuda de vcs muito obrigado

Exibições: 4152

Respostas a este tópico

complementando...

estou seguindo este tutorial:

http://www.arduinoecia.com.br/2015/03/arduino-modulo-wireless-esp82...

Olá,

Você esta usando divisor resistivo? Qual o valor dos resistores?

Abs.

Olá Carlos, obrigado pela resposta. Bom no começo segui um tutorial onde se usava dois resistores iguais mais os ultimos testes que eu fiz usei um de 10k e um de 20k pois a tensão ficava mais proximo de 3.3v.

Não sei se este o problema, mas tente usar dois resistores, um de 1K e outro de 2K no divisor, isso manterá a tensão da mesma forma, mas aumentara a corrente.

Somente para informação:

Dois resistores iguais fariam cair a metade da tensão no divisor.

A formula para o calculo é: 5V/R1+R2*R2=3.3V. Onde R1=1K e R2=2K

Uma maneira mais fácil de calcular é usando esta calculadora online se quiser.

http://www.arduinoecia.com.br/p/calculador-divisor-de-tensao-functi...

Boa sorte.

Abs.

Rhaicmer Bráulio, recomendo fortemente que vc inicie pelo básico do básico: 

primeiro tente descobrir qual a velocidade (bauds) que seu ESP veio de fábrica. É bem provável que tenha vindo com 115200 bauds, e portanto o tutorial que vc está seguindo não irá funcionar, primeiro porque o tutorial fala pra usar software serial a 9600 bauds, aí já dá incompatibilidade de velocidade.

O segundo problema é que via software serial vc não irá conseguir comunicação com o módulo se seu módulo estiver a 115200 bauds.

Então siga o tutorial que eu apresentei nesse link

Faça upload pro arduino daquele sketch que eu informo no tutorial e faça testes com o comando AT pra saber se seu módulo está vivo ou não.

Depois que vc tiver certeza que consegue enviar comandos AT, configure a velocidade do seu módulo ESP8266 pra ficar em 9600 bauds. 

Para isso, dê o comando:  AT+UART_DEF=9600,8,1,0,0 


Derrubando pra 9600 bauds, vc conseguirá usar o sketch do tutorial do arduinoecia.com.br

Muito obrigado pela atenção imhugo...Já tinha dado uma olhada neste tutorial mas não o segui pois dava um erro no programa... já descobri qual é o erro e vou tentar fazer de novo. sobre a velocidade de comunicação tenho quase certeza que meu módulo esta configurado para 9600 baud ja vi um tutorial que ensinava a verificar isto.

Vou seguir agora sua dica e ja posto os resultados

Fiz umas alterações no programa para testar

#include "SoftwareSerial.h"


SoftwareSerial serial2(2 , 3);

void setup()
{
   serial2.begin(9600);
   Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
   while (serial2.available()) { Serial.write(serial2.read()); }
   while (Serial.available()) { serial2.write(Serial.read()); }
}

Minha placa arduino é uno só tenho uma porta serial mas acho que fiz as alteraçoes correta para testar seu programa na minha placa...

quanto a velocidade da minha placa esp...na linha 50 do arquivo ESP8266.h especifica a velocidade da placa(eu acho), veja o que minha linha diz:

ESP8266(SoftwareSerial &uart, uint32_t baud = 9600);

não sei se tem algo a ver com seu programa pois nele eu não chamo esta biblioteca mas é bom ressaltar

Bem os resutados do teste foi que não obitive resposta ao enviar o comando AT, infelizmente

Pois então, essa biblioteca ESP8266.h está usando software serial a 9600 bauds, mas e se seu módulo veio de fábrica a 115200 bauds?

Vc não teria um arduino mega aí?

Vc fez as conexões da forma como mostrei no tutorial, tipo ligou um divisor de tensão resistivo, alimentou o módulo com 3.3v, ligou o RST e o CH_PD do módulo, interligou os GND?

Eu no começo apanhei porque fui cabeçudo e não segui a risca essas ligações.

Ora eu pensava comigo: "não  sou obrigado a fazer dessa forma que o cara recomendou, vou fazer assim do meu jeito porque tenho certeza que vai dar certo"... e pensando dessa forma, fiquei uns preciosos dias dando cabeçada sem sair do lugar. Só conseguia fazer as luzes do módulo acenderem e nada mais. Nem mesmo eu respostas ao comando AT eu obtive.

o que estou querendo te dizer é que esse módulo é bem enjoado para iniciantes. Vc precisa seguir a risca tudo, tudinho, pois se fizer um trequinho diferente, vc vai correr o risco de não ter sucesso. 

Depois quando vc passar a barreira inicial, aí sim vc pode dar seus pulos. Mas de começo, recomendo que vc siga a risca, use um MEGA e bote pra rodar via hardware serial, a não ser que vc tenha absoluta certeza que seu módulo veio a 9600 bauds, aí sim nesse caso vc seria capaz de usar software serial

Diga uma coisa: como vc está interligando os componentes? tem como vc desenhar?

Olha eu estou seguindo a risca a interligação dos componentes fazendo em uma protoboard a única coisa que eu não fiz foi usar fonte externa mas ja providenciei isso e hoje vou testar com fonte externa. Outro teste que eu quero fazer é ligar o módulo nos pinos serial do ardiono(0,1) e enviar comandos AT e  ver se ele está respondendo acendendo o led de comunicação. Assim posso modificar a velocidade para testar se é isso que está acontecendo.

Eu acho que deveria fazer um teste programando seu ESP sem o uso da placa do Arduino, se tiver as placas instaladas desde a biblioteca poderá usar vários exemplos, desde um blink, até webserver e Access point, isso lhe dará uma maior confiança para começar acredito.

Abs.

é uma boa opção também Carlos, concordo. Nesse caso, precisaria ter em mãos uma plaquinha USB/serial FTDI capaz de trabalhar a 3.3v 

Sim imhugo, e tem razão sobre a plaquinha, não sei se ele tem, vamos esperar a resposta.

Abs,

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço