Vou utilizar em um projeto um arduino uno e em uma entrada analógica vou precisar colocar um divisor de tensão mas me surgiu uma dúvida em relação ao valor dos resistores.

 Já encontrei o valor dos resistores que pretendo usar conforme está nos anexos.

 Anexo OPCAO-1  Entrada= 5v R1=10K e R2=25K e Saída= 3.571v

 Anexo OPCAO-2  Entrada= 5v R1=100K e R2=250K e Saída= 3.571v

 Gostaria de saber qual é a melhor opção para usar no meu projeto e o que vai mudar nos dois circuitos com a mudança dos resistores pois a tensão de saída continua a mesma? 

Exibições: 1141

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

No caso dos dois sendo ligados à entrada analógica do arduino, a mudança é muito pequena quase desprezível porque a impedância de entrada do conversor A/D é grande.

Isto pode ser entendido assim: Se você colocar um resistor muito pequeno em paralelo com R2 a queda de tensão nele fará com que o circuito se modifique, imagine por exemplo um resistor de 1 ohm em paralelo com R2, quase um curto circuito, a tensão que se esperava ser de 3,5v neste resistor seria então de praticamente zero, visto que a queda de tensão ficaria quase que totalmente concentrada em R1, porém como a impedancia de entrada do conversor A/D do arduino é alta, pode-se interpretar como se houvesse um resistor de valor quase infinito em paralelo com R2, então nesse caso indepente dos valroes de R1 e R2, caso estes se mantenham proporcionais o valor no conversor quase não se altera.

Concluindo: No caso de projetos de divisores de tensão a escolha dos valroes deve levar em conta a menor impedancia de onde o o divisor será ligado, ou seja se você for ligar por exemplo um motor que puxa mais corrente e nesse caso tem resistencia muito menor que um conversor a/d, os valores com certeza fariam muita diferença. Mas como você está  ligando no arduino que tem um conversor a/d de alta impedância, qualquer circuito pode resolver, eu optaria por utilizar o com maiores resistores para diminuir a corrente consumida, mas para uma resposta melhor precisamos saber onde você esta ligando este divisor, por exemplo, se for em algum tipo de entrada com frequência variavel, os valores do resistor podem formar um filtro, mas acho que não seria o caso na sua aplicação.

Olá,

Muito embora a impedância de entrada do ADC do ATmega ser alta, a ATMEL recomenda que o ADC seja ligado a circuitos com impedância de 10K  Ohms ou menos, verifique a informação no capítulo 23.6.1 no datasheet do ATmega328.

O motivo dessa recomendação é que a impedância alta do circuito de entrada em conjunto com o capacitor de amostragem do ADC (do circuito sampling and holding)  formam uma constante RC alta aumentando o tempo necessário para amostragem e consequentemente diminuindo a precisão da medida, principalmente quando a fonte de sinal tem muita variação de uma medição pra outra ou quando se usa mais de um canal de entrada analógica.

Portanto, recomendo o uso do divisor com os resistores de menor valor.

Abraço.

Pessoal optei por usar resistores de menor valor, na teoria tinha feito o cálculo e tinha encontrado os valores de R1= 10K e R2 = 25K mas na pratica tive que usar outros valores de  R1= 1K e R2=38K e entre os dois resistores uma trimpot de 10K para efetuar a calibração.

Wiechert na sua resposta você colocou um comentário sobre o uso de mais de um canal analógico, eu estou usando somente um canal analógico para a leitura de uma tensão analógica e mais três canais analógico para a leitura de três opto acopladores.

Estás três entradas com opto acopladores podem influenciar em alguma coisa na leitura da tensão analógica?

Sim, se forem tomados os devidos cuidados um canal interfere na medição do próximo e nenhum terá uma medida correta. Tem vários tópicos no forum do ldg onde este assunto foi explorado.

De uma olhada neste link:

http://labdegaragem.com/forum/topics/scadabr-arduinos-influ-ncia-en...

Não sabia que podia acontecer este problema  e também não tinha visto nenhum tópico relacionado a este assunto, mas muito obrigado pelo alerta vou alterar o meu projeto e colocar as três entradas dos opto acopladores em entradas digitais.

Não precisa mudar, o problema só ocorre quando se usa mais de um canal analógico, se você configurou os pinos ligados aos opto acopladores como entradas digitais eles serão tratados como entrada digital e não como entrada analógica. Desta forma não existirá interferência no canal analógica usado.

Ok, melhor ainda.

Segue esse documento. 

http://www.embarcados.com.br/buffers-e-seguidores-de-tensao/

De uma atenção especial no subtitulo  Apenas um Bufffer

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço