Ola a todos, ja tenho bastante experiencia na fabricação de placas de circuito impresso pelo metodo de tinta fotosensivel,pra mim isso eu domino.
Agora ,minha real dificuldade é na confecção da mascara de solda.
Comprei a tinta para fazer a mascara(verde) e me atrapalho todo para misturar com o catalizador que vem junto,não consigo acerto os tempos e numeros para a cura final,fica dura demais para a revelação(com fotolito feita na laser) com barrilha leve.

Estou pensando em fazer em silk screen,mas somente para uma placa fica inviavel


Oque fazer? 

Exibições: 1236

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

Eu costumo usar 5 partes de verniz para uma parte de catalizador, misturando bem e sempre trabalhando em ambiente com pouca luz, somente o suficiente para ver oque estou fazendo.

Faço a aplicação usando uma tela de silk screen virgem para que a camada aplicada a placa seja a mais fina e uniforme possível, a centrífuga não é boa pra isso pois tende a deixar a camada mais fina no centro e os riscos de escorrimentos mais aparentes.

A secagem é uma fase muito importante, para tanto uso uma estufa com temperatura controlada em 70°C +-10°C por 30 minutos.

A Lâmpada usada por mim é uma chamada luz negra do tipo compacto de 25W, tempo de exposição raramente ultrapassa 45 a 50 segundos.

Estes são valores que servem pra mim, sendo que podem variar conforme a tinta envelhece e as condições do seu ambiente e equipamentos.

Obrigado pelo retorno.

Eu uso uma centrifuga (HD) a mesma para a tinta das trilhas,ja fiz experiência com tela de silk para a aplicação da tinta verde da mascara mas não consegui uma viscosidade ideal(ficou muito grossa)mesmo misturando bastante.

A tela que tenho aqui é de 120 fios.

Minha dificuldade é a cura,pois depois de aplicar a tinta(epóxi bi componente com catalizador)vai para um forno elétrico com as duas resistências ligadas por uns 5 minutos.

Depois vai para a lâmpada UV por 5 minutos,sera que é esse o problema?Muito tempo na luz UV?

Fica muito difícil a revelação com barrilha,e rolinho de espuma.

Alguma luz?

Então, você consegue perceber a diferença entre os tempos de secagem, exposição e temperatura usados por mim e por você?
Provavelmente você está aquecendo muito durante a secagem e com certeza está com a exposição ao UV muito demorada
A sua tela de silk é muito fina, use uma de 70 fios.

Tenho uma telas mais grossas aqui comigo mas estão com desenho já a bastante tempo,acho que não vou conseguir limpar com cândida.

Não sei quantos graus o forno elétrico atinge mas acredito que seja bem mais do que você usa na estufa.

Pois é os números e tempos somente se chega a eles com bastante ensaios devido as muitas variáveis,mas você me deu uma dica de como espalhar a tinta da mascara pois essa tela de 120 fios o vendedor me disse que era essa que usava para espalhar a tinta epoxi verde .

O desafio agora é encontra a temperatura certa para a correta cura final e posterior revelação.

Você consegue revelar sem problemas com barriha?

A temperatura de secagem TEM que estar dentro da faixa
eu indiquei. Se estiver abaixo a tinta não cura e se estiver acima não revela. Temperatura é uma das poucas variáveis que não mudam muito. O tempo de exposição é que varia muito com a luminosidade e distância da lâmpada, opacidade do fotolito, quantidade de catalisador e idade da tinta.

fiz um teste rapido com a tinta azul(mascara)em uma tela de silk que estava guardada so para ver a qualidade,ficaram umas estrias(marcas dos fios da tela)sem o catalizador

Sera que quando seca na estufa fica mais lisa?

Vou estudar um jeito de controlar a temperatura do forno como você disse 70 graus.

Forninho elétrico Britania 10 Litros com 2 ventiladores de fonte de pc na tampa de baixo para circular melhor o calor

você revela com barrilha?

Uso Carbonato de sódio.

se eu usar diluente para a tinta fotosensivem ira alterar os tempos de cura?

Nunca precisei diluir, mas uma vez conversando com o fornecedor ele me disse para usar o diluente compatível e tomando cuidado pra não afinar muito a tinta.

sim o diluente é o que veio com a tinta pcismart

A secagem é uma fase muito importante, para tanto uso uma estufa com temperatura controlada em 70°C +-10°C por 30 minutos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Puxa,30 minutos a 70 graus ,não é muito isso?????Não seca demais a placa?

Não compreendi muito bem a função do catalizador...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço