Bom dia pessoal,

Tive um problema que alguns colegas relataram aqui com o meu ESP, o problema é que o modulo depois de um tempo perdia a conexão Wi Fi e deixava de enviar informação, percebi que bastava reiniciar a fonte e novamente voltava a normalidade, o que me levou a conclusão que o mesmo deveria entrar em modo de hibernação, já que fonte e demais coisas estavam normais, e não perdia nada da programação.

Lendo a folha de dados que já compartilhei aqui com todos no meu Google Drive, recorri a parte do retângulo que tem o titulo ESP8266 CORE.

Nesta parte, se explica como fazer o ESP hibernar, bem como acordar, modo este muito útil em aplicações onde se requer economia de energia.

Percebi que colocando o pino 16 via um resistor de 470 ohms no GND, o ESP hiberna, e ao retirar, ele acorda, sem perder nenhum dado, também vi a explicação de que o pino 16 (Wakeup) é responsável por mater o ESP acordado se estiver no estado LOW, e ainda vi que o pino GPIO 0, que apenas colocamos no GND para entrar no modo programação, e depois o deixamos flutuando, segundo o fabricante tem dois modos, GND programação e Vcc Run, o que significaria que se não esta em programação devera estar HIGH, e não flutuar.

Como minha intenção não é que ele hiberne, e sim que nunca o faça, decidi o seguinte:

Coloquei o pino 16 Wakeup através de uma R de 470 ligado no GND, o pino esta em LOW, e liguei o GPIO 0 no Vcc Run, desta forma o ESP não dormiu mais até o presente.

Eu creio que fz todo sentido olhando a folha do fabricante, e estou fazendo meus testes e tratarei de atualizar aqui caso volte a ter o problema mesmo com esta configuração, se alguém quiser fazer o mesmo faça por sua conta e risco, já que estou baseando tudo em meu conhecimento e minha responsabilidade, embora não vejo inconveniente algum.

Embora o documento esta compartilhado aqui na pagina corresponde a documentação segue o link para baixar do meu Google Drive.

https://drive.google.com/file/d/0B71RPmv45vX6UWR6eHNJMU1hWXc/view?u...

Abs.

Exibições: 3911

Respostas a este tópico

E aí pessoal, também tenho novidades estou usando um exemplo pela IDE arduino e com umas alterações que fiz já está na rede a 4 dias rodando legal, amanha farei um video, pra trocarmos as informações.

Muito bom !
Com a contribuição de todos ficará muito mais fácil a caminhada.
Abrax...

Bacana ver que todos estamos cumprindo os objetivos!

Abs.

Com muita luta como sempre kkkkkkkk.

Verdade, mas senão fica sem graça, rsrsrsrsr.

24 horas "no ar" - Zero resets na rede :D

Abrax....

15 dias também sem nenhum problema, 3 cortes de energia do fornecedor de energia elétrica, e voltou a funcionar normalmente.

Abs.

Muito bom !

Abrax...

Deixa eu perguntar uma coisa a respeito desses testes que vcs estão fazendo: 

1) vcs só estão avaliando se o módulo está enviando, portanto a avaliação é sim ou não?

2) ou esse teste de vcs é mais aprofundado, por exemplo conseguindo também avaliar se o módulo está enviando dentro do tempo programado. Exemplo: programou-se para que a temperatura seja enviada a cada 30 segundos pro thingspeak, e vcs têm condições de saber se os dados estão realmente sendo transmitidos a cada 30 segundos.

Eu estou fazendo o teste (2), programei pra enviar a cada 20 segundos, mas tem momentos que o módulo não consegue respeitar e acaba enviando com 30 segundos, 35 segundos, 100 segundos, 50 segundos. Esses erros são poucos, são cerca de 5% de erros ou menos. A grande maioria das transmissões ocorrem nos 20 segundos conforme programado.

Aí, via programação e relê, se o sketch detectar que a transmissão não ocorreu dentro de 120 segundos, o sketch se auto-reinicia (dá um reset no arduino) e logo em seguida aciona e desliga o relê dentro de 3 segundos para que a energia do ESP8266 seja cortada e restabelecida. Foi a forma que eu encontrei para automatizar a reinicialização do conjunto na intenção de restabelecer o funcionamento. Essas reinicializações são raras, ocorrem cerca de 1 ou 2x por dia apenas, mas não sei precisar quantas vezes exatamente ocorrem porque ainda não encontrei uma forma eficiente de registrar tais reinicializações no banco de dados.

Pra mim isso é um indício de não confiabilidade, visto que o ethernet shield w5100 cujo teste corre em paralelo não erra uma única transmissão sequer, exatamente TODAS as transmissões ocorrem dentro do tempo programado, é portanto absolutamente confiável.

Sendo assim, não é que meu módulo "dorme", mas ele continua com o led vermelho aceso ininterruptamente e o led azul acende no momento que ele tenta transmitir dados, porém a transmissão não ocorre. Está parecendo que quando ele falha na transmissão é porque ele não consegue acesso ao site na internet

bom dia ihmugo,

Vamos as respostas:

1) vcs só estão avaliando se o módulo está enviando, portanto a avaliação é sim ou não?

R) No meu caso, uma das avaliações é se o modulo esta enviando, e sim esta.

2) ou esse teste de vcs é mais aprofundado, por exemplo conseguindo também avaliar se o módulo está enviando dentro do tempo programado. Exemplo: programou-se para que a temperatura seja enviada a cada 30 segundos pro thingspeak, e vcs têm condições de saber se os dados estão realmente sendo transmitidos a cada 30 segundos.

R) Sim, no site o relatório gerado mostra que você esta enviando dados a cada 18 segundos, isso é configurável, tanto no relatório, como medindo fisicamente voce pode ver que cada evento é realizado a cada 18 segundos, e pode ver também que não existe nenhuma interseção no pontilhado que vai se formando, um ponto a cada 18 segundos, antão posso afirmar e comprovar, que sim estou enviando dados a cada 18 segundos.

Desde que fiz uma boa conexão na proto, aterrei os pouco fios exposto com uma malha, que para mim se soltos podem significar uma antena captadora de ruído, e isso ja vai para o decimo oitavo dia, não tive nenhum corte, apenas 3 causados por falta de energia, mas que ao retornar o modulo se auto conectou sozinho sem nenhuma intervenção de minha parte.

É prematuro tirar conclusões dessa natureza ainda, e não tenho conhecimento da utilização deste modulo em aplicações comerciais que possam comprovar sua eficácia, mas por ora tudo me leva a crer que sim é estável, se julgar desde que iniciei até agora.

Compartilho no Google Drive o relatório, note que anotei HMS UTC hora minuto segundo, (-3 para Brasil) SQC, sequencia interna do site da quantidade de leituras este canal, T, temperatura e U, umidade aferidas.

https://drive.google.com/file/d/0B71RPmv45vX6Nkh4cUtsYUtIYjg/view?u...

No meu caso não tenho led vermelho acesso, apenas o azul acende ciclicamente ao enviar cada dado, não sei porque, vou verificar.

Estou como uma conexão da LIVE TIM 50 Mega, o roteador esta em um ambiente, e eu estou em outro ambiente separado por uma parede, distancia em linha reta entre modulo e roteador 10 metros.

Espero isso continue ajudando na analise do modulo, se ficou alguma coisa para esclarecer estou a disposição.

PD Se posicionar o mouse no pontilhado da temperatura no grafico, o mesmo exibe um POP UP com o tempo e da para ver a transição entre as medições.

https://thingspeak.com/channels/58260

Abs.

 

Muito oportuno ter compartilhado seus dados brutos, Carlos.

Observei que houve apenas 1 erro nos seus 30 minutos de transmissões.

Compatilho também meus dados: https://drive.google.com/file/d/0B9pFYf4-AjduU01sdENmRUtrS0U/view?u...

Se consultar minha planilha compartilhada, pode perceber que em 1 hora de transmissão de dados, cerca de 4,6% dos dados falharam ao não respeitar o intervalo de 20 segundos configurados. Considerei como falha intervalos de transmissão acima de 22 segundos (ou seja, tolerei uma margem de 10% acima do tempo programado). 

Quando vc afirmou que aterrou seus fios expostos, o que exatamente vc fez? Meus fios estão livres e talvez esteja aí o meu problema.

Outra dúvida que tenho: imagine esses fios (ou seja lá como queiram chamar, cabinhos ou jumpers) estejam íntegros. Muito bem, eu conecto um extremo num ponto e outro extremo em outro ponto. Agora imagine o meio desse fio, ali na região onde tem a capinha plástica de isolamento. Se essa porção do fio encostar num componente eletrônico, pode ocorrer alguma interferência? Se encostar o meio do fio num capacitor ou regulador de tensão, por exemplo, pode ocorrer interferência, mesmo que o isolamento esteja íntegro (isto é, sem rupturas)?

Eu acreditava que por estar com o isolamento íntegro, poderia sim encostar sem problema em qualquer componente. Mas a essa altura do campeonato, confesso que imaginei ter percebido que quando o fio está encostado num componente eletrônico, os problemas de transmissão ocorrem com maior frequência e quando eu mantenho tais fios bem afastados de componentes eletrônicos, os problemas de transmissão reduzem. 

Então será que está aí uma possível vulnerabilidade na minha montagem?

Oi ihmugo,

Os fios recobertos com pvc isolam o contato direto com outro ponto de tensão, mas não isolam o mesmos dos campos magnéticos que estão em todas as partes, de frequências e tensões diversas, ligar uma chave rotativa de um ventilador produz uma dispersão eletromagnética, ligar um motor, uma bobina, e todos os elementos indutivos principalmente irão gerar um campo de proporção relacionada por sua potencia nominal, não é a mesma coisa um campo de ligar um motor de 10CV que o de um de1/2CV, este campo é a chamada EMI, (Interferência Eletro Magnética)  em aplicações onde a relação sinal ruído é critica, como audio por exemplo, caso não seja tomada a medida corretiva de ter cabos com malha desde um pré para um amplificador, teremos ruído de linha nos falantes, captada pelos fios, mesmo dentro de uma isolação de PVC, por isso se usa os fios de sinal, e se aterra uma malha (Shield/Escudo) para direcionar a terra as EMI, fazendo um caminho de baixa impedância via malha aterrada, chassis ou GND. Veja  foto abaixo por favor de um dos manuais de equipamentos que instalamos em minha empresa.

Em automação por exemplo, é típico usar cabos manga, que tem vários cabos e uma malha, ou cabos Belden, os melhores sem duvida, mas que são a mesma coisa, cabos com malha, porque muitas vezes enviamos dados de leitura de sensores e a interferência no cabo que leva a informação pode ser afetada pela EMI e causar falsos disparos.

No meu caso, não pude colocar um cabo deste tipo na proto, porque deveria colocar nas pontas os pinos correspondente, por isso o ideal é fazer isso em uma placa e em vez de fios, trilhas, mas como não é o caso, improvisei fazendo assim: Com um fio de solda/estanho, envolvi todas as sobras expostas dos fios, e em um extremos deste liguei um jumper e enviei ao GND, desta forma, toda EMI que entraria via fios, encontra o caminho mais favorável da minha "malha" para terra.

Por favor veja as fotos, tratei de sinalizar o melhor possível.

Já tenho orçamento do pessoal que fabrica placas para minha empresa, para usar estas em vez de proto, creio que vou mandar fabricar. Veja foto exemplo.

Abs.

   

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço