Bom dia pessoal,

Tive um problema que alguns colegas relataram aqui com o meu ESP, o problema é que o modulo depois de um tempo perdia a conexão Wi Fi e deixava de enviar informação, percebi que bastava reiniciar a fonte e novamente voltava a normalidade, o que me levou a conclusão que o mesmo deveria entrar em modo de hibernação, já que fonte e demais coisas estavam normais, e não perdia nada da programação.

Lendo a folha de dados que já compartilhei aqui com todos no meu Google Drive, recorri a parte do retângulo que tem o titulo ESP8266 CORE.

Nesta parte, se explica como fazer o ESP hibernar, bem como acordar, modo este muito útil em aplicações onde se requer economia de energia.

Percebi que colocando o pino 16 via um resistor de 470 ohms no GND, o ESP hiberna, e ao retirar, ele acorda, sem perder nenhum dado, também vi a explicação de que o pino 16 (Wakeup) é responsável por mater o ESP acordado se estiver no estado LOW, e ainda vi que o pino GPIO 0, que apenas colocamos no GND para entrar no modo programação, e depois o deixamos flutuando, segundo o fabricante tem dois modos, GND programação e Vcc Run, o que significaria que se não esta em programação devera estar HIGH, e não flutuar.

Como minha intenção não é que ele hiberne, e sim que nunca o faça, decidi o seguinte:

Coloquei o pino 16 Wakeup através de uma R de 470 ligado no GND, o pino esta em LOW, e liguei o GPIO 0 no Vcc Run, desta forma o ESP não dormiu mais até o presente.

Eu creio que fz todo sentido olhando a folha do fabricante, e estou fazendo meus testes e tratarei de atualizar aqui caso volte a ter o problema mesmo com esta configuração, se alguém quiser fazer o mesmo faça por sua conta e risco, já que estou baseando tudo em meu conhecimento e minha responsabilidade, embora não vejo inconveniente algum.

Embora o documento esta compartilhado aqui na pagina corresponde a documentação segue o link para baixar do meu Google Drive.

https://drive.google.com/file/d/0B71RPmv45vX6UWR6eHNJMU1hWXc/view?u...

Abs.

Exibições: 3907

Respostas a este tópico

Carlos,

Está muito bom. Esse é o espírito do desbravador ! Você usa o ESP-12, um dia, quando estiver mais à vontade com o ESP-01, pretendo ir para 0 12, também.

Parabéns pelo documento.

Abrax...

Obrigado,

Olha Carlos, a diferença é apenas que você tem mais portas GPIO, o resto não muda em nada, então.. não demore para usar o 12, é bem mais pratico e pode colocar na proto com menos dificuldade.

Abs.

Estou com novo teste aqui desde hoje a tarde online, ainda é cedo mas amanhã postarei mais informações.

Vlw.

Abs.

Olá,

Mais de 72 horas funcionando sem problema algum, os ruídos e instabilidade melhoram sensivelmente nos gráficos da minha aplicação após as modificações na proto, apenas um ou outro resíduo mas já esperado em qualquer aplicação, creio que se deve dar uma atenção muito especial na montagem em proto, vou mandar desenvolver algumas placas para meu uso, que contenham apenas o soquete para espetar o ESP, tanto o -01 como o -12, e de cada lado mini bornes ligados por trilhas a cada pino, isso ajudara a montar os projetos de ensaio de maneira mais organizada pratica e eficiente.

Abs.

Salve.

Ótimas notícias sobre a estabilidade !

Esse desenvolvimento de placas é muito interessante. Onde fazer ? Quanto custa ? Qual a quantidade mínima ? Quanto tempo demora a entrega ?

Abrax...

Bem, vou consultar com o lugar onde mando fazer placas para minha empresa, www.prodeccad.com.br, geralmente eles fazem no mínimo 12 e entregam em 10 dias mais ou menos, mas como é uma placa simples não deve sair por custo baixo, vou ver hoje e se for o caso mando fazer e depois fazemos um sorteio de algumas aqui no Grupo hehehehe.

Abs.

Tudo funcionando normal.

Lembrando que a aplicação pode ser sempre vista em:

https://thingspeak.com/channels/58260

Abs.

Olha aí amigos, vai aqui mais um vídeo pra tirarmos as duvidas.

https://www.youtube.com/watch?v=i92OTNtlqYo&feature=youtu.be

Bom dia Adilson,

Não sei se voce leu em uma postagem minha anterior neste mesmo tópico, onde eu pergunto ao Carlos se ele estava com o ESP ligado na USB/Serial do PC, mas neste caso ele afirmava o contrario, que o modulo estava a X horas sem "dormir"  e eu disse, porque que perguntava isso, porque comigo aconteceu alguma vez, em um modulo, de perder a conexão depois de retirar a conexão USB/Serial, tal como você relata no vídeo, o que me levou a pensar que poderia ter alguma relação que deveria ser investigada por este lado.

Mas vamos analisar.

Sua fonte esta perfeita, 5V 1A esta mais que suficiente, as portas USB fornecem menos que isso, existem algumas que fornecem apenas 100mA a outras no máximo 500mA, mas nenhuma mais que isso.

O seu modulo é do tipo que já te integrado tudo, regulador, e conversor USB/Serial integrado, ou seja não precisa fazer nada mais que plugar em uma fonte de 5V, nada de resistores para dividir tensão etc. como em alguns módulos como o que tenho por exemplo, por isso estou esperando dois iguais aos seu que comprei no ML, são mais práticos, mas note, quando alimentado pelo PC vamos ter em um dos pinos o +5, em outro o GND, e em outros dois o RX e TX.

No meu modulo uma fonte externa alimenta o modulo, e mesmo com esta fonte ligo o modulo  no conversor para programar, ou para ler alguma coisa no monitor serial, ou seja, o modulo recebe a alimentação da fonte, e apenas usa RX TX e claro o GND para deixar as tudo no mesmo potencial de 0V.

Creio então, que na realidade foi uma mera coincidência, tanto o acontecido com você como comigo uma ou duas vezes com outros módulos.

O que sim deveria ser observado é o fato de estar com os fios e ligação o mais curta e organizada possível,  e voce esta desta maneira pelo que vi no vídeo, verificar se existe muito ruído elétrico ao redor do modulo, mas acredito que este também não é o seu caso, seu ambiente parece bem silencioso eletricamente falando, a perda de energia por um momento não afetaria o modulo, porque comprovei varias vezes e fiz testes também, que se a energia faltar, quando retorna o modulo volta a funcionar sem necessidade de nenhuma ação.

Visto isso me resta pensar o seguinte, como vimos aqui e eu comprovei também quando comecei com o modulo, que se alimentar com 5V  o regulador de tensão que é de 3.3 vai ficar com essa diferença, 5V - 3.3V que irão cair sobre ele, e uma variação de tensão na rede que leva-se uma tensão momentânea de menos que 5V ao modulo poderia fazer falhar este, não vou teorizar aqui os argumentos que levam a imaginar isso, a intenção é outra, então eu sugiro o seguinte, verifique se seu modulo aceita tensão entre 12V e 5V na entrada, caso sim, utilize uma fonte de 9V 1A mínimo, evite colocar de 12V mesmo que o modulo permita isso, porque senão o regulador esquenta muito, desta forma, eu creio que mesmo havendo uma variação de 1V por exemplo em algum momento, com a de 9V a tensão permanecera suficiente para compensar esta queda.

Deixo claro que é apenas teoria e intuição sobre o assunto, caso decida fazer isso certifique-se bem nas especificações do modulo se ele permite na entrada tensões de até 12V, se precisar ajuda para isso, envie o modelo que vamos tratar entre todos de procurar também a folha de dados.

Aproveito para dizer que o meu modulo esta sem nenhum problema a 5 dias depois das mudanças na proto etc. que relatei neste mesmo tópico, e sempre comprovo isso graficamente já que os dados estão sendo enviados para o site de IOT onde todos podem ver, funcionando adequadamente dia e noite.

https://thingspeak.com/channels/58260

Abs.

Continua estável e sem nenhuma queda, são mais de 100 horas.

https://thingspeak.com/channels/58260

Abs.

Muito bom !

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço