Fala galera, estou querendo utilizar módulo wifi esp8266-01 no meu projeto, entretanto não estou conseguindo. Peço ajuda de todos para sanar este problema.

Segui o tutorial do nosso amigo imhugo, fiz exatamente como foi feito.

http://labdegaragem.com/group/esp8266-na-garagem/forum/topics/tutor...

Só que quando coloco Serial2.begin(115200); Ele não me retorna exatamente nada apos o comando AT.

Se eu utilizar o comando Serial2.begin(9600); Ele me retorna "lixo" 

http://labdegaragem.com/group/esp8266-na-garagem/forum/topics/tutor...

Ele está gerando uma rede wi-fi

Exibições: 1757

Respostas a este tópico

Tem como vc tirar uma foto da sua montagem e postar?

Certifique-se que há 3.3v ou bem próximo disso na alimentação do esp8266

Segue a foto amigo.

meça com um multímetro 2 fios que vão até o ESP8266: o fio que entra no 3.3V do ESP8266 e o fio que entra no GND do ESP8266

Confirme se há 3.3V ali ou se tem menos tensão.

Outro aspecto que notei: vc está ligando o CH-PD e o RST direto no 3.3V? Tente usar um resistor ao invés de ligar direto

E aqueles resistores pra fazer a divisão de tensão, vc usou resistores de quantos ohms? QUero saber qual é qual, isto é, aquele que recebe sinal do TX do arduino tem quantos ohms e aquele que envia pro GND tem quantos ohms?

ENTRE PINO VCC DO ESP8266 E GND = 3,26 V

Estava ligando o CH_PD e o RST direto na saída do divisor de tensão, agora liguei com um resistor porém nao mudou nada.

Os resistores que usei foi de 10k e 20k, o primeiro é de 10k e o segundo de 20k.

O que recebe sinal do TX do arduino de 10k e o que envia o GND 20K

OK até agora...

Fiquei na dúvida se vc configurou certo a IDE do arduino, ali na serial monitor. Ao usar esse sketch abaixo:

void setup()
{
      Serial2.begin(115200);
      Serial.begin(9600);
}


void loop()
{
     while (Serial2.available()) { Serial.write(Serial2.read()); }
     while (Serial.available()) { Serial2.write(Serial.read()); }
}

Vc deve se assegurar que o serial monitor da IDE do arduino deverá estar em 9600 bauds ok? Não pode manter o serial monitor do arduino a 115200, e sim 9600. Os 115200 bauds é só na programação do sketch

Digitei o comando " AT " ele me respondeu  " AT " também.

Digite outros comandos.

AT+GMR

Você resetou desligando e ligando a fonte alguma vez com tudo conectado, tente dar um reset, desligue e volte a ligar a fonte e envia comandos AT.

Abs.

Oi Marcos,

Não ligue o RST, deixe ele flutuando, sem ligar.

Veja a imagem, você esta ligando assim? Você tem R de 2K e 1K para colocar nos de de 10K e 20 K ?

Esse lance dos resistores que compõem o divisor de tensão realmente fazem sentido Carlos. Aqui eu uso de 560 ohm e 1000 ohm

Quanto ao RST, eu uso ligado ao 3.3V via resistor e dá certo. 

ihmugo,

Sim, note uma coisa, a queda de tensão é o produto de T/R1+R2*R2

Simplificado: Se R1 1K e R2 2K teremos: 5/3K= 16mA *2K= 3,3V , Teremos a mesma tensão que se 10K e 20K, ou 100K e 200K mas a corrente diminuirá proporcionalmente, por isso recomendo baixar as R, para que exista tensão, mas uma corrente aceitável também para alimentar o circuito TX RX.

Quanto ao RST se ele esta ligado com uma R é melhor, eu tenho assim também, porque desta forma sempre esta HIGH e se apenas tocar com GND na junção R e RST pode dar um reset mais confiável que estando ele flutuando, eu recomendei o Marcos deixar flutuando apenas pelo motivo de que como esta com os problemas iniciais faça as coisas da maneira mais simples, já que as vezes um fio mal ligado, ou esquecer de dar um reset desligando e ligando a fonte podem fazer a diferença.

Vamos esperar que o Marcos saia desta etapa pela qual todos passamos,  para poder desfrutar um pouco da parte boa que vem depois.

Abs.

Eu estou hiper mega feliz, muito obrigado ihmugo e  Carlos Kwiek pela ajuda e atenção de vocês, o problema como o Carlos disse era os valores dos resistores. Eu tive que usar 3 de 1k pois não tinha de 2k então coloquei os 3 em serie e fiz o divisor desta forma. Entretanto deixando o RST flutuando não obtive nenhuma resposta do módulo, tive que alimentar o RST com 3.3V. Valeu demais pessoal, um abraço forte.

amigo, quando a gente se propõe a ajudar e o resultado não aparece, é tão frustrante pra quem precisa da ajuda quanto pra quem está ajudando. Por outro lado, quando nossa contribuição surte resultados positivos, quem tenta te ajudar sente também essa mesma felicidade.

Mas enfim, que ótimo que conseguiu. Agora vc já pode se considerar um iniciado no assunto ESP8266. Essa iniciação é bem dura às vezes, eu fiquei quase 1 semana pra obter uma simples resposta ao comando AT. 

Agora é se dedicar aos estudos e ir fazendo experiências pra aprender melhor sobre o módulo. O potencial dele é grande, mas tem alguns aspectos muito vulneráveis ainda que precisam ser contornados

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço