Boa Tarde Galera, eu gostaria de fazer uma tomada inteligente que ira desligar quando perceber que os equipamentos se encontrem em standby. Estou usando para medir corrente ACS712 30A, até agora tudo bem. Consigo saber a corrente quando eles estão ligados e em standby. A minha ideia é usar um sensor IR para gravar as informações quando o equipamento estiver ligado eu salvo a corrente usando o controle e quando estiver em standby eu salvo novamente, assim que o equipamento estiver em standby eu corto o sinal de energia através de um relé.Dessa forma ele ira saber quando se encontram em standby/ ligado. Gostaria de melhorar algumas funções nesse código, se alguém estiver disposto a discutir e dá dicas eu aceito.

Exibições: 2572

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Mto boa ideia. Em casa eu diminui bastante a conta desligando uns aparelhos que usava muito pouco da tomada. Hj desligo minha bancada da tomada sempre que não estou usando.

Segundo estudos coisa de metade do consumo de um aparelho acontece no standby. Isso pq ele fica por ex 4h funcionando e mais 20h em standby. Estou quase pra por na sala (onde tenho outra concentração de aparelhos) um interruptor tipo chave geral. Afinal só usamos as vezes das 18:30 as 21:00 ou coisa assim. Todo o resto do tempo fica em standby...

Sua ideia é mto boa, daria um excelente produto. Ele poderia ter duas  teclas:

- "Aprender consumo" onde aprende o consumo em standby. Isso com uma margem de erro de uns 20% seria o standby.

- "Aprender Ligar" onde aprenderia a tecla usada para ligar os aparelhos principais (pode ter por ex uma TV e um "som"). 

O inconveniente é que quando vc pressionar o ligar pela primeira vez o aparelho não liga, só bate o rele do economizador. Será preciso pressionar 2x. Mas isso é o de menos.

Eu compraria !

Oi MAFSj, boa noite.

O que você acha de ao inés de colocar um sistema de IR, simplesmente colocar um pequeno potenciômetro 

para ajustar a corrente de stand-by?

Rui

amigo Rui . como assim de exemplo melhor ...

CARA MUITO BOM ESTE PROJETO, VC JA TESTOU ? PASSE PARA MIN MAIS DETALHES E MATERIAL NECESSARIO

O Standby de equipamentos antigos era expressivo.

E dos equipamentos modernos ? 

Você já pesquisou isso ? 

A minha visão é que sistemas de standby  devam ser mais eficientes e com baixíssimo consumo. 

Especificações da minha TV LG :

Consumo de energia  Ligado = 120 W   / Standby < 1 W 

Vamos calcular essa simulação: 

- Se assisto a TV durante 6 horas por dia - 120 W x 6 = 720 W

- Sobram 18 horas de standby = 18 x 1 = 18 W 

Durante 30 dias :

- Consumo ligado = 720 x 30 = 21600 W

- Consumo Stanby = 18 x 30 = 540 W 

Standby =  540 x 100 / 21600  = 2,5 % do consumo total  - Será que isso é expressivo ? 

Oi JG, boa noite.

Acho que você leu meus pensamentes.

Estava agora numa reunião de condomínio, e tava chata, então eu comecei a divagar, e lembrei deste projeto.

Fiquei pensando a mesma coisa.

Só matutei o seguinte:

E se a energia de stand-by for pequena, e a energia da tomada inteligente for maior ou igual a ela.

A vantagem foi por água abaixo.

Rui

 

Legal pessoal, 

eu tenho outra dúvida tb, sempre ouvi dizer que cada vez que eletrônicos são energizados há um maior desgaste comparado ao uso normal.

Por exemplo, acender várias vezes a lâmpada ela queima antes.

Uma vez, fui viajar e desliguei o roteador de casa, quando religuei na volta ele não funcionou mais, me falaram que era por isso....

Isso seria prejudicial aos eletronicos?

 

(de qualquer maneira, Marcos, mesmo se não valesse a pena financeiramente , vale pela experiência! Não desista. a ideia é muito legal) Não sou especialista, mas acho que isso seria importante para coisas com transformador, já que eles consomem energia mesmo sem carga.

 

 

Fiz um teste pratico e realmente o Stand-by dos equipamentos novos e muito eficiente. O consumo de um Home antigo que tenho foi de 8W em Standby e do decoder da TV foi de 6W, já o da TV LED com menos de 1 ano da compra  foi de inferior a 1W.

Comprei uma tomada controlada por IR que energiza o Home e o decoder quando acionada. Quando preciso desligar o Home e o decoder, simplesmente desligo a tomara pelo controle da TV. Com equipamentos novos e eficientes esse procedimento vai se torna desnecessário, só que no momento não pretendo trocar o home e o decoder por conta disso.

Lembrando que a tomada IR consome menos de 1W.

Concordo com vocês existem alguns equipamentos que o consumo em standby é muito pouco, mas a minha ideia não é somente para isso também, pretendo realizar uma comunicação com esp8266 com uma página web, na qual o usuário ira comandar remotamente. Vejamos se um dia você esquecer o aparelho da Net ligado em casa e esteja na rua, você tem a praticidade de entrar na sua página web e desliga-lo. Ou seja você além de poder economizar um dinheiro, você tem o controle dos equipamentos na sua mão. Mas estou gostando da participação de todos. Abraços meu povo!

Uma pergunta:

Se o a TI (tomada inteligente) desliga o equipamento qdo ele está em Stand-by, com 

será possível liga-lo, se ele depende do stand-by para ligar?

Rui

Residi muitos anos na Argentina, 20 para ser mais exato, tal assim que formei lá, tenho amigos e parentes que residem e continuam vivendo no país.

Veja um projeto que estamos desenvolvendo com um amigo, o video esta em espanhol mas creio se entende, proximamente lançaremos comercialmente.

https://www.youtube.com/watch?v=QdHkX3pci_0

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço